Metodologia Lean: o que é e como evitar desperdício de recursos
Metodologia Lean é uma filosofia de empresa que busca otimizar os processos de produção, atingir melhores resultados e agregar valor ao cliente final. Surgida no século passado, ela se mantém firme no mercado e te mostra o porquê você não pode ficar de fora.
Estamos vivendo uma época de rápidas mudanças e novas tendências no marketing digital. Em 2020, o uso de metodologias ágeis nas empresas do país sofreu um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
Ainda que não seja exatamente novidade, o assunto é muito pouco discutido. A Metodologia Lean é uma das principais formas para otimizar os processos, reduzir gastos e crescer de maneira significativa.
Por isso, preparamos este conteúdo para te contar um pouco mais sobre como essa técnica funciona e como é possível implementá-la na sua empresa e colher os resultados. Acompanhe o artigo abaixo ou navegue pelos tópicos a seguir:
O que é Metodologia Lean
Com base na fábrica da Toyota, no fim do século passado, a Metodologia Lean, também chamada de método enxuto, em português, tem como objetivo agilizar os processos da sua empresa evitando o desperdício de recursos. Mas, como assim?
Seja na área de gestão, em operações ou na parte administrativa, a Metodologia Lean trabalha somente com o que é estritamente necessário, a fim de eliminar excessos e resolver problemas de forma simples e eficiente.
Trata-se de um processo contínuo que corta desperdícios e agrega valor à empresa e serve melhor os clientes. A ideia é repensar os processos e definir prioridades, a fim de entregar somente o melhor para o consumidor, com menos gastos, claro.
Apesar de não ser um conceito atual, o princípio dessa técnica repercute até os dias de hoje e continuam trazendo resultados para empresas de todos os portes.
Princípios da Metodologia Lean
Para aplicar a Metodologia Lean no seu negócio, primeiro é preciso entender os cinco pilares que sustentam essa ideia. Além disso, os “lean thinking”, como são chamados, servem para auxiliar a aplicação do método para qualquer setor de uma empresa.
São eles:
- Valor: identificar o que é considerado valor para o cliente e desenvolvê-lo;
- Fluxo de valor: mapear desde a matéria-prima até o produto final e registrar as etapas que agregam valor ao produto, eliminando as que não
- agregam;
- Fluxo contínuo: filtrar somente o necessário e tirar etapas ineficientes
- Produção puxada: basear a produção no índice de demandas reais, evitando estoques parados;
- Perfeição: buscar uma melhoria contínua e trabalhar em equipe para identificar e eliminar desperdícios.
Para alcançar os resultados, é preciso entender que cada atuação depende do seu objetivo e de saber trabalhar outras metodologias ágeis para o aprimoramento do seu negócio. Assim, fica mais fácil atingir os objetivos com mais qualidade e em menor tempo.
Benefícios da metodologia Lean
Como mencionamos anteriormente, a metodologia lean tem muito a agregar para empresas de todos os tamanhos. Nas grandes indústrias, o método é mais difundido e consequentemente, mais eficiente.
Se você deseja aumentar sua produtividade e seus resultados, assim como deseja diminuir os custos, mas ainda está na dúvida se a metodologia lean é ideal para sua empresa, dê uma olhada nos principais benefícios a seguir:
- Redução de desperdícios em todas as etapas;
- Otimização dos processos;
- Aprimoramento da qualidade dos produtos;
- Melhor aproveitamento dos recursos;
- Aumento da produtividade e do desempenho dos colaboradores;
- Simplificação das etapas de produção.
Como implementar a metodologia Lean
Com os benefícios apresentados, chegou a hora de planejar como implementar a metodologia lean na sua empresa.
Mas, antes, precisamos avisar que não é algo que pode ser aplicado da noite para o dia. Na verdade, tudo depende de um planejamento bem detalhado, esforço de todos os envolvidos e da reação e receptividade dos colaboradores.
Para isso, vamos te ajudar a mapear todos os processos com as seguintes informações:
Saiba o que o cliente busca
O primeiro passo é analisar com calma o que é realmente importante para o seu cliente. Ou seja, o que o faz consumir com você? Pense nos produtos e serviços que ele valoriza e foque os esforços para atendê-lo.
Defina o fluxo de valor
Identifique todas as etapas do processo de produção e analise o que acontece em cada uma delas. Defina quais são essenciais e quais podem ser cortadas ou evitadas, como retrabalhos desnecessários.
Evite desperdícios
Pense em maneiras de otimizar e agilizar os processos que agregam valor para o cliente. Reduza estoques, tempos de espera e evite falta de comunicação. Aprimore a atividade inicializada na dica anterior.
Tenha um fluxo contínuo
Crie um processo fluido eliminando obstáculos do processo produtivo. Busque sincronizar os trabalhos e mantenha um ritmo constante de produção.
Busque a melhoria constantemente
A implementação da metodologia lean pode ser uma mudança nos princípios da empresa, por isso, é normal que não seja tão bem recebida no começo. Por isso, incentive os colaboradores a participarem identificando problemas e oferecendo soluções.
Invista em um ambiente propício para a melhoria constante da equipe e aposte em ferramentas que podem facilitar o processo de adaptação.
Faça monitoramentos e ajustes
Por último, meça e acompanhe os resultados dos esforços. Acompanhe a evolução do projeto e saiba driblar futuros problemas. Estabeleça indicadores que podem te auxiliar.
Outro ponto importante é pesquisar sobre outras empresas e entender o que funciona ou não para cada uma delas, assim, você fica sabendo o que testar no seu negócio e como fazer ajustes caso necessário.
Vamos lá!
Desde que foi criada, a metodologia lean tem como objetivo trazer melhores resultados, eliminando pontos desnecessários e buscando agregar valor ao produto final, assim como ao cliente.
Não por menos, diversas empresas a utilizam há anos em seus processos. Por isso, é importante se manter por dentro das atualizações que os métodos sofrem com o passar do tempo. Lembre-se que o avanço tecnológico e a tradição, não são seus inimigos.
Entendendo isso, é possível melhorar os resultados e otimizar processos através de um caminho que beneficia tanto a empresa quanto o consumidor final.
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