March 23 Core Update: entenda as atualizações do algoritmo do Google
O March 23 Core Update é a atualização que o buscador realiza em seu algoritmo em março de 2023. Novas definições alteram os critérios de avaliação e ranqueamento dos conteúdos.
Você já deve ter ouvido falar em “Google Core Update”, ou apenas “Core Update”. Mas afinal, o que é isso? De maneira simples, um Core Update pode ser considerado uma atualização no algoritmo principal do buscador.
Trata-se de uma mudança significativa, que causa grandes impactos na forma que o Google avalia seus conteúdos.
Essas atualizações costumam acontecer ao menos uma vez por ano. A mais recente foi anunciada para Março de 2023 (March 2023 Core Update), mas ainda não foi concluída.
Para saber como manter-se atualizado e garantir que os Core Updates não prejudiquem suas páginas, continue a leitura do nosso artigo.
O que é o Google Core Update?
Um Core Update é uma atualização no algoritmo do Google, ou seja, na forma que ele compreende e ranqueia conteúdos na SERP.
O objetivo de cada update é aprimorar os resultados de busca e oferecer os melhores conteúdos para o usuário.
Dessa forma, os Google Core Updates têm um efeito considerável no posicionamento de conteúdos e nos resultados obtidos a partir do buscador.
Isso faz com que profissionais de Marketing Digital sejam obrigados a ficar atentos a essas mudanças, já que elas impactam seus trabalhos diretamente.
Afinal, conteúdos que antes de um Core Update figuravam nos primeiros resultados, podem cair para a segunda ou terceira página.
Enquanto isso, a mudança pode alavancar outros materiais que, antes dela, não tinham uma performance tão elevada.
É necessário entender os fatores que influenciam a análise do algoritmo e estar pronto para adaptar seu conteúdo às mudanças.
Dito isso, é hora de levantar o que sabemos sobre o March 2023 Core Update e como ele deve impactar seu site.
March 2023 Core Update: o que sabemos?
Muita coisa aconteceu desde a última grande atualização do algoritmo, o Google Helpful Content, lançado em maio de 2022.
Desde então, o principal tópico de tecnologia tem sido a evolução das inteligências artificiais, algo que se acentuou com a chegada do ChatGPT em novembro de 2022.
Portanto, é natural esperar que essa onda de novas tecnologias tenha impactado o March 2023 Core Update de alguma maneira.
Em 28 de março, o Google anunciou que a atualização já foi implementada. Com isso, deve ser possível observar seus primeiros impactos nas próximas semanas.
Embora os efeitos da atualização ainda sejam desconhecidos, profissionais de marketing digital e SEO devem se preparar com atenção aos seguintes pontos:
- Core Updates levam tempo: os crawlers do Google costumam levar semanas para concluir as mudanças e reorganizar a web.
- Fique atento aos seus números: como a atualização pode demorar, você deve ficar de olho nas métricas de posicionamento e qualidade do seu site com frequência. Elas vão te ajudar a criar um plano de ação adequado caso o domínio seja impactado pelo update.
- Qualidade é essencial: de nada adianta se atentar às métricas enquanto entrega conteúdos sem valor ao usuário. Criar materiais pensados com base nas necessidades da audiência jamais irá prejudicar seus resultados, seja qual for o core Update.
Manter uma atenção especial nesses pontos é essencial para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Além disso, a otimização contínua permite tirar proveito das novidades para alavancar suas páginas.
O que fazer caso meu site seja afetado pelo March 2023 Core Update?
Aviso: ter páginas afetadas pelo Core Update mais recente não significa ter violado qualquer diretriz do Google.
Isso só quer dizer que outros domínios estão melhor otimizados que o seu, algo totalmente reversível.
A orientação do próprio Google é de verificar quais são as páginas com perda de tráfego e posicionamento para entender o que pode ter causado esse efeito.
Para isso, faça o levantamento das páginas afetadas e responda às seguintes perguntas:
- O conteúdo desta página é original, sem plágios e cópias?
- As informações e dados utilizados no conteúdo são relevantes?
- Se comparado aos demais resultados da SERP, seu conteúdo se destaca?
- A experiência do usuário que visita sua página é positiva?
- A página está otimizada para mobile?
- Os dados inseridos contém fontes facilmente identificáveis, como links e citações diretas?
Com base nisso, já é possível ter uma boa noção do que pode ter prejudicado seu site e quais são as mudanças necessárias para superar esses obstáculos.
Os ajustes podem levar algum tempo para surtirem o efeito desejado, então não se desespere.
Espere até que os crawlers do Google consigam mapear todas as mudanças e determinar seu posicionamento mais uma vez.
A partir daí, construa um plano de ação capaz de reverter ou limitar suas perdas.
As últimas atualizações no algoritmo do Google
Apesar da atualização do Helpful Content ser a última com efeito considerável, o mais recente Core Update foi lançado em setembro de 2022, alguns meses após a chegada do “conteúdo útil”.
O September 2022 Core Update não teve grandes impactos na SERP e é considerado como uma alteração menor que as demais.
Além dessas, também tivemos três atualizações em 2020 e 2021. Ou seja, a tendência é termos novos Core Updates em 2023.
Entretanto, é hora de focar nas mudanças que o March 2023 Core Update pode causar no seu site e sair na frente da concorrência.
Prepare-se para o novo Google Core Update
O universo digital é dinâmico e vive passando por mudanças, no caso do Google, o maior buscador do mundo, não é diferente.
Como você observou durante o artigo, a empresa promove mudanças centrais no algoritmo constantemente. Portanto, é preciso se preparar para os impactos que cada Google Core Update pode causar e saber o que fazer para limitar perdas de tráfego e posicionamento.
Lembre-se, ainda, que as perdas são normais a cada mudança no algoritmo e isso não significa que você infringiu regras. Isso só quer dizer que existem outros conteúdos melhor otimizados para o que a empresa considera valioso ao público.
Com esses insumos à disposição, você já pode se preparar para este e os próximos Core Updates e fortalecer sua presença no Google! Confira nossos outros artigos e continue aprendendo:
Entenda as mudanças na internet e saiba como a sua empresa deve se comportar na Era Digital
Invista em ferramentas de Landing Page para converter mais leads!
A psicologia das cores pode deixar os consumidores de olhos grudados na sua marca!
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações