March 23 Core Update: entenda as atualizações do algoritmo do Google

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 19 de abril de 2023 | Atualizado: 19 de abril de 2023.

O March 23 Core Update é a atualização que o buscador realiza em seu algoritmo em março de 2023. Novas definições alteram os critérios de avaliação e ranqueamento dos conteúdos.

Você já deve ter ouvido falar em “Google Core Update”, ou apenas “Core Update”. Mas afinal, o que é isso? De maneira simples, um Core Update pode ser considerado uma atualização no algoritmo principal do buscador

Trata-se de uma mudança significativa, que causa grandes impactos na forma que o Google avalia seus conteúdos.

Essas atualizações costumam acontecer ao menos uma vez por ano. A mais recente foi anunciada para Março de 2023 (March 2023 Core Update), mas ainda não foi concluída. 

Para saber como manter-se atualizado e garantir que os Core Updates não prejudiquem suas páginas, continue a leitura do nosso artigo.

O que é o Google Core Update?

Um Core Update é uma atualização no algoritmo do Google, ou seja, na forma que ele compreende e ranqueia conteúdos na SERP.

O objetivo de cada update é aprimorar os resultados de busca e oferecer os melhores conteúdos para o usuário.

Dessa forma, os Google Core Updates têm um efeito considerável no posicionamento de conteúdos e nos resultados obtidos a partir do buscador.

Isso faz com que profissionais de Marketing Digital sejam obrigados a ficar atentos a essas mudanças, já que elas impactam seus trabalhos diretamente.

Afinal, conteúdos que antes de um Core Update figuravam nos primeiros resultados, podem cair para a segunda ou terceira página.

Enquanto isso, a mudança pode alavancar outros materiais que, antes dela, não tinham uma performance tão elevada.

É necessário entender os fatores que influenciam a análise do algoritmo e estar pronto para adaptar seu conteúdo às mudanças.

Dito isso, é hora de levantar o que sabemos sobre o March 2023 Core Update e como ele deve impactar seu site.

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre Marketing de Conteúdo.

March 2023 Core Update: o que sabemos?

Muita coisa aconteceu desde a última grande atualização do algoritmo, o Google Helpful Content, lançado em maio de 2022.

Desde então, o principal tópico de tecnologia tem sido a evolução das inteligências artificiais, algo que se acentuou com a chegada do ChatGPT em novembro de 2022.

Portanto, é natural esperar que essa onda de novas tecnologias tenha impactado o March 2023 Core Update de alguma maneira.

Em 28 de março, o Google anunciou que a atualização já foi implementada. Com isso, deve ser possível observar seus primeiros impactos nas próximas semanas. 

Embora os efeitos da atualização ainda sejam desconhecidos, profissionais de marketing digital e SEO devem se preparar com atenção aos seguintes pontos:

  • Core Updates levam tempo: os crawlers do Google costumam levar semanas para concluir as mudanças e reorganizar a web.
  • Fique atento aos seus números: como a atualização pode demorar, você deve ficar de olho nas métricas de posicionamento e qualidade do seu site com frequência. Elas vão te ajudar a criar um plano de ação adequado caso o domínio seja impactado pelo update. 
  • Qualidade é essencial: de nada adianta se atentar às métricas enquanto entrega conteúdos sem valor ao usuário. Criar materiais pensados com base nas necessidades da audiência jamais irá prejudicar seus resultados, seja qual for o core Update. 

Manter uma atenção especial nesses pontos é essencial para evitar surpresas desagradáveis no futuro. 

Além disso, a otimização contínua permite tirar proveito das novidades para alavancar suas páginas.

Imagem de um celular com a App Store aberta e o aplicativo do Google pronto para ser atualizado, remetendo ao March 2023 Core Update.

O que fazer caso meu site seja afetado pelo March 2023 Core Update?

Aviso: ter páginas afetadas pelo Core Update mais recente não significa ter violado qualquer diretriz do Google.

Isso só quer dizer que outros domínios estão melhor otimizados que o seu, algo totalmente reversível. 

A orientação do próprio Google é de verificar quais são as páginas com perda de tráfego e posicionamento para entender o que pode ter causado esse efeito.

Para isso, faça o levantamento das páginas afetadas e responda às seguintes perguntas:

  • O conteúdo desta página é original, sem plágios e cópias?
  • As informações e dados utilizados no conteúdo são relevantes?
  • Se comparado aos demais resultados da SERP, seu conteúdo se destaca?
  • A experiência do usuário que visita sua página é positiva? 
  • A página está otimizada para mobile?
  • Os dados inseridos contém fontes facilmente identificáveis, como links e citações diretas?

Com base nisso, já é possível ter uma boa noção do que pode ter prejudicado seu site e quais são as mudanças necessárias para superar esses obstáculos.

Os ajustes podem levar algum tempo para surtirem o efeito desejado, então não se desespere. 

Espere até que os crawlers do Google consigam mapear todas as mudanças e determinar seu posicionamento mais uma vez. 

A partir daí, construa um plano de ação capaz de reverter ou limitar suas perdas.

Imagem de uma mão humana se aproximando de um ícone que remete a uma atualização, com duas setas curvas formando um círculo e luzes ao fundo.

As últimas atualizações no algoritmo do Google

Apesar da atualização do Helpful Content ser a última com efeito considerável, o mais recente Core Update foi lançado em setembro de 2022, alguns meses após a chegada do “conteúdo útil”.

O September 2022 Core Update não teve grandes impactos na SERP e é considerado como uma alteração menor que as demais.

Além dessas, também tivemos três atualizações em 2020 e 2021. Ou seja, a tendência é termos novos Core Updates em 2023.

Entretanto, é hora de focar nas mudanças que o March 2023 Core Update pode causar no seu site e sair na frente da concorrência.

Prepare-se para o novo Google Core Update

O universo digital é dinâmico e vive passando por mudanças, no caso do Google, o maior buscador do mundo, não é diferente.

Como você observou durante o artigo, a empresa promove mudanças centrais no algoritmo constantemente. Portanto, é preciso se preparar para os impactos que cada Google Core Update pode causar e saber o que fazer para limitar perdas de tráfego e posicionamento.

Lembre-se, ainda, que as perdas são normais a cada mudança no algoritmo e isso não significa que você infringiu regras. Isso só quer dizer que existem outros conteúdos melhor otimizados para o que a empresa considera valioso ao público.

Com esses insumos à disposição, você já pode se preparar para este e os próximos Core Updates e fortalecer sua presença no Google! Confira nossos outros artigos e continue aprendendo:

E-book gratuito da Ideal Marketing com diversas dicas para aumentar as vendas.

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!