Long Tail: conheça as palavras de cauda longa e saiba como aplicá-las na sua estratégia
Long Tail, ou cauda longa, são variações de palavras-chave que utilizam mais termos para pesquisas específicas, direcionadas, segmentadas ou regionalizadas. Entenda para que servem e como usar em estratégias de SEO.
Quem trabalha com SEO e estratégias de marketing de conteúdo entende a importância da escolha das palavras-chave para alcançar o topo da SERP do Google e dos principais buscadores.
As keywords podem ser classificadas como head tails, cauda curta, e long tails, cauda longa. Esses tipos trabalham com diferentes níveis de especificidade de pesquisa e servem diferentes objetivos de posicionamento em determinado segmento de mercado.
Isso porque, as palavras de cauda longa funcionam como variações de pesquisas mais genéricas. Normalmente, são formadas por três termos ou mais e tornam as buscas mais segmentadas, direcionadas ou regionalizadas.
Neste artigo, explicaremos melhor o que é long tail, para que servem e como pode ser usadas nas estratégias de Marketing Digital.
O que são palavras-chave?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos entender com mais detalhes o que é uma palavra-chave.
Imagine que você precise pesquisar qualquer coisa na internet. As palavras utilizadas para pesquisar determinado assunto contam com o uso de um termo que faz o Google entender exatamente o que você está procurando.
Ou seja, usamos as palavras-chave para posicionar os conteúdos na web e mostrar aos buscadores que temos a resposta direta à pergunta do usuário.
O estudo de palavras serve para entender os hábitos dos visitantes e prever suas necessidades ou futuras buscas.
Além disso, sabendo quais os termos mais procurados, fica mais fácil jogar conforme as regras dos buscadores para ser encontrado.
Long Tail e Head Tail: quais são as diferenças?
Dito isso, podemos trabalhar com as duas categorias de palavras-chave existentes. Elas se dividem nos interesses mais gerais ou específicos de determinado nicho de mercado.
As head tails são termos mais genéricos e, consequentemente, disputam mais o posicionamento no Google.
Para as estratégias de SEO, é mais difícil competir usando essas expressões, pois geralmente, elas estão atreladas a marcas muito fortes do seu próprio segmento.
Em meados de 2004, o termo long tail se popularizou por uma publicação da revista Wired. O autor, Chris Anderson, explorava métricas de comportamento dos consumidores em sites de vendas e locação de livros, DVD’s e CD’s, como Amazon e Netflix.
Aplicando a regra do 80-20 da “curva de pareto”, do economista italiano Vilfredo Pareto, o artigo analisava a demanda dos produtos dentro do catálogo destes sites.
A conclusão foi que de uma lista de 100 produtos, 20 deles seriam mais desejados pelo público geral.
Os outros 80 produtos seriam dedicados para determinadas pessoas, portanto, para um público mais nichado. Ou seja, a pesquisa por esses produtos exigiria termos mais específicos, ou como chamamos hoje em dia, por uma long tail.
Para marcas que não são consagradas no mercado ao ponto de serem referência no primeiro lugar das pesquisas, as long tails fazem um ótimo trabalho, já que competem com com um volume reduzido de empresas daquele segmento.
Dessa forma, os benefícios do uso de uma long tail incluem:
- Responder o usuário de forma direta;
- Alcançar as primeiras posições nos principais buscadores;
- Economizar dinheiro em marketing pago;
- Utilizar as estratégias de SEO para aumentar o tráfego orgânico.
Como utilizar a Long Tail na sua estratégia?
Como mencionamos anteriormente, é importante manter um estudo de palavras-chave para saber quais funcionam melhor com o seu negócio.
Primeiro, você deve definir uma head tail que representa a sua marca. Depois, basta explorar com atenção quais são as ideias mais pesquisadas dentro desse termo.
Foque em palavras que fortaleçam a head tail inicial. Lembre-se que as long tails trabalham com especificidade.
Considere as diferentes semânticas de um termo, afinal, existem diversas maneiras de expressar a mesma ideia. Variações em uma mesma long tail são consideradas e compreendidas pelo algoritmo.
Pequenas alterações expandem as possibilidades de serem reconhecidas pelos buscadores e associadas ao seu negócio. A ideia é extrair todo o potencial de um termo e seus similares para atender mais usuários e, consequentemente, atingir melhores resultados.
Ferramentas para criar palavras de cauda longa
Agora você já entendeu qual a diferença de cada categoria e como funcionam as long tails, mas caso esteja se perguntando por onde começar, separamos algumas ferramentas que podem ser úteis no processo de criação.
- Keyword Planner: basta se cadastrar no Google AdWords e pular a etapa de criar anúncios pagos, indo direto para o planejador de palavras-chave. Nele, é possível pesquisar um termo e verificar o volume de busca e a concorrência de maneira gratuita.
- Keyword Tool: com uma head tail definida, essa ferramenta é perfeita para conhecer as possíveis variações que a transformarão em uma long tail viável para o seu segmento. A ferramenta também é gratuita.
- SemRush: ao contrário das anteriores, essa ferramenta é paga e leva a pesquisa de palavras-chave de forma mais profissional. Nela, é possível checar o volume de buscas mensal e ter acesso a diversas variações de termos de pesquisa, entre muitas outras funções.
- Übersuggest: criada por Neil Patel, nessa ferramenta você não pode usar o filtro do buscador, porém, basta colocar a URL do site e gerar uma análise que sugere ideias de otimização para o seu domínio.
Com o uso correto de uma long tail, você pode otimizar um conteúdo para as buscas em formato de pergunta.
Deixe claro para o buscador que você tem a resposta para uma dúvida muito pesquisada. Adapte o texto para pequenos tópicos explicativos, por exemplo.
Fornecendo mais informações sobre o tema, como dados, imagens e conteúdos extras, você aumenta as chances do seu conteúdo virar um snippet. Isto é, a considerada “posição zero” do Google.
Aumente suas chances de posicionamento
Agora que você conhece um pouco mais sobre as long tails, chegou a hora de trabalhá-las no seu negócio. Que tal pôr as mãos na massa e começar selecionando os termos mais relevantes para o seu segmento?
Não se esqueça de que uma boa estratégia de SEO é feita por head tails e long tails. As duas categorias são muito importantes dentro do que cada uma se propõe, por isso, devem ser utilizadas em diferentes contextos.
Você pode ainda, conferir nosso conteúdo épico de Inbound Marketing e descobrir como utilizar as palavras-chave para que elas cumpram seu objetivo dentro dessa estratégia.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de ler nossos artigos já disponíveis aqui no blog e continue acompanhando a Ideal Marketing para não perder nada sobre marketing digital.
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações