Entenda o que é arquitetura de marca e conheça os benefícios
Por: Ideal Marketing
Publicado: 7 de setembro de 2023 | Atualizado: 11 de setembro de 2023.
A arquitetura de marca é um sistema de organização e alinhamento da imagem de uma empresa internamente e também na percepção de seus consumidores. Confira o conteúdo e conheça os inúmeros benefícios dessa prática.
Quando pensamos em grandes marcas como Coca-Cola, Disney e McDonald’s, o que nos vem em mente é um branding bem estruturado e alinhado entre seus vários canais de comunicação, sejam eles físicos ou digitais.
Os logos, slogans, publicações e até mesmo a experiência que passam ao consumidor são coesas e coerentes. Isso só é possível com uma comunicação eficiente dentro dessas empresas.
Mas e quando falamos de organizações formadas por diferentes empresas? É aqui que a arquitetura da marca entra, esse conceito tem como objetivo a organização e interação de marcas que fazem parte de um mesmo grupo.
Quer saber como? Confira o conceito e saiba mais sobre a arquitetura de marca e seus benefícios.
O que é arquitetura de marca?
A arquitetura de marca é um sistema de organização e alinhamento de produtos, serviços e até empresas para a construção de uma comunicação coesa, seja ela interna ou para o público consumidor.
Por meio desse método, é possível criar uma hierarquia das marcas que compõem uma organização, pensando sempre nos objetivos principais da “marca mãe”.
A Coca-Cola, por exemplo, não vende apenas refrigerantes de seu selo, em seu portfólio estão nomes como Fanta, Sprite, Eisenbahn, Água mineral Crystal e muito mais.
Tipos de arquitetura de marca
Dentro do conceito de arquitetura de marca, temos três abordagens diferentes que correspondem à hierarquia de empresas de um grupo e como suas imagens são trabalhadas. Confira:
Monolítico
Na abordagem monolítica, temos uma marca mãe que se sobrepõe às demais. Seus produtos, identidade visual, serviços e tudo que envolve as empresas secundárias seguem o padrão da empresa principal.
Um grande exemplo é a Samsung que mantém uma identidade forte com um posicionamento amplo, essa é a empresa que os consumidores buscam e estão mais conectados.
Endossada
A marca endossada consiste em uma marca corporativa que possui submarcas com suas próprias identidades, mas que se beneficiam com a associação à marca mãe.
O Google, por exemplo, é uma organização com grande reputação e credibilidade que possui outras linhas de serviços. Dessa forma, a empresa matriz liga seus consumidores a seus outros braços.
Independente
O terceiro tipo de arquitetura é a independente, ela é caracterizada por uma empresa matriz que não salta à mente do consumidor à primeira vista. Muitas vezes, o cliente não sabe que existe um grupo por trás da marca que consome.
Podemos utilizar como exemplo a Nestlé que possui diversas marcas conhecidas que fazem parte de seu leque de produtos.
Benefícios da Arquitetura de Marca
A arquitetura de marca não é algo exclusivo de grandes organizações, pequenos e médios empreendimentos também podem colocar em prática a organização e alinhamento de seus produtos ou serviços.
Os benefícios dessa prática incluem:
Segmenta as necessidades do consumidor
Uma empresa que possui um portfólio de produtos ou serviços extenso pode se beneficiar com a arquitetura de marca no momento de encontrar seu público-alvo.
Isso porque, quanto mais segmentado, melhor é o desenvolvimento da comunicação com o consumidor, uma vez que a marca entende exatamente com quem ela está falando.
Reduz custos
Quando uma organização organiza de forma clara suas submarcas, ela consegue observar em quais pontas existem mais oportunidades de crescimento e onde está a necessidade de maior investimento.
Com isso, a empresa se torna capaz de identificar o que precisa de atenção imediata e não desperdiça seus recursos, como tempo e dinheiro, em demandas menos urgentes.
Oferece novas possibilidades
Com uma arquitetura bem estruturada, a marca é capaz de identificar qual empresa em seu portfólio é capaz de comportar um novo produto ou serviço à medida que a empresa cresce.
Dessa forma, uma nova adição ao catálogo não é vista com estranheza, uma vez que a organização consegue encaixá-la com eficiência e naturalidade.
Influencia a percepção dos consumidores
A arquitetura de marca, quando bem feita, ajuda a construir confiança, lealdade e faz com que a empresa ganhe um espaço na mente dos consumidores.
Dessa forma, ao pensar na marca, o cliente logo reconhece seus elementos visuais, valores e serviços.
Facilita o processo de fusão
A arquitetura de marca pode tornar os processos de fusões, aquisições e parcerias mais natural ao olhar do consumidor. Isso porque, com uma transição suave, o público não sente estranheza.
Use a arquitetura de marca para potencializar seu negócio
A arquitetura e marca é um sistema de organização entre empresas que fazem parte de um mesmo grupo. Com ele, é possível alinhar a imagem de submarcas para que elas sigam os objetivos da organização como um todo.
Entre suas abordagens estão a endossada, independente e monolítica. Cada uma dessas com suas próprias características e estratégias perante o público consumidor.
Vale lembrar que grandes organizações como Nestlé, Apple e Samsung praticam a arquitetura de marca e mostram como o alinhamento é algo importante para o sucesso.
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