Google Discover: o que é e como gerar tráfego no feed

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Publicado: 1 de agosto de 2023 | Atualizado: 29 de agosto de 2023.

O Google Discover é um feed dinâmico disponível aos usuários do buscador nos dispositivos móveis, baseado em seus interesses de busca. Descubra como gerar tráfego e melhorar seus resultados de marketing digital. 

As estratégias de SEO sempre foram pautadas com base na SERP – a página de resultados dos buscadores. Era ali que seu conteúdo poderia ganhar notoriedade, captar tráfego e gerar novas oportunidades de negócio.

Em 2018, o Google anunciou um recurso que transformou a nossa forma de utilizar a ferramenta. O Discover oferece conteúdos baseados no seu comportamento digital, ou seja, nos temas e assuntos do seu interesse ao longo do tempo. 

Mas afinal, como funciona o Google Discover? De que maneiras o buscador seleciona e disponibiliza esses conteúdos? 

Continue a leitura do nosso artigo para saber isso e muito mais sobre a ferramenta!

O que é o Google Discover?

O Google Discover é um feed de conteúdos atualizado constantemente para dispositivos móveis. O conteúdo muda de usuário para usuário de acordo com sues interesses e hábitos de pesquisa

Vejamos um exemplo: se você é um grande fã de automobilismo e faz pesquisas constantes relacionadas à Fórmula 1, o Discover tende a oferecer a você conteúdos relevantes sobre esse assunto. 

A lógica por trás do recurso é se antecipar o interesse do usuário, dando a ele uma gama de materiais que geram cliques, ou seja, oferecendo boas descobertas.

Com isso, o Google continua recebendo acessos e incentivando o usuário a retornar – enquanto este, por sua vez, passa a receber boas sugestões de vídeos, artigos e outros conteúdos para acessar.

Web Stories no Google Discover

Um dos principais elementos do Discover são os Web Stories, que funcionam de maneira similar aos Stories do Instagram ou Snapchat. 

A diferença é que eles são criados para a Web, como uma página de conteúdo qualquer, utilizando códigos de programação ou plugins específicos. 

Assim, os robôs do Google conseguem rastrear esses conteúdos e distribuí-los com base na qualidade do material e sua relevância para o usuário. 

Por se tratar de um tipo de conteúdo lúdico e diferente dos tradicionais no buscador, os Web Stories são um dos destaques do Google Discover. 

Pessoa segurando smartphone com aplicativo do Google aberto.

Como funciona o Google Discover?

Não é segredo para ninguém que o Google sabe bem o que cada usuário consome no buscador. Afinal, todos aceitam os termos de uso para usar o website, não é mesmo?

Sendo assim, o Discover é uma maneira que o Google encontrou para continuar gerando interesse no site enquanto aprimora a experiência do usuário.

Ao acessar o Google por meio de um dispositivo móvel, é possível visualizar a aba “Discover” no rodapé do aplicativo, marcada por um asterisco. 

Ali, você tem a tradicional barra de pesquisa do site, e logo abaixo ficam as sugestões de “descoberta” com base no seu perfil. 

O recurso é como um feed das redes sociais, em que você pode rolar para baixo e conferir outros conteúdos potencialmente interessantes. 

Cada sugestão é composta por um cartão de conteúdo, que conta com:

  • Imagem de destaque;
  • Título
  • Trecho inicial;
  • Data de publicação;
  • Fonte.

O mesmo vale para os Stories, com a diferença de que eles são apresentados lado a lado e em formato retangular. 

Essas “descobertas” costumam ser recentes, com conteúdos postados horas ou alguns dias atrás. 

No entanto, não podemos descartar a inclusão de materiais mais antigos, dependendo dos interesses de cada usuário.

Outros tipos de sugestão 

Além desses formatos já mencionados, o Google também pode disponibilizar outros tantos para cada usuário, como placares de jogos, previsão do tempo, atualizações sobre a bolsa de valores e mais.

É importante mencionar que o Google permite que o usuário dê feedbacks sobre cada sugestão, dizendo, por exemplo, que tipos de conteúdo ele não quer mais receber em seu feed.

Trata-se de uma ferramenta sujeita a cometer erros, o que só reforça a importância de aprimorar as sugestões de descoberta que são apresentadas. 

Ademais, o Discover tem a opção de “seguir” tópicos determinados para continuar recebendo notícias e conteúdos sobre seus assuntos favoritos.

Qual é a diferença entre o Google Discover e a SERP?

Search Engine Results Page (SERP) pode ser traduzido como página de resultados do buscador. 

Ou seja, sempre que alguém faz uma pesquisa no Google, a ferramenta abre uma página com os 10 principais resultados para aquela palavra-chave específica.

Logo, a SERP do Google é algo que depende do que o usuário pesquisou; já o Discover é um feed gerado automaticamente no app do Google com base nos interesses de cada usuário.

Vale dizer que o Discover não apresenta todos os conteúdos que estão presentes na SERP. As restrições são:

  • Conteúdos violentos, que incitam ódio, assédio e outras atividades criminosas;
  • Notícias falsas;
  • Materiais médicos;
  • Artigos com linguagem obscena.

Há, também, a possibilidade de criar anúncios para o Discover, da mesma forma que os já tradicionais recursos de mídia paga da SERP. No entanto, eles precisam ser claros e informativos, sem grande foco na publicidade. 

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O Discover e o Google Notícias são a mesma coisa?

O Google Notícias tem foco nas tendências, descobertas e novidades que acontecem ao redor do mundo em tempo real. 

