A Copa do Mundo feminina de 2023, com início no dia 20 de julho, marca uma corrida histórica das marcas para conquistar o público da competição.
O mundial tem sede na Austrália e Nova Zelândia e é transmitido no Brasil pela CazéTV e a Globo – que bateu seu recorde de audiência em 2023 nas manhãs de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O fuso horário representa um grande desafio para as marcas anunciantes: os jogos acontecem entre o início da noite e o final da manhã, o que requer ações criativas dos patrocinadores.
A Seleção Brasileira é patrocinada pela Nike, o app de vídeos Kwai e a farmacêutica Cimed. A FIFA conta com Visa, Coca-Cola e Unilever, enquanto a CazéTV possui 12 patrocinadores.
As patrocinadoras da Copa do Mundo feminina
Mas o que essas marcas têm feito para se destacar na cobertura do mundial? Vejamos algumas das principais campanhas de marketing da competição.
Campanha “what the football” da Nike
A Nike criou a campanha “What the football” (que futebol) para promover não só a Copa do Mundo, mas o futebol feminino como um todo.
A empresa lançou vídeos exclusivos no YouTube de 11 das principais atletas da modalidade, aproveitando para divulgar uniformes usados no torneio e incentivar o apoio às seleções nacionais.
A indústria farmacêutica Cimed contratou Debinha e Bia Zaneratto, duas atletas da seleção brasileira, para mostrar os bastidores do torneio nos países sede.
Ação da Cimed
A anunciante também montou uma equipe de conteúdo exclusiva para atuar na Copa do Mundo acompanhada pela vice-presidente da empresa e comandante da campanha, Karla Felmanas.
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