O que é comportamento organizacional, quais os tipos e dicas de como avaliar
Comportamento organizacional é o estudo de como indivíduos agem dentro da estrutura de uma empresa ou organização. Confira o confira o conteúdo e aprenda mais sobre esse conceito e sua importância.
A postura e a conduta dos colaboradores afetam diretamente o bom funcionamento de uma empresa. Seja no individual ou coletivo, a forma com que as pessoas lidam com suas atividades dita seu sucesso ao atingir seus objetivos.
Portanto, gestores e líderes têm papel importantíssimo no desenvolvimento de seus times e da organização como um todo. Isso significa que é fundamental estabelecer formas de incentivar e motivar os funcionários para que tenham experiências proveitosas.
É nesse cenário que o comportamento organizacional se faz presente, buscando estudar, entender e analisar a conduta empresarial para aumento de motivação e produtividade.
Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre o comportamento organizacional e como abordar esse conceito de forma eficiente no dia a dia da sua empresa.
O que é comportamento organizacional?
Comportamento organizacional é uma análise da postura e conduta dos profissionais e equipes de uma organização. Por meio desse estudo é possível identificar os gargalos e oportunidades no ambiente de trabalho.
Esse diagnóstico tem como objetivo o entendimento das necessidades dos colaboradores, individual e coletivamente, para que a empresa seja capaz de atingir seus objetivos com eficiência.
De forma prática, podemos definir o comportamento organizacional como o estudo sistemático das atitudes que influenciam diretamente o sucesso de um negócio e o compromisso que a organização tem com seus funcionários.
Qual a importância do comportamento organizacional?
Compreender o comportamento organizacional ajuda a melhorar processos internos da empresa e aperfeiçoar a dinâmica e produtividade das equipes.
Isso porque, com uma visão sistemática da experiência na organização, os gestores se tornam capazes de identificar pontos de melhoria e encontrar recursos mais eficientes para o trabalho.
Além disso, a motivação dos colaboradores também se beneficia com esse estudo, uma vez que com a análise empresarial é possível oferecer aos funcionários os recursos, ferramentas e oportunidades que eles precisam para entregar um trabalho bem feito.
Afinal, não existe forma melhor de motivar e engajar as equipes do que atender suas urgências e oferecer um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Outros benefícios da análise de comportamento organizacional incluem:
- Melhoria na organização da empresa;
- Aumento de produtividade;
- Torna o gestor mais bem preparado;
- Facilita a comunicação.
Níveis do comportamento organizacional
Agora que já entendemos o que é comportamento organizacional, é hora de uma visão micro de como esse estudo funciona em seus dois níveis. Confira:
Individual
O nível individual é o responsável por compreender os objetivos, motivações, necessidades e expectativas de cada profissional que compõe o quadro de funcionários da empresa.
Por meio dessa visão, a empresa se torna capaz de entender como cada colaborador realiza suas atividades e o que pode ser aperfeiçoado em seus processos para que atinjam seus objetivos com maior eficiência.
Além disso, com essa análise a organização pode traçar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para manter o profissional motivado a respeito de sua carreira.
Coletivo
No nível coletivo, a proposta é analisar a conduta das equipes para identificar como funciona a dinâmica entre os colaboradores. Para isso, é verificado a interação dos funcionários e como as ações dos times estão impactando o funcionamento da empresa.
O objetivo é encontrar conexão que façam sentido para os envolvidos e aumentar o potencial de cada grupo por meio de abordagens que aumentam a produtividade no ambiente de trabalho.
Tipos de comportamento organizacional
O comportamento organizacional possui alguns direcionamentos para otimizar a análise e facilitar a identificação de pontos de melhoria, possibilitando um direcionamento mais eficiente de suas aplicações. Confira:
Ético
Baseado nas regras e normas da organização, o direcionamento ético tem como objetivo preservar e desenvolver os valores da empresa nas ações realizadas por cada profissional e equipe.
Aqui, a missão, visão e valores são seguidos para assegurar o sucesso do empreendimento com honestidade, transparência e respeito por todos os envolvidos.
Responsabilidade
Preocupada em assegurar que as demandas sejam atendidas com máxima eficiência e assertividade, esse direcionamento envolve a relação dos colaboradores com prazos e a entrega de resultados.
Para isso, é claro, a empresa deve oferecer boas condições de trabalho, recursos, ferramentas funcionais e um canal aberto para que as necessidades dos colaboradores sejam prontamente atendidas.
Controle gerencial
O controle gerencial diz respeito à organização de um projeto ou da empresa em geral. Aqui, os gestores devem encontrar formas de conduzir seus liderados com eficiência para o sucesso geral.
Aspectos como confiança, lealdade e determinação na busca por resultados ditam o tom dessa abordagem.
Competitividade
Incentivar a competitividade, saudável, entre os colaboradores também é um meio de fazer com que eles conquistem um desempenho melhor e mais resultados.
No entanto, é preciso agir com cuidado para evitar um ambiente tóxico e uma relação negativa entre membros de um equipe.
Autocrático
Nem todos os direcionamentos são positivos e contribuem com uma experiência positiva para os colaboradores. Esse é o caso dessa abordagem, uma vez que nela a gestão detém um controle sob seus liderados e não permite que eles contribuam.
É necessário que a organização fique de olho nessa conduta, demarcando claramente quem está no comando sem esquecer os demais indivíduos que fazem parte de seus times.
Perseguição
Assim como o anterior, o comportamento organizacional com foco em perseguição não é algo que as empresas devam almejar para seu quadro de colaboradores.
Essa abordagem visa a identificação de gestões tóxicas para o ambiente corporativo, ou seja, aqueles que tenham condutas agressivas com seus subordinados.
Dicas para avaliar o comportamento organizacional do seu negócio
Os meios mais comuns que uma organização pode utilizar para analisar o comportamento organizacional são entrevistas com os colaboradores, questionários, dinâmicas em grupo e avaliações esporádicas.
Para que essa análise seja efetiva, antes de aplicar qualquer uma dessas abordagens, é essencial que a empresa cultive uma cultura de comunicação transparente com seus colaboradores.
Com isso, os funcionários se sentem seguros para compartilhar suas necessidades, objetivos e dificuldades.
Além desse diálogo, a empresa deve estabelecer critérios de avaliação para compreender as informações coletadas com maior assertividade, alguns aspectos importantes para se considerar são:
- Indicadores de desempenho;
- Nível de proatividade;
- Envolvimento com outros projetos;
- Nível de comprometimento;
- Organização;
- Comprometimento com os resultados;
- Relacionamento interpessoal;
- Índice de rotatividade.
Entenda os colaboradores e conquiste objetivo
O comportamento organizacional é um estudo a respeito da conduta dos colaboradores de uma organização, assim como, da experiência que essa empresa oferece a seu público interno.
Seu principal objetivo é encontrar espaço para crescimento e desenvolvimento dos funcionários, de forma individual e coletiva, para que a empresa atinja seus objetivos. Isso porque, a conduta do quadro de funcionários possui uma influência direta no sucesso.
Para isso, é necessário construir uma relação transparente entre gestores e liderados, além de oferecer os recursos necessários para o bom desempenho de todas as equipes.
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