Calendário editorial: o que é, importância e como criar o da sua empresa

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Publicado: 21 de junho de 2023 | Atualizado: 26 de junho de 2023.

O Calendário editorial é o planejamento estratégico de produção de conteúdo para blog, redes sociais e outros canais de divulgação. Entenda a importância e como criar para seu negócio.

O planejamento é um dos fatores mais importantes do Marketing Digital. Quando falamos em produção de conteúdo, a organização e o planejamento são fundamentais

Estratégias de criação de conteúdo relevante precisam ser pensadas e desenvolvidas considerando diversos fatores que impactam em seus resultados. Para além da qualidade dos materiais, criar em um calendário editorial é parte crucial do sucesso.

De nada adianta transmitir a mensagem certa no momento errado. Também é preciso acertar no timing, realizar campanhas sazonais e responder às demandas da audiência.

Para te ajudar com isso, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber para montar o calendário editorial da sua empresa. Continue a leitura!

Pessoa escrevendo em calendário sobre uma mesa de madeira

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um documento que conta com todo o seu planejamento de conteúdo. 

Nele, você deve incluir os dados a seguir: 

  • Datas de publicação;
  • Prazos para produção dos conteúdos;
  • Temas e pautas dos materiais;
  • Palavras-chave utilizadas;
  • Promoções de redes sociais e email marketing.

Com base nessas informações, é possível monitorar o passo a passo da sua estratégia de marketing de conteúdo e garantir que ela possa fluir de maneira adequada.

O calendário também permite o monitoramento das etapas do funil de vendas que cada conteúdo atende. Assim, é possível garantir o equilíbrio entre materiais de topo, meio e fundo.

Por consequência, o planejamento garante que seus leads sejam nutridos enquanto continua estimulando a chegada de novos visitantes nos seus canais. 

Quais são os benefícios de usar um calendário editorial?

O calendário editorial é um fator essencial para que sua estratégia de conteúdo tenha o sucesso desejado. 

Ao incluir essa ferramenta no seu planejamento, você consegue escalar a produção sem perder qualidade e organização. Mas afinal, quais são os demais benefícios desse recurso?

Aumento na sua frequência de postagens

Com um calendário para organizar seu conteúdo, você pode aumentar sua frequência de publicações. 

Claro que isso não deve ser feito de imediato, já que é preciso entender o ritmo de trabalho da equipe para saber como incrementar o ritmo de postagens. 

No entanto, postar com consistência é essencial para que você possa colher os resultados desejados da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Organização e alinhamento da equipe de Marketing

Com um calendário definido e organizado, sua equipe de marketing tende a aumentar a organização e o alinhamento. 

Isso porque, com o calendário editorial, todos sabem o que devem fazer – e até quando deve ser feito.

Logo, os profissionais ficam atentos aos temas, prazos e datas de lançamento de cada produção e conseguem se organizar para cumprir com esses requisitos. 

Além disso, o calendário também reduz a incidência de cobranças indevidas e promove maior sintonia entre os membros da equipe. 

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Maior variedade de conteúdos

Um calendário permite não só planejar seus posts, como também analisar os que já foram feitos. Sendo assim, você pode construir conteúdos com temas frescos e variar nos formatos utilizados. Entre os principais, podemos destacar:

  • Blogposts;
  • Ebooks;
  • Webinars;
  • Infográficos;
  • Planilhas;
  • Templates;
  • Relatórios de pesquisa;
  • Vídeos.

Ao ter uma produção de conteúdos diversificada, você impacta um número maior de pessoas e tende a atrair mais leads.

Seu público-alvo tende a gostar dos mais variados assuntos e formatos, e um calendário editorial te ajuda a impactar cada um deles de diferentes maneiras. 

Aos usuários que buscam se aprofundar sobre assuntos específicos, os materiais ricos (como ebooks e infográficos) cumprem esse papel com maestria. 

Já aqueles que querem conteúdos mais sucintos, blogposts e vídeos tendem a atender suas necessidades. Assim por diante!

Menor ocorrência de atrasos

Com uma visualização clara dos prazos a serem cumpridos, sua equipe tende a se organizar melhor para concluir suas respectivas tarefas em tempo. 

No mais, o calendário editorial incentiva a autogestão dos profissionais envolvidos e permite antecipar as postagens

Assim, em caso de emergências que precisem ser resolvidas o quanto antes, seus conteúdos não correm risco de atrasar.

Variedade de materiais para todas as personas

Como já mencionamos, o calendário editorial é uma excelente ferramenta para equilibrar produções de diferentes etapas da jornada do cliente.

Portanto, você consegue fugir de abordagens engessadas em uma só persona ou etapa do funil. Isso permite trabalhar todas as personas da marca e produzir conteúdos valiosos para toda sua base de leads e clientes.

