Como utilizar o Google Lighthouse para otimizar suas páginas

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Publicado: 18 de abril de 2023 | Atualizado: 25 de abril de 2023.

O Google Lighthouse é um software de código aberto criado para melhorar o desempenho de sites. A ferramenta faz uma auditoria de qualquer página e oferece insights de acessibilidade e SEO, com foco nos Web Vitals.

Sites com bom desempenho e SEO tendem a aparecer com mais frequência nos primeiros resultados da SERP do Google.

Para ajudar os sites a monitorar as métricas mais importantes que determinam a performance de uma página, o buscador criou o Google Lighthouse.

A ferramenta tem como objetivo testar diversas características de uma página e classifica em notas de 0 a 100 com base nos resultados obtidos. Dessa forma, o recurso aponta melhorias possíveis no site e sugere otimizações.

Para entender mais sobre o que é o Google Lighthouse, para que serve e como usar, continue a leitura deste conteúdo que preparamos para você.

O que é o Google Lighthouse?

O Google Lighthouse é um recurso de código aberto do Google que avalia o desempenho de páginas da web e sugere otimizações.

Para isso, a ferramenta realiza diversos testes e determina como seria a experiência do usuário ao acessar determinados sites.

A partir disso, o software oferece relatórios detalhados sobre essas métricas com sugestões de melhoria e notas de desempenho.

O Lighthouse avalia 5 fatores principais:

  • Performance (velocidade de carregamento);
  • Acessibilidade;
  • Melhores práticas;
  • SEO;
  • Progressive Web Application (PWA).

Essas métricas fazem parte do Google Core Web Vitals, conjunto de critérios usado pelo buscador para oferecer melhor experiência ao usuário.

Vale dizer que se trata de um recurso importante, porém simples de usar. Você pode adicionar a extensão “Lighthouse” ao seu Google Chrome ou usar uma linha de comando.

Com base nas notas e feedbacks sobre o seu site, você compreende o grau de qualidade que o Google associa a cada página do domínio e pode executar melhorias certeiras.

Agora, vamos entender de vez como o Google Lighthouse funciona e como você pode utilizá-lo para aprimorar seu website.

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Como o Lighthouse funciona?

Como já mencionamos, o Lighthouse realiza testes para verificar alguns critérios de qualidade em páginas da web. Ele divide essas métricas em 5 categorias. 

  • Performance: É a velocidade de carregamento do site. Ele indica quanto tempo cada elemento demora para aparecer na tela e oferece feedbacks sobre o desempenho de cada um deles. 
  • Acessibilidade: O Lighthouse analisa se o site está otimizado para que pessoas com deficiência (PCD) possam navegar com qualidade. 
  • Melhores Práticas: A ferramenta confere se a página utiliza boas práticas de programação, como bibliotecas JavaScript, HTTPS, entre outras.  
  • SEO: As otimizações de SEO On-Page também são levadas em consideração, como uso de Canonical, otimização para dispositivos móveis e estrutura do conteúdo da página. 
  • Progressive Web Application (PWA): Esse critério analisa se a página oferece uma experiência fluida e moderna, similar à de um aplicativo. 

Confira um exemplo de relatório do Lighthouse:

Print da avaliação do Google Lighthouse sobre uma página do blog da Ideal Marketing. O print mostra a nota de desempenho do endereço.

Como você pode conferir, a avaliação da ferramenta sobre o desempenho de uma das nossas páginas foi bastante positiva.

Ainda assim, ela ofereceu sugestões de otimização para conquistarmos os 6 pontos de desempenho restantes na análise:

Print da avaliação do Google Lighthouse sobre uma página do blog da Ideal Marketing mostrando sugestões de melhoria para o site.

Assim, você consegue ter uma ideia clara do que precisa ser melhorado para melhorar seus resultados no Google.

Afinal, nada melhor que uma ferramenta do próprio buscador para orientar suas otimizações, não é mesmo?

Como usar o Google Lighthouse?

Auditar uma página com o Google Lighthouse é bastante simples. O primeiro passo é adicionar a extensão ao seu Google Chrome neste link.

Você também pode usar uma linha de comando ou as ferramentas para desenvolvedores do Chrome, o DevTools.

Após adicionar a extensão ao navegador, basta ir à página que deseja auditar e clicar no ícone do Lighthouse na sua barra de ferramentas. 

Você pode escolher as categorias que deseja analisar, mas a ferramenta já vem com todas selecionadas como padrão. Com isso, basta clicar em “Generate Report” para gerar seu relatório.

A auditoria pode demorar alguns segundos para ser concluída. Quando finalizar, o Lighthouse irá abrir uma nova guia com o relatório detalhado para você conferir.

Utilizando os feedbacks da ferramenta

A menos que o Lighthouse avalie o desempenho do seu site como perfeito, a ferramenta irá disponibilizar pontos de melhoria e sugerir maneiras de realizá-las. Veja um exemplo:

Print do Google Lighthouse com feedback sobre o tempo de resposta do servidor e sugestões de melhoria.

O software recomenda uma redução do tempo de resposta inicial do servidor, com o link de um artigo do blog de desenvolvedores do Google para auxiliar na tarefa.

Todos os feedbacks seguem esse mesmo modelo, o que facilita – e muito – a realização das otimizações necessárias.

Os relatórios permitem visualizar as avaliações de cada categoria separadamente, sendo bastante intuitivos.

Para além das melhorias, o Lighthouse também mostra os elementos que estão devidamente otimizados e sugere itens para verificar manualmente.

Esses elementos não alteram a nota do seu desempenho, mas podem interferir na experiência do usuário.

Otimize as páginas do seu site!

Agora que você já conhece o Google Lighthouse e sabe como ele pode te ajudar a otimizar suas páginas, use a ferramenta a seu favor! 

Ter um site veloz, responsivo e acessível é a maneira ideal de garantir que seus esforços de marketing digital colham bons frutos. 

Coloque os insights que fornecemos no decorrer do artigo em prática e melhore seus resultados no maior buscador do mