Entenda o que é arquitetura de marca e conheça os benefícios

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 7 de setembro de 2023 | Atualizado: 11 de setembro de 2023.

A arquitetura de marca é um sistema de organização e alinhamento da imagem de uma empresa internamente e também na percepção de seus consumidores. Confira o conteúdo e conheça os inúmeros benefícios dessa prática.

Quando pensamos em grandes marcas como Coca-Cola, Disney e McDonald’s, o que nos vem em mente é um branding bem estruturado e alinhado entre seus vários canais de comunicação, sejam eles físicos ou digitais. 

Os logos, slogans, publicações e até mesmo a experiência que passam ao consumidor são coesas e coerentes. Isso só é possível com uma comunicação eficiente dentro dessas empresas.

Mas e quando falamos de organizações formadas por diferentes empresas? É aqui que a arquitetura da marca entra, esse conceito tem como objetivo a organização e interação de marcas que fazem parte de um mesmo grupo. 

Quer saber como? Confira o conceito e saiba mais sobre a arquitetura de marca e seus benefícios.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Inbound Marketing para você atrair mais clientes e aumentar seu faturamento

O que é arquitetura de marca?

A arquitetura de marca é um sistema de organização e alinhamento de produtos, serviços e até empresas para a construção de uma comunicação coesa, seja ela interna ou para o público consumidor. 

Por meio desse método, é possível criar uma hierarquia das marcas que compõem uma organização, pensando sempre nos objetivos principais da “marca mãe”. 

A Coca-Cola, por exemplo, não vende apenas refrigerantes de seu selo, em seu portfólio estão nomes como Fanta, Sprite, Eisenbahn, Água mineral Crystal e muito mais.

Tipos de arquitetura de marca

Dentro do conceito de arquitetura de marca, temos três abordagens diferentes que correspondem à hierarquia de empresas de um grupo e como suas imagens são trabalhadas. Confira:

Monolítico

Na abordagem monolítica, temos uma marca mãe que se sobrepõe às demais. Seus produtos, identidade visual, serviços e tudo que envolve as empresas secundárias seguem o padrão da empresa principal. 

Um grande exemplo é a Samsung que mantém uma identidade forte com um posicionamento amplo, essa é a empresa que os consumidores buscam e estão mais conectados.

Endossada

A marca endossada consiste em uma marca corporativa que possui submarcas com suas próprias identidades, mas que se beneficiam com a associação à marca mãe.

O Google, por exemplo, é uma organização com grande reputação e credibilidade que possui outras linhas de serviços. Dessa forma, a empresa matriz liga seus consumidores a seus outros braços.

Independente

O terceiro tipo de arquitetura é a independente, ela é caracterizada por uma empresa matriz que não salta à mente do consumidor à primeira vista. Muitas vezes, o cliente não sabe que existe um grupo por trás da marca que consome. 

Podemos utilizar como exemplo a Nestlé que possui diversas marcas conhecidas que fazem parte de seu leque de produtos.

Benefícios da Arquitetura de Marca

A arquitetura de marca não é algo exclusivo de grandes organizações, pequenos e médios empreendimentos também podem colocar em prática a organização e alinhamento de seus produtos ou serviços. 

Os benefícios dessa prática incluem:

Segmenta as necessidades do consumidor

Uma empresa que possui um portfólio de produtos ou serviços extenso pode se beneficiar com a arquitetura de marca no momento de encontrar seu público-alvo.

Isso porque, quanto mais segmentado, melhor é o desenvolvimento da comunicação com o consumidor, uma vez que a marca entende exatamente com quem ela está falando.

Reduz custos

Quando uma organização organiza de forma clara suas submarcas, ela consegue observar em quais pontas existem mais oportunidades de crescimento e onde está a necessidade de maior investimento. 

Com isso, a empresa se torna capaz de identificar o que precisa de atenção imediata e não desperdiça seus recursos, como tempo e dinheiro, em demandas menos urgentes.

Oferece novas possibilidades

Com uma arquitetura bem estruturada, a marca é capaz de identificar qual empresa em seu portfólio é capaz de comportar um novo produto ou serviço à medida que a empresa cresce. 

Dessa forma, uma nova adição ao catálogo não é vista com estranheza, uma vez que a organização consegue encaixá-la com eficiência e naturalidade.

Influencia a percepção dos consumidores

A arquitetura de marca, quando bem feita, ajuda a construir confiança, lealdade e faz com que a empresa ganhe um espaço na mente dos consumidores. 

Dessa forma, ao pensar na marca, o cliente logo reconhece seus elementos visuais, valores e serviços.

Facilita o processo de fusão

A arquitetura de marca pode tornar os processos de fusões, aquisições e parcerias mais natural ao olhar do consumidor. Isso porque, com uma transição suave, o público não sente estranheza. 

Use a arquitetura de marca para potencializar seu negócio

A arquitetura e marca é um sistema de organização entre empresas que fazem parte de um mesmo grupo. Com ele, é possível alinhar a imagem de submarcas para que elas sigam os objetivos da organização como um todo.

Entre suas abordagens estão a endossada, independente e monolítica. Cada uma dessas com suas próprias características e estratégias perante o público consumidor. 

Vale lembrar que grandes organizações como Nestlé, Apple e Samsung praticam a arquitetura de marca e mostram como o alinhamento é algo importante para o sucesso.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas para te ajudar a produzir conteúdos mais assertivos

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações