Tudo sobre mailing: o que é e como fazer sua lista de contatos?
Mailing é uma estratégia utilizada pelas empresas para contatar potenciais clientes e oferecer seus produtos e serviços. Dessa forma, é possível construir relacionamentos sólidos e realizar vendas, além de fortalecer sua marca no mercado.
Você provavelmente sabe que o email marketing é uma das estratégias mais populares do universo do marketing digital. Muitos pensam que esse tipo de divulgação está ultrapassado e que não traz mais bons resultados para as empresas como antigamente.
Mas isso não é verdade. O email marketing é uma das ações de marketing de maior ROI no mercado e continua tão relevante quanto antes.
Para isso, não basta apenas disparar emails de forma discriminada, sem qualquer tipo de critério. Saber criar mailing (os contatos de email que a sua empresa possui para se comunicar com clientes em potencial) é fundamental.
Para saber o que é mailing e como fazer o seu seguindo seus critérios mais importantes, continue a leitura do nosso artigo!
O que é Mailing?
O termo mailing pode se referir a duas coisas diferentes. A primeira delas é uma estratégia de comunicação por email em que as empresas entram em contato com leads e clientes para oferecer produtos, serviços e vantagens.
Já a outra, que representa o significado do termo de maneira literal, é a lista de emails da empresa em si. Nela, também é possível incluir outros dados do contato, como site e número de telefone.
A lista de mailing pode ser obtida de diferentes maneiras: estratégias de geração de leads, vendas realizadas e formulários de contato.
Com uma lista de contatos criada de forma estratégica para os objetivos da sua estratégia, é hora de começar a realizar disparos de email.
Antes de mais nada, peça as devidas permissões aos seus contatos e envie conteúdos relevantes para os diferentes públicos presentes no seu mailing.
Dessa forma, você evita cair na caixa de SPAM e consegue estreitar o relacionamento com essas pessoas e/ou empresas.
Por que o Mailing é importante?
Mesmo com a popularização das redes sociais, o email segue sendo um dos canais mais importantes para estratégias digitais.
Com uma boa campanha, é possível converter diversos leads em clientes, entre outros benefícios fundamentais para a continuidade e crescimento do seu negócio.
Para entendermos a importância desse meio, separamos algumas estatísticas fundamentais sobre o email marketing em 2023:
- Segundo o relatório da Snov.io, 89% dos profissionais de marketing utilizam o email como canal primário na geração de leads.
- Além disso, a pesquisa também aponta que o email é o primeiro canal que 58% dos usuários de internet abrem no início do dia.
- De acordo com a Sopro.io, 77% dos clientes B2B preferem ser contatados por email do que em qualquer outro canal.
Dessa forma, investir na construção de um mailing qualificado permite alcançar e impactar seus leads e clientes em um canal que eles estão presentes e gostam de utilizar.
Porém, não basta pensar em um tipo de conteúdo para todo o seu mailing. Afinal, o foco dessa prática é construir materiais pensados para cada membro da sua audiência.
Por esse motivo, um bom mailing permite exatamente isso: segmentar contatos e criar mensagens personalizadas para convertê-los!
Somente assim, você consegue identificar em que etapa do funil de vendas seus leads estão e montar campanhas baseadas nisso.
Exemplo: um lead de topo de funil recebe um conteúdo informativo, enquanto o de fundo de funil já pode receber uma abordagem comercial.
Como criar uma estratégia de Mailing eficiente?
Agora que você já sabe o que é mailing e por que é tão importante construir o seu, é hora de saber como fazer isso.
Para isso, separamos 4 dicas para você criar uma estratégia eficiente:
1 – Construa sua lista de contatos
O primeiro passo para ter uma estratégia de mailing eficiente é construir uma lista de contatos para iniciar seus disparos. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, mas uma que não recomendamos é a compra de listas.
O seu foco é disparar emails para pessoas que irão demonstrar interesse no que você tem a dizer. Sendo assim, listas aleatórias têm contatos que não conhecem seu negócio e tendem a denunciar os disparos como SPAM.
Logo, você precisa encontrar formas orgânicas de construir seu mailing. Uma boa maneira de fazer isso é utilizando os dados cadastrais dos seus clientes no seu site, por exemplo.
De qualquer forma, o lead deve permitir a continuidade dos disparos. Ofereça um botão de descadastro e questione se ele deseja continuar recebendo suas mensagens.
A partir disso, você pode construir campanhas sem se preocupar com altos níveis de rejeição e/ou denúncias de SPAM.
Por fim, colete mais do que simplesmente o nome e email de cada contato. Obtenha o máximo de informações que puder para garantir uma segmentação realmente qualificada, como:
- Telefone;
- Site;
- Profissão;
- Formação acadêmica;
- Objetivos.
2 – Faça a segmentação
Após criar sua lista, você precisa segmentá-la. Isto é, separar seus contatos em diferentes grupos de acordo com características em comum.
Com o grande volume de conteúdo sendo produzido e divulgado na internet, seus disparos precisam ser certeiros. Portanto, eles devem atingir as diferentes partes da audiência com elementos compatíveis com o que eles buscam e se identificam.
Sua segmentação deve considerar todos os fatores identificáveis com base nos dados à disposição da sua lista de contatos. É por isso que quanto mais informações você coletar na primeira etapa, melhor!
3 – Crie mensagens valiosas
No tópico anterior, mencionamos a importância de criar bons conteúdos para gerar o valioso – e disputado – interesse dos seus contatos. Aqui, reforçamos o pedido!
Com a segmentação dos seus contatos, gerar valor à sua audiência é uma tarefa menos desafiadora. Portanto, aproveite os valiosos insights que essa tarefa oferece para ter boas ideias de conteúdos para produzir.
Dessa forma, você transmite aos clientes em potencial que se preocupa com suas dores e desejos e aumenta as chances de convertê-los.
4 – Analise os resultados das suas campanhas
Mais uma vez, voltamos a uma das frases mais importantes do marketing: o que pode ser medido, pode ser melhorado.
Em se tratando de email marketing, essa máxima é extremamente valiosa. Isso porque é essencial manter um mailing atualizado e trabalhar em cima de estratégias que funcionam.
Para isso, defina e monitore as métricas essenciais das suas campanhas (ou seja, suas KPIs). As mais utilizadas nesse contexto são:
- Taxa de abertura;
- Taxa de rejeição (ou bounce rate);
- Taxa de clique.
As melhores ferramentas de Mailing para você utilizar
Boas ferramentas são bem-vindas em qualquer estratégia, e no mailing não é diferente. Vamos às principais que vão te ajudar:
Ferramentas de automação de emails
Com ferramentas de automação de marketing, é possível criar emails, segmentar, disparar e monitorar seus resultados em um só lugar.
Além disso, algumas plataformas vão muito além das estratégias de email marketing e permitem criar landing pages, monitorar redes sociais e mais.
CRM
Com um software de Customer Relationship Management, é possível registrar todas as informações importantes sobre os seus contatos.
Isso facilita a segmentação e dinamiza seu mailing. Afinal, você consegue cadastrar cada novo contato que surgir e remover os que deram opt-out nos seus formulários.
Continue apostando no Email Marketing!
O email marketing continua sendo, de forma indiscutível, um dos grandes protagonistas do marketing digital. E tendo em vista os dados levantados no decorrer do artigo, a tendência é que continue assim por muito tempo!
Por conta disso, continue apostando nas melhores estratégias de email marketing. Para isso, estruture um mailing qualificado com base nos insights coletados no decorrer deste artigo!
É essencial coletar dados valiosos de pessoas que têm interesse nas suas mensagens e trabalhar para que esses leads se tornem bons clientes da sua marca.
Se você gostou do conteúdo, continue lendo outros artigos sobre email marketing no nosso blog e aprenda outras estratégias valiosas desse universo!
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