Breadcrumbs: o que são e por que são importantes para seu SEO
Breadcrumbs é o recurso de trilha de navegação usado para indicar o caminho percorrido pelo usuário dentro de um site. Dessa forma, é possível melhor experiência de usuário e otimizar o SEO das suas páginas.
Também conhecido como navegação estrutural, os Breadcrumbs são um recurso de navegação valioso para empresas que buscam acelerar seus resultados de SEO e marketing digital.
Essa “trilha” indica ao usuário do seu site todo o caminho percorrido por ele até chegar à página atual. O recurso é uma excelente maneira de melhorar a experiência do usuário e posicionar conteúdos no Google.
Por meio dos breadcrumbs, as categorias e subcategorias do seu domínio e palavras-chave estratégicas são organizadas de forma mais eficiente. Dessa forma, seu site sinaliza ao Google a escanear suas postagens e otimizar o posicionamento dos conteúdos.
Mas afinal, como utilizar os breadcrumbs adequadamente e melhorar os resultados das suas páginas nos buscadores? Continue lendo o nosso artigo para descobrir isso e muito mais!
O que são Breadcrumbs?
Em uma tradução literal, Breadcrumb significa “migalha de pão”. No contexto digital, os breadcrumbs são todo o caminho percorrido pelo usuário durante sua navegação em determinado site.
Assim, o internauta tem uma visão clara das páginas que visitou e consegue acessar cada uma delas com facilidade.
Esse recurso é de extrema importância em e-commerces e marketplaces, por exemplo. Com ele, o cliente em potencial consegue acessar quantos produtos e categorias quiser sem maiores preocupações.
Os breadcrumbs costumam ficar em uma barra horizontal ou vertical na parte superior do site, garantindo uma visualização fácil da navegação.
No entanto, existem duas categorias principais de Breadcrumbs e é fundamental entendê-las para evitar maiores dúvidas. Vamos lá.
Principais tipos de Breadcrumbs
A navegação estrutural costuma ser apresentada de duas maneiras principais: os Breadcrumbs baseados no caminho percorrido e aqueles relacionados à hierarquia do site.
- Breadcrumbs baseados no caminho: representam todo o trajeto que o usuário percorreu no domínio. Assim, cada página acessada antes de chegar na atual é apresentada.
- Breadcrumbs baseados na hierarquia: são dispostos considerando categorias e subcategorias do site. Com isso, mesmo que você acesse 10 artigos diferentes em uma mesma seção de um blog, os Breadcrumbs só apresentam o texto em que você estiver.
Portanto, ao acessar um site com navegação estrutural, você consegue identificar que tipos de Breadcrumbs são usados.
Quais são as vantagens de usar Breadcrumbs?
É hora de falarmos sobre os benefícios de usar Breadcrumbs no seu site. Vamos aos principais:
Otimização de SEO
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas para posicionar uma página no topo do Google, Bing e demais buscadores.
Assim, ao implementar Breadcrumbs no seu domínio, você otimiza seu SEO ao garantir uma navegação mais fluida e transparente.
Para começar, Breadcrumbs ajudam os buscadores a identificar suas páginas com facilidade. Eles criam caminhos claros e reforçam categorias e subcategorias do domínio, um fator de posicionamento importante para as ferramentas de pesquisa.
No mais, o fato de contar com palavras-chave relevantes (como categorias do blog e keywords de conteúdos) também estimula o posicionamento e relevância perante os algoritmos.
Além disso, a navegação estrutural oferece uma experiência melhor ao usuário, o que reduz sua taxa de rejeição e aumenta o tempo de permanência em cada página.
Por fim, esse recurso ocupa pouquíssimo espaço no site, o que ajuda na velocidade de carregamento. Esse fator, um dos principais Web Vitals, é de grande importância para garantir uma boa otimização para SEO.
Melhora a experiência do usuário (UX)
Um dos principais benefícios de aderir aos Breadcrumbs é a melhoria que ele proporciona na experiência do usuário.
Afinal, tendo em vista que o visitante consegue navegar pelas páginas do site em menos cliques, a experiência se torna mais simples e fácil.
Aprimora a experiência do cliente
Seus clientes também têm muito a ganhar com o uso dos Breadcrumbs. Com eles, você disponibiliza suas soluções de forma agradável e intuitiva e aproxima o consumidor da decisão de compra.
No mais, também permite retornar às páginas acessadas anteriormente com um só clique, gerando uma experiência de compra intuitiva.
Boas práticas relacionadas ao uso da navegação estrutural
Sabendo o quão importante é utilizar Breadcrumbs no seu site, vamos aprender um pouco mais sobre aplicação do recurso.
Separamos as boas práticas essenciais para te ajudar a implementar uma navegação estrutural que faça sentido e gerar bons resultados:
Crie Breadcrumbs mobile-friendly
Tudo que é feito para o seu site precisa considerar a navegação em dispositivos móveis, e Breadcrumbs não fogem disso.
A maior parte do tráfego gerado na internet vem de aparelhos mobile. Logo, deixar de otimizar suas páginas é um erro grave que pode custar caro para sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Assim, garanta que a visualização da barra de navegação estrutural seja clara, com links fáceis de serem clicados. Além disso, verifique se eles estão atrapalhando outros elementos, deixando-os em um tamanho adequado.
Use separadores
Separadores ajudam o usuário a saber que estão indo de um lugar para outro. O mais comum é a seta (>), que facilita a compreensão da hierarquia do site.
Atente-se à posição e fonte dos Breadcrumbs
O lugar ocupado pela barra de Breadcrumbs deve ser de fácil visualização, geralmente logo abaixo da barra de pesquisa do domínio. Assim, eles não ficam sobrepostos ao conteúdo central da página.
Outro elemento importante é a fonte utilizada, que precisa estar em harmonia com o restante da página. A ideia não é chamar atenção, então até mesmo a cor deve ser sutil.
De migalha em migalha o seu site vai ao topo!
Agora você sabe o que são Breadcrumbs, por que a navegação estrutural é importante para SEO e experiência do usuário e as principais boas práticas para se atentar.
Um site bem otimizado é capaz de gerar tráfego, posicionamento e, com isso, autoridade. Portanto, adicione as “migalhas de pão” ao seu para ter mais um elemento capaz de proporcionar todos esses benefícios importantes.
Dessa forma, todas as suas estratégias de marketing e vendas relacionadas ao domínio tendem a aumentar a performance e impulsionar o crescimento do seu negócio!
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