Ou seja, é um feed informativo, mas que não necessariamente está ligado às preferências do usuário. Diante disso, Google Notícias e Google Discover são recursos diferentes. 

As descobertas do Google são amplas e apresentam maior variedade de conteúdos, enquanto o Google News tende a distribuir menos conteúdos para sua base de usuários. 

Logo, você pode criar conteúdos de qualidade e aparecer justamente para o seu público-alvo, o que faz do Discover um elemento fundamental do seu planejamento de Marketing Digital

Agora, vamos entender como você pode otimizar suas produções e ocupar esse valioso espaço nos dispositivos móveis das suas audiências-alvo.

Como criar conteúdos otimizados para esse recurso?

Existe uma série de boas práticas que precisam ser seguidas na hora de otimizar seus conteúdos para os diferentes ambientes do Google. 

Entre eles, claro, está o Discover, que tem suas próprias recomendações diretamente da central de pesquisa do Google

  • Utilize títulos que descrevem a natureza do conteúdo, mas sem induzir cliques;
  • Aposte em imagens atraentes e com alta qualidade;
  • Não utilize elementos enganosos para manipular os usuários;
  • Evite táticas apelativas para despertar a curiosidade;
  • Forneça informações exclusivas nos conteúdos;
  • Crie materiais relevantes para os tempos atuais. 

Com base nessas recomendações, já se pode ter uma boa ideia do que o Google considera como fatores essenciais na hora de selecionar conteúdos para a seção de Descobertas.

Mas, ainda assim, é necessário ir além: como fazer isso na prática? Veja a seguir: 

Tablet abrindo o aplicativo do Google

1 – Considere as intenções de busca

Por mais que o usuário não busque pelo que aparece no Google Discover, é seu histórico de consultas que define os conteúdos apresentados por lá.

Sendo assim, para alcançar seu público-alvo nessa frente, você deve otimizar os seus conteúdos para a outra: a SERP! 

Portanto, estude a fundo as intenções de busca da sua audiência e faça conteúdos baseados no que ela busca encontrar. 

Por consequência, seu site aparece cada vez mais nas descobertas dos seus leads e clientes!

2 – Foque na qualidade do conteúdo

Nenhuma estratégia de marketing digital funciona sem qualidade, mas isso é ainda mais acentuado quando falamos de SEO e posicionamento nos motores de busca. 

Pense nisso: todos os seus concorrentes estão tentando ocupar os mesmos espaços que você. E isso acontece o tempo todo, com esforços constantes de marketing de conteúdo em busca do topo do Google. 

Diante desse cenário, você deve se atentar à qualidade de cada etapa do seu conteúdo. Escreva sobre temas relevantes, inclua imagens de qualidade e acrescente elementos para enriquecer o conteúdo, como gráficos e tabelas.

Dessa forma, suas produções passarão a ter todos os elementos necessários para alcançar um bom posicionamento no Google e, por consequência, irão figurar no Discover do seu público-alvo.

3 – Aposte nos vídeos

Os conteúdos em vídeo se tornaram um verdadeiro pilar do mundo digital com a popularização do YouTube. 

Mas foi a chegada do TikTok, com o formato de vídeos curtos, que fez com que o formato ganhasse uma nova dimensão nas estratégias de Marketing Digital.

Com isso, apostar nos conteúdos em vídeo é um caminho que sua empresa precisa explorar. Alguns temas que podem ser trabalhados são:

  • Bastidores da empresa;
  • Guias dos seus produtos e serviços;
  • Entrevistas com especialistas;
  • Relatos de clientes satisfeitos;
  • Demonstrações das soluções.

Para além de colher bons resultados com essas publicações, ter uma gama de vídeos bem produzidos te ajuda a enriquecer as demais postagens da sua empresa, seja com links ou players de vídeo. 

4 – Otimize para o mobile

Se as descobertas do Google são um recurso mobile, é claro que seus conteúdos devem ser otimizados para os dispositivos móveis. 

Assegure que suas imagens estejam carregando normalmente, que o conteúdo tenha dimensões adequadas e que os demais elementos visuais (como pop-ups) estejam adaptados ao formato. 

5 – Não se esqueça dos Web Stories!

Os Stories do Google são a versão para web das histórias do Instagram e Snapchat, um dos formatos mais populares das redes sociais.

Mas, diferentemente de seus precursores, os Web Stories não desaparecem em 24h. Portanto, uma história criada hoje pode aparecer nas descobertas dos seus clientes por vários dias! 

Tudo depende do quão relevante é o assunto do conteúdo. Claro que, como mencionamos anteriormente, o Discover prioriza materiais mais recentes, o que faz todo sentido para o formato do feed.

Mas, ainda assim, uma Web Story pode permanecer atual por meses ou até anos, ainda mais se for um conteúdo evergreen.

Então dedique parte da sua produção de conteúdo aos Web Stories para cobrir ainda mais o universo do Google Discover. 

Continue aprimorando suas estratégias de SEO!

Como você aprendeu no nosso artigo, o Google Discover representa uma nova dinâmica na produção de conteúdo. 

É um feed automático, gerado com sugestões baseadas nas preferências de cada usuário. Assim, não é necessário fazer uma pesquisa para encontrar conteúdos relevantes no buscador. 

As descobertas são um recurso exclusivo do Google nos dispositivos móveis, sendo um dos principais esforços da empresa na busca por oferecer experiências melhores aos seus milhões de visitantes. 

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