O que é SEO para e-commerce e como otimizar a sua loja online para os principais buscadores
SEO para e-commerce é o conjunto de práticas que visam otimizar a sua loja virtual para posicionar entre os primeiros resultados do Google e outros buscadores. Entenda como isso pode fazer toda a diferença na sua taxa de conversão.
As práticas de SEO estão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing e vendas de empresas de todos os segmentos. Nas lojas virtuais, as primeiras posições do Google são determinantes para o sucesso comercial.
As técnicas foram mudando conforme a evolução dos buscadores digitais e se tornaram cada vez mais populares. Tornou-se fundamental entender e implementar as boas práticas de otimização de sites para impulsionar a busca orgânica por produtos e serviços.
Se você ainda não se sente seguro ou não sabe como implementar uma boa estratégia de SEO para E-commerce, preparamos este conteúdo para te ajudar.
Acompanhe o artigo a seguir e anote as dicas para vender mais e aumentar a reputação da sua empresa no ambiente digital.
O que é SEO para e-commerce?
A essa altura, você já deve saber como funcionam as práticas de SEO, certo? Pois bem, o SEO para e-commerce é o conjunto de técnicas de otimização para lojas virtuais. Ou seja, é o conjunto de métodos que têm como objetivo aumentar a visualização do seu site transacional.
Estamos falando de práticas que alimentam a busca orgânica, já que, apenas 10% dos cliques são resultados dos anúncios patrocinados. Ou seja, são essas boas práticas que permitem que seu e-commerce apareça entre os primeiros resultados na busca de um produto.
Dessa forma, o SEO para e-commerce é fundamental para aumentar a visibilidade orgânica, aumentar a autoridade e reputação da marca, elevar os índices de tráfego e o mais importante, gerar mais vendas.
Por que investir em SEO para e-commerce?
Talvez você ainda não saiba, mas as estratégias de SEO não se limitam a grandes empresas, mas são extremamente efetivas para pequenos negócios. Independentemente do tamanho, é importante saber como se destacar.
No caso de lojas online, o posicionamento do site nos buscadores influencia diretamente no nível de tráfego e, consequentemente, nos resultados das vendas, já que mais visitantes geram mais transações.
De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, realizada pela Octadesk e OpinionBox, cerca de 61% das pessoas que fazem compras online, pesquisam sobre a marca ou produto no Google antes de finalizar o processo.
É por isso que saber posicionar sua empresa e seu site é tão importante para o resultado final das vendas.
Sendo assim, podemos entender o SEO para e-commerce como um investimento que demanda esforço, mas que entrega tráfego qualificado e gratuito para o seu site. Além de impulsionar seu negócio à frente dos concorrentes e conquistar a confiança do seu público.
Dicas de SEO para e-commerce
Agora que você já entendeu como funciona o SEO para e-commerce, chegou a hora de traçar sua própria estratégia para alcançar a tão sonhada visibilidade orgânica. Porém, antes disso, é preciso entender como sua empresa funciona e estudar bem o seu nicho de mercado.
Isso é importante para identificar qual será sua zona de atuação. Entendendo seus limites, fica mais fácil descobrir quais são suas oportunidades internas e externas. Dito isso, vamos agora às dicas:
Estabeleça as palavras-chave
Tudo começa com uma boa pesquisa de palavras-chave. São elas que vão te dizer o quê o seu clientes está procurando. É por isso que existem dois tipos de palavras-chave: as head tail e as long tails.
De maneira geral, as head tails são termos mais curtos e genéricos que trazem uma grande quantidade de resultados. Já as long tails são termos mais específicos e costumam ser mais eficientes no ranqueamento de sites daquele determinado nicho.
Caso tenha dificuldade em realizar uma pesquisa desse tipo, o Keyword Planner do Google Adwords pode te ajudar com o levantamento dos termos apropriados.
Otimize os conteúdos
Certifique-se de que seus conteúdos estão otimizados no site. Crie títulos curtos e eficientes com o uso da palavra-chave para que apareça por inteiro nos resultados do Google.
Organize o conteúdo com heading tags. O título da página é o que chamamos de H1, já as divisões de temas e subdivisões dentro destas, são chamadas de H2 e H3. A hierarquia segue por todo o texto até o H6, mas quanto menor for o número, menor relevância ele representa.
A meta description e o title são itens muito importantes para o SEO, já que funcionam como uma amostra grátis do que o usuário vai encontrar no resto do conteúdo. Uma meta description mal feita pode expulsar um visitante que se depara com algo diferente do oferecido.
Essa curta interação mostra para o Google que aquela página não é tão relevante assim e a taxa de rejeição aumenta, jogando o seu conteúdo lá para baixo no ranking de posicionamento da página de resultados.
Na hora de escrever a meta description, seja claro e direto, mas não entregue tudo o que o seu conteúdo tem a oferecer. O ideal é que tenha até 160 caracteres, por isso, seja breve e instigante.
