Google Analytics 360: o que é, recursos, vantagens e preço
O Google Analytics 360 é a versão paga da ferramenta de Web Analytics do Google e permite processar enormes quantidades de dados. Além disso, ele possui recursos e integrações próprias, sendo ideal para empresas de grande porte.
O Google Analytics é amplamente conhecido e utilizado no universo digital. Em geral, as empresas possuem projetos cadastrados na versão gratuita da plataforma – o GA4, que substituiu o GA Universal em julho de 2023.
O que muitos não sabem é que o Analytics também possui uma versão paga, o Google Analytics 360, que conta com uma estrutura consideravelmente maior que a do GA tradicional.
Seus benefícios a tornam uma das principais opções de Web Analytics para empresas que necessitam processar grandes quantidades de dados de forma recorrente, ágil e organizada.
É por isso que preparamos um guia para você entender melhor o que é o Google Analytics 360, seus benefícios e diferenças para a versão gratuita da ferramenta de análise web. Continue a leitura!
O que é o Google Analytics 360?
O Google Analytics 360 é um dos 7 recursos da Google Marketing Platform. Trata-se de uma ferramenta de Web Analytics paga que conta com diversos recursos exclusivos e sem camadas adicionais para desbloquear.
Principal concorrente do Adobe Analytics, o GA360 também funciona como uma ferramenta voltada para empresas de grande porte.
Afinal, o grande diferencial para a versão gratuita do GA é a capacidade de processar enormes quantidades de dados – acima dos 10 milhões de hits mensais.
Os hits são as diversas ações realizadas pelos usuários no seu site ou app, que vão desde as visualizações de página até os mais variados eventos e conversões.
Mas afinal, quais são as vantagens dessa ferramenta?
Quais são as vantagens do GA 360?
O que costuma orientar a aquisição do GA360 é o número de hits mensais permitidos pela ferramenta.
No entanto, ela também possui outras vantagens importantes para empresas que desejam uma versão mais robusta do Google Analytics, como:
- Maior velocidade de processamento dos dados;
- Integrações com outras ferramentas do pacote Suite;
- Dados de amostra;
- Funis e tabelas personalizadas;
- Integração com CRM.
Assim, o Google Analytics 360 é capaz de coletar e processar uma quantidade virtualmente infinita de informações, além de ser integrado a diversas ferramentas auxiliares para maximizar o uso desses dados na sua empresa.
As principais diferenças entre o Google Analytics 360 e o GA4
Há algumas diferenças cruciais entre o GA gratuito e a versão 360, e é importante mencioná-las para você entender qual faz mais sentido para você. Vamos lá:
Amostragem
Os dados de amostragem do GA padrão são usados em relatórios personalizados a partir das 500 mil sessões, enquanto o 360 apresenta dados amostrais em relatórios que superam 100 milhões de sessões.
Além disso, como já mencionamos, a versão gratuita não processa mais do que 10 milhões de hits por mês, enquanto o 360 vai até 5 bilhões de acessos.
Exportação e métricas personalizadas
O Analytics 360 consegue exportar até 3 milhões de linhas, enquanto o GA4 oferece 50 mil. No caso das métricas personalizadas, a diferença da versão paga para a gratuita é de 200 para 20.
Preço
O Google Analytics 4 é uma ferramenta totalmente gratuita extremamente popular no mercado. Isso significa que, para empresas que não geram tantos dados mensais, ele tende a ser a opção escolhida.
Já o GA360 tem um valor mensal a partir de R$21 mil, chegando até cerca de R$80 mil em casos que o processamento de dados supera os 2 bilhões de hits por mês.
Também é possível contratar pacotes para o uso adicional de hits em meses específicos, variando de R$1,3 mil a R$40 mil.
Faz sentido comprar o Google Analytics 360?
Neste conteúdo, você descobriu o que é o Google Analytics 360, suas vantagens e principais diferenças para a versão gratuita. Agora, basta escolher a ferramenta de web analytics que faça mais sentido para sua empresa!
Como mencionamos no decorrer do conteúdo, o GA360 comporta empresas que processam muitos milhões de dados por mês e necessitam de análises minuciosas sobre essa enorme quantidade de informações.
Assim, analise os prós e contras de cada uma delas e faça a melhor escolha possível para a sua marca.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o Google Analytics? Então confira nosso material sobre o GA4, a nova versão padrão da ferramenta!
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