Aprenda a usar Data Storytelling e conte histórias que engajam

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Publicado: 31 de agosto de 2023 | Atualizado: 1 de setembro de 2023.

Data Storytelling é a técnica que usa dados na criação de histórias que engajam e conectam com o público de forma mais efetiva. Aprenda como utilizar esse recurso para potencializar as ações da sua empresa.

Seja nos anúncios nas redes sociais ou nos canais orgânicos, a arte de contar histórias sempre fez parte do Marketing e da publicidade. Essas narrativas estão ao seu redor e elas foram criadas especialmente para você. 

O Data Storytelling é a técnica que utiliza dados para criar o enredo perfeito para que a empresa atinja seus objetivos. Por meio desse recurso, marcas passaram a desenvolver histórias que atraem, engajam, emocionam e, claro, vendem.

Apesar de passar algo complexo, essa abordagem é na verdade algo simples e que pode ser implementada por novos empreendedores que buscam cativar novos consumidores. 

Quer saber como? Saiba o que é Data Storytelling e comece já a conquistar pessoas por meio de histórias.

O que é Data Storytelling?

A ilustração possui uma maquina de escrever no centro, acima dela estão duas mães que seguram um lápis.

O Data Storytelling é uma técnica que utiliza dados para criar uma história. Ou seja, por meio de informações acerca do público, uma marca consegue produzir uma campanha mais eficiente com uma narrativa assertiva.

Essa abordagem não precisa estar atrelada a grandes comerciais e ações especiais. Isso porque, com o Data Storytelling, uma empresa se torna capaz de mostrar uma informação de uma forma mais criativa e engajadora. 

Um empreendimento que precisa realizar um treinamento com seus colaboradores, por exemplo, pode desenvolver uma apresentação com elementos gráficos para simplificar as informações. 

Por meio desse método, as pessoas que estão sendo treinadas conseguem absorver melhor o conteúdo, uma vez que elas tiveram acesso aos dados de uma forma que dialoga diretamente com seu processo de aprendizagem.

Por que investir em Data Storytelling?

Ainda pensando no exemplo do tópico anterior, podemos apontar o uso do Data Storytelling como um meio de passar informações de uma forma que o receptor entenda, absorva e tome uma ação.

Uma pessoa que está navegando por suas redes sociais, por exemplo, não quer ser bombardeada de dados complexos e linguagens técnicas. Para obter sucesso nesses espaços, é preciso uma abordagem acessível para mostrar ao usuário as soluções que ele procura.

Portanto, ao utilizar a técnica de Data Storytelling, uma marca oferece ao seu público informações claras, coisas e acessíveis, tudo isso de uma forma agradável.

Sendo assim, investir nessa técnica vai muito além de criar grandes histórias com personagens complexos e tramas de tirar o fôlego. Aqui, o objetivo é dar o que o usuário precisa do jeito adequado. 

Dicas para utilizar Data Storytelling com sucesso

A imagem possui um fundo amarelo. Nela estão dispostos vários cadernos fechados e apenas um aberto com um lápis no meio.

Agora que já entendemos o que é Data Storytelling e seu impacto quando utilizado, chegou a hora de aprender como colocá-lo em prática com assertividade. Confira:

Entenda o público

O pilar central do Data Storytelling é a utilização de dados sobre o público, portanto é fundamental que a marca tenha um entendimento profundo acerca de seus consumidores.

É por meio desse conhecimento que a empresa consegue identificar e definir aspectos como:

  • Tom de voz;
  • Linguagem;
  • Qual tipo de personagem usar;
  • Quais abordagens escolher;
  • Principais canais para veicular essa narrativa.

Sabendo desses detalhes, a mensagem chega ao receptor com muito mais assertividade, tornando a história acessível para ele e delineando um caminho mais direto do consumidor até a empresa.

Crie histórias claras

Quando falamos sobre Storytelling é comum pensarmos em grandes histórias cheias de reviravoltas, mas nem toda campanha de marketing demanda tamanha complexidade.

Toda boa história precisa apenas de um começo, meio e fim, é nessa estrutura que os elementos criativos devem ser inseridos. No entanto, essa inserção deve acontecer de forma que faça a história ser acessível para quem está vendo.

É aqui que o conhecimento sobre o público se faz tão importante, uma vez que ao saber em que canal uma campanha será veiculada se torna mais fácil definir o tempo que deve ter e a linguagem necessária, por exemplo. 

Venda uma ideia

O Data Storytelling tem como objetivo passar uma informação de uma forma engajadora, criativa e única. Ou seja, pegar algo monótono e transformá-lo em uma peça cativante e acessível.

Portanto, é necessário entender qual o objetivo da marca com essa ação, pode ser algo como: vender mais, educar o consumidor, criar algo viral e etc. A partir dessa compreensão a marca se torna capaz de vender a ideia com clareza.

Use elementos gráficos

Elementos gráficos ajudam na hora de criar histórias criativas e cativantes. Isso porque, com imagens, vídeos, infográficos e outros recursos, é mais fácil passar uma mensagem. 

Além disso, com o visual certo e uma boa narrativa, o conteúdo se torna compartilhável e os próprios usuários passam a divulgar a campanha para seu ciclo social.

Use o Data Storytelling para cativar e vender

O Data Storytelling é uma técnica que utiliza informações sobre os clientes para a criação de campanhas. Por meio dele, é possível passar mensagens de forma acessível e engajadora.

Para isso, é utilizado dados dos consumidores e público-alvo de uma empresa para o desenvolvimento de histórias especialmente para eles. 

Dessa forma, a marca conquista uma comunicação eficiente com seu cliente e pode trabalhar abordagens de vendas com maior facilidade.

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