Escolha boas imagens
As imagens são uma parte importante quando falamos sobre e-commerce. Isso porque, elas influenciam muito a decisão de compra do usuário. Certifique-se de que as imagens escolhidas estão em boa qualidade e mostram diversos ângulos do produto oferecido.
No entanto, a otimização das imagens não se resume apenas a isso, já que é preciso preencher a tag alt com um texto descritivo para melhorar a acessibilidade e garantir que o usuário saiba o que está sendo mostrado ainda que não o veja.
Esse cuidado se estende para o nome do arquivo também. O nome precisa ter relação com o que está na foto. Além disso, esses detalhes otimizam sua imagem para que apareça nos resultados de pesquisa do Google Imagem.
Produza boas descrições para os produtos
Essa dica trabalha juntamente com a anterior. Uma boa descrição apresenta o produto com confiança e de forma clara.
Tenha o cuidado de escrever descrições personalizadas e evite textos padrões que não diferenciam sua loja dos outros portais que vendem o mesmo produto.
A taxa de conversão tende a aumentar quando o cliente possui disponível todas as informações e imagens necessárias para se sentir seguro ao finalizar a compra. Lembre-se de utilizar a palavra-chave nas descrições também.
Faça linkagens
O uso de linkagem interna gera relevância nas páginas que possuem o recurso de fácil acesso às outras abas do site.
O processo de construção de rede de links no SEO é conhecido como link building. Isso pode ser feito em textos, imagens, CTA´s ou em produtos relacionados.
O Google entende que esses links úteis apresentam mais relevância para o seu site, além de ser uma forma de mostrar ao visitante que existe muito conteúdo disponível para ser explorado.
Além disso, as linkagens internas garantem que seu usuário passe mais tempo navegando no seu site, ou seja, quanto mais tempo dedicado àquele conteúdo, mais chance de conversão.
Só não exagere nos links. Faça linkagens realmente relevantes ou o excesso de hiperlinks pode deixar os buscadores confusos.
Peça e escute os feedbacks
Não é de hoje que a opinião de outros compradores influencia a decisão de compra de futuros clientes. Por isso, saiba ouvir as avaliações dos produtos e deixe aparente para os visitantes.
Mesmo que as pessoas não se conheçam, é muito provável que um lead confie na opinião de quem já comprou e avaliou do que apenas nas informações disponibilizadas pelo site.
Fique de olho no Core Web Vitals
Um site que não funciona é um site que tende a afastar os visitantes por causa da péssima navegabilidade. Não é à toa que uma página que demora para carregar uma imagem ou texto tem altas taxas de rejeição.
Por outro lado, uma navegação rápida incentiva a conversão e conquista o cliente por eficiência. Uma boa dica é usar o PageSpeed Insights do Google, ferramenta que avalia os Core Web Vitals, para consertar erros de carregamento que atrapalham a usabilidade do seu site.
Remova links quebrados e conteúdos duplicados
Como mencionamos anteriormente, os buscadores são capazes de ler os links inseridos em uma página. Com isso, links quebrados podem interferir na leitura do seu site ou acabam guiando o usuário para páginas inexistentes.
Para impedir isso, é importante saber identificar os links quebrados através de uma varredura e se certificar de realizar uma constante manutenção para excluí-los.
Bônus: principais ferramentas para seu e-commerce
Se você chegou até aqui, já deve ter entendido como o SEO para E-commerce funciona, não é? Mas, se ainda está perdido sobre como começar a pôr a mão na massa, separamos algumas ferramentas úteis para te auxiliar no processo,
- Google Search Console: fornecida pelo próprio Google, essa ferramenta fornece um relatório com dados de performance orgânica, responsividade e gera diagnósticos de erros (conheça mais sobre Search Console);
- Google Analytics: assim como a anterior, o Analytics é gratuito e levanta dados demográficos dos usuários, páginas mais acessadas, tempo médio de visitas e uma linha do tempo (clique aqui para saber tudo sobre o GA4);
- Google Data Studio: o verdadeiro diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de criação de um dashboard de análise personalizado (saiba mais sobre Data Studio);
- Ubersuggest: outra ferramenta gratuita que mostra uma visão geral do seu site, sugere palavras-chave, registra volume de buscas, tráfego e muito mais;
- Semrush: sendo uma das mais populares e completas ferramentas, o Semrush oferece informações sobre backlinks, tráfego, dados gerais sobre o domínio, redes sociais, SEO local etc.
Pronto para a ação?
Por muitas vezes, o SEO para e-commerce é deixado de lado, mas a verdade é que ele é tão importante quanto as estratégias para otimização dos blogs. É preciso lembrar que os resultados demoram a aparecer, pois trata-se de uma técnica de médio à longo prazo.
Da mesma forma, se trata de um trabalho contínuo que deve ser renovado conforme o avanço do tempo. Para saber se tudo está correndo bem, basta acompanhar as métricas por alguma das ferramentas que recomendamos neste conteúdo.
Por isso, estudar e testar táticas novas é importante para se manter atualizado e sempre em alta.
O que achou do conteúdo? Aprenda mais sobre as principais técnicas de SEO no blog da Ideal Marketing.
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