O que é D2C e como ele pode te ajudar a vender mais

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Publicado: 31 de julho de 2023 | Atualizado: 31 de julho de 2023.

O comércio está em constante mudança e evolução, é um ecossistema vivo que reage a absolutamente tudo que ocorre em termos de movimentações tecnológicas, geográficas, sociais e políticas.

Sendo assim, o avanço que ocorreu muito nos últimos anos, principalmente no e-commerce, acabou criando diversos novos modelos de negócio. 

Sempre que pensamos em estilos de empreendimento vem automaticamente os clássicos: B2C (Business to Consumer), que representam a comercialização entre empresas e consumidores, e B2B (Business to business), que são negócios que ocorrem entre companhias, quando uma empresa vende ou presta serviços para outra.

Porém, existe um modelo chamado D2C que está em constante crescimento, principalmente graças ao advento da internet.

Quer saber mais detalhes sobre o mercado de e-commerce D2C? Continue conosco até o fim do artigo!

Qual o conceito da estratégia D2C?

O Direct to Consumer, que significa direto para o consumidor em uma tradução, nada mais é do que o estilo de negócio que se caracteriza pela comercialização realizada entre o fabricante do produto e o comprador final dele.

Dessa forma, a empresa que é distribuidora e produtora não vai repassar o item para redes varejistas ou atacadistas, mas sim realizar por conta própria a venda do seu produto, sendo responsável pela divulgação e marketing, expedição, pós-venda e os diversos pontos que abrangem uma operação.

O grande ponto que explica o crescimento do D2C é justamente a questão de qual será o canal de venda utilizado pela fabricante para anunciar seus produtos. A resposta de antemão é apenas uma: e-commerce.

A criação de uma loja virtual, redes sociais ou um marketplace.

O principal diferencial do D2C para os outros modelos é o fato de não existir absolutamente nada entre a marca e o seu cliente.

Qual a diferença entre D2C e B2C

Agora que você já aprendeu o que é o DC2, deve estar se perguntando, mas além do destino do produto ou serviço, qual a grande diferença entre atuar nesse estilo e nos outros? 

Como dissemos anteriormente, nesse formato as companhias não necessariamente dependem de um varejistas, lojas e atacadistas, logo isso basicamente vai contra o modelo B2C e B2C, pois exclui o Business da equação. 

Isso impacta diretamente o processo tanto para um lado positivo quanto negativo, depende de quanto a fabricante está preparada para tocar o negócio por conta própria. Mas, de qualquer forma, ele pode contar com plataformas de venda ou até mesmo marketplaces para auxiliar no anúncio e visibilidade desses produtos.

No final das contas, a D2C é uma alternativa às modalidades B2B e B2C.

Benefícios de usar a estratégia D2C

  • Simplificação do processo de venda

A diminuição do processo de intermediários vai tornar tudo muito mais simples. Para muitos lojistas, a questão dos fornecedores é algo que demanda muita atenção e tempo. Porém, quando já se trata do próprio produtor do que está sendo vendido, há uma preocupação a menos. 

A empresa terá total autonomia na hora de anunciar seus itens e na forma que vai agir como uma loja. 

  • Valorização da marca

Uma série de grandes marcas se renderam ao modelo D2C e hoje colhem frutos muito positivos no que diz respeito à notoriedade e reconhecimento no comércio.

Entre alguns exemplos que atuam neste modelo existem:

Além de fazer a marca crescer, o D2C permite um contato maior com o seu público alvo e, consequentemente, ao conhecê-lo melhor, aumenta a chance de aumentar a conversão das suas vendas. 

  • Redução do custo e preço do produto

Ao tirar os intermediários de equação você automaticamente corta alguns gastos, como por exemplo o comissionamento de distribuidores atacadistas e varejistas, além de outras empresas que acabam participando de alguma forma do processo de comercialização.

Consequentemente, com menos despesas é possível oferecer o produto com um valor mais acessível para o cliente. Logo, a vantagem é imediata para todos os lados, pois a sua marca vai ficar reconhecida por oferecer itens por preço mais competitivos, lucrar mais, e os clientes vão rapidamente criar a preferência pelo canal de venda da marca.

Em um estudo realizado em 2019 pelo Retail Dive nos Estados Unidos, os consumidores estão cada vez mais buscando comprar diretamente pelos canais da marca justamente por causa da redução dos preços.

Mesmo que inicialmente a loja não tenha tanta adesão, somente o fato de se apresentar como uma opção a mais para adquirir os produtos já fortalece a imagem da empresa.

Como implantar o e-commerce D2C ideal?

Após você saber quais são algumas das vantagens mais evidentes de trabalhar nesse modelo, aposto que deve estar se perguntando: 

Como começar D2C no meu negócio? 

Você de acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen, 50% dos consumidores antes de realizar adquiri um produto pela internet, procuram saber se as próprias marcas fabricantes possuem uma plataforma de vendas online.

 Logo, você pode juntar a confiabilidade de ser o próprio vendedor junto com toda a reputação e visibilidade de uma plataforma de venda robusta e já solidificada no mercado, que são os marketplaces. 

Muitos desses canais possuem seu próprio serviço logístico, um alto fluxo de pessoas e oferecem uma uma série de facilidades para os lojistas.

Fique sabendo que a melhor forma de iniciar sua jornada nessas plataformas é através de uma ferramenta chamada Hub de Integração, pois ele consegue consumir o seu catálogo de produtos do seu ERP e centralizar em uma plataforma que permite você enviar direto para os marketplaces. 

E aí, gostou da ideia de finalmente fazer da sua indústria um negócio que depende de si mesmo para chegar ao seus clientes? Então venha conhecer melhor a Plugg.To