Entretanto, cuidado: nenhum conteúdo pode dialogar com todo o seu público-alvo. É preciso analisar sua audiência com cuidado e segmentá-la para transmitir mensagens que consigam dialogar com suas dores e desejos. 

Análise sobre os resultados anteriores 

Toda estratégia de Marketing Digital precisa ser medida para que possa ser aprimorada, e com o calendário editorial não é diferente.

Com base nas informações presentes nesse documento, é possível analisar os resultados e obter insights valiosos, como:

  • Melhores horários para publicar nas redes sociais;
  • Frequência ideal de publicações nas redes e no blog;
  • Temas mais procurados e acessados pela sua audiência;
  • Tamanhos e formatos mais eficazes para seus conteúdos de blog, redes e email;
  • CTAs mais eficientes.

Sendo assim, você mantém sua estratégia de Marketing de Conteúdo dinâmica e adaptável ao que sua audiência mais gosta e procura. 

Calendário do Google, que pode ser usado para fazer seu calendário editorial

Como criar o seu calendário editorial?

Afinal, como colocar os conceitos acima em prática e montar um calendário editorial que faça sentido para sua empresa? É disso que falaremos neste tópico. 

Mesmo que você já tenha uma produção de conteúdo estabelecida sem um calendário, é possível implementá-lo rapidamente para colher os excelentes benefícios da estratégia. 

Dito isso, vamos ao passo a passo que você precisa seguir para estruturar e equilibrar sua produção de conteúdo.

1 – Determine a ferramenta ideal

Por se tratar de um documento dinâmico que precisa ser acessado por toda sua equipe de marketing, o calendário precisa ser feito na ferramenta certa.

A maneira mais comum de montá-lo é utilizando planilhas, como as do Google Sheets ou Excel. Tudo depende dos acessos e licenças que sua empresa possui.

No entanto, vale a pena ressaltar que as planilhas armazenadas em nuvem são mais indicadas por serem mais fáceis de acessar e gerenciar. 

Outra maneira de montar o calendário editorial é pelo Google Calendar, que emite alertas para os colaboradores não atrasarem suas tarefas. 

No mais, ferramentas de metodologia ágil (como Trello e Asana) também possuem calendários para criação e monitoramento de tarefas, entre outras funcionalidades.

Se preciso, combine o uso de diferentes softwares, extraindo o melhor de cada um deles para otimizar ainda mais o trabalho dos envolvidos. 

2 – Planeje toda a estratégia

Com a ferramenta já escolhida, você deve começar a definir uma série de elementos para construir seu calendário editorial. Determine os seguintes fatores:

  • Frequência de publicação: baseie-se nas dicas dadas no decorrer do conteúdo;
  • Horários de publicação: determine quando seus conteúdos irão ao ar em cada canal utilizado;
  • Título e palavras-chave utilizadas: isso te ajuda a monitorar o que vem sendo falado e evitar repetições;
  • Datas: defina tanto os prazos de entrega dos conteúdos quanto os dias em que eles serão publicados;
  • Produtor do conteúdo: determine quem fará cada material;
  • Profissional que irá publicar: quem fará cada postagem;
  • Categoria do blog: escolha a categoria mais adequada para cada post;
  • Formato: indique se é um blogpost, ebook, postagem para redes sociais etc.;
  • Etapa da jornada do cliente: momento da jornada de cada conteúdo, como atração, consideração ou decisão;
  • Persona: para qual das suas personas o conteúdo deve ser feito;
  • Status: em que etapa a produção dos conteúdos está.

3 – Faça sua estratégia de divulgação dos conteúdos

Sua estratégia de divulgação deve caminhar junto com a de produção dos conteúdos e também pode ser feita no calendário editorial. 

Estipule os canais que serão utilizados, com destaque especial para as redes sociais. Faça modelos e templates para utilizar, facilitando o trabalho da equipe no dia a dia. 

Outro canal de grande relevância é o email, utilizando estratégias de email marketing. Siga a mesma lógica das estratégias para blog e redes sociais, se atentando às principais boas práticas do envio de emails.

4 – Acompanhe seus resultados 

Por fim, não há segredo. Compartilhe o calendário com todos os envolvidos, acompanhe os resultados, observe o que funciona melhor e siga aprimorando sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Hora de dar o próximo passo na sua produção de conteúdo!

Neste conteúdo, você aprendeu tudo que precisa para montar um calendário editorial eficiente na sua empresa.

Vimos o conceito dessa estratégia, seus principais benefícios e um passo a passo detalhado para você colocar em prática. Com isso, sua produção de conteúdo tem tudo para funcionar melhor do que nunca e melhorar seus resultados!

Dialogue com sua audiência de forma inteligente, produzindo conteúdos que atendam às suas dores e desejos. E claro, utilize o calendário editorial para fazer isso da melhor maneira possível!

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog Ideal Marketing para mais artigos sobre marketing, vendas, gestão e tecnologia!

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