September 2023 Helpful Content Update: fique por dentro das principais mudanças do Google
O September 2023 Helpful Content Update foi anunciado oficialmente no dia 14 de setembro. A atualização foi finalizada no dia 28 do mesmo mês e já está sendo utilizada no algoritmo do buscador.
O Google realizou uma nova atualização em seu Sistema de Conteúdo útil, trazendo à tona novas diretrizes para o algoritmo em busca de uma melhor experiência aos seus usuários. A novidade foi implementada em setembro e já faz parte da realidade do SEO.
Diferente da August 2023 Core Update, essa mudança aconteceu no Helpful Content. Isso significa que o algoritmo responsável pelas páginas de conteúdo foi alterado.
A mudança tem um impacto significativo nos sites, uma vez que o Google busca cada vez mais oferecer uma experiência positiva aos usuários do buscador. Para isso, o Sistema de Conteúdo Útil passa por atualizações constantes.
Quer saber o que mudou com a September 2023 Helpful Content Update e como isso afeta o seu domínio? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.
O que é Helpful Content Update?
O Helpful Content System, ou Sistema de Conteúdo Útil, é o algoritmo do Google responsável por recompensar páginas de conteúdo que oferecem materiais de qualidade aos usuários.
Esse sistema foi lançado oficialmente em dezembro de 2022 e desde então ganhou novas atualizações, conhecidas como Helpful Content Update.
As mudanças têm como principal objetivo melhorar o algoritmo, para seguir novas tecnologias e boas práticas de produção de conteúdo. Com isso, o buscador se certifica da qualidade e originalidade dos conteúdos disponibilizados em sua SERP.
De forma prática, o algoritmo realiza uma varredura na página de resultados de pesquisa e envia alguns sinais para que o Googlebot possa encontrar páginas que não possuem valor ao usuário.
Após essa primeira inspeção, se for identificado conteúdos de baixa qualidade ou plagiados, ela perde desempenho.
Além disso, o mecanismo preza pela produção de conteúdos pensados para pessoas e não apenas para ranqueamento. Isso porque, pode acontecer de sites criarem spam ou materiais de pouco valor apenas para ganhar tráfego e não pensando em seus usuários de fato.
Em casos como esse, as páginas que foram tagueadas como não úteis aos usuários deixam de performar bem no buscador e perdem seu posicionamento na SERP.
Dessa forma, o Google se certifica de que entre as primeiras colocações estão domínios que realmente ajudam o usuário.
Como o Helpful Content Update afeta os sites
Durante o período de atualização é comum notar uma oscilação no tráfego orgânico do site. No entanto, se houve uma queda muito grande no número de visitantes, é preciso analisar com mais cuidado o que foi afetado.
Isso acontece porque, em meio a atualização, o Googlebot pode ter recebido novas diretrizes sobre o conteúdo e o seu site pode ter sido apontado como um domínio que não tem produzido conteúdos para os usuários.
Para evitar esse tipo de problema e não perder posicionamento, a dica é simples: produza conteúdo de valor para a pessoa que visita seu domínio. Isso significa seguir o guia de criação de conteúdo disponibilizado pelo próprio Google.
É fundamental que os sites que notaram uma queda no tráfego analisem seus conteúdos para garantir a qualidade deles. Portanto, faça o monitoramento constante de suas páginas.
Atualização de Setembro de 2023
Agora que você já sabe o que é o Helpful Content Update e como ele afeta os sites, chegou a hora de conhecer sua mais nova atualização e o que, na prática, é preciso se atentar na hora de produzir conteúdo. Confira:
Uso das IAs
Desde de que o Sistema de Conteúdo Útil foi lançado, o Google passou a dar destaque a conteúdos escritos por pessoas e para pessoas. Essa afirmação passou a fazer parte do dia a dia do SEO.
Porém, com a popularização da Inteligência Artificial, diversos redatores passaram a se questionar sobre o posicionamento do buscador quanto a conteúdos escritos por automação.
Na atualização de setembro, o buscador adicionou um parágrafo em sua documentação do Helpful Content onde afirmou mais uma vez que os conteúdos devem ser criados para as pessoas.
Isso significa que, os sites devem continuar seguindo os critérios de qualidade na produção de conteúdo e não focar apenas em posicionar suas páginas a todo custo. Mas que automações podem sim ser utilizadas.
Revisão especializada
Dando seguimento ao tópico anterior, outra mudança que chamou atenção nesse update foi a respeito da revisão. Como vimos antes, tudo bem utilizar automação e redatores não especializados no assunto abordado.
No entanto, o que deve ser colocado em prática é a revisão especializada nos assuntos abordados nos conteúdos. Dessa forma, a veracidade das informações é confirmada antes de ser publicada.
Conteúdos de terceiros
A prática de troca de guest posts é algo comum no SEO e agora esses conteúdos, que geralmente ficam em uma página específica de convidados, farão parte da varredura do Googlebot.
Portanto, os conteúdos de terceiros também devem passar por uma revisão especializada e um controle de qualidade ainda maior para evitar possíveis perdas de desempenho no site todo.
Fique de olho nas atualizações
A mais nova atualização no Sistema de Conteúdo Útil do Google, a September 2023 Helpful Content Update, começou a rodar no dia 14 de setembro e foi finalizada no dia 28 do mesmo mês. A novidade contou com algumas mudanças significativas no algoritmo do buscador.
Entre as principais mudanças, estão a necessidade de uma revisão especializada, controle de qualidade maior em conteúdos de terceiros e a liberação do uso de redatores não especializados.
Vale lembrar que, o Sistema de Conteúdo Útil é a forma do Google assegurar que seus usuários tenham acesso a conteúdos originais e de qualidade. Portanto, é fundamental ficar de olho em suas mudanças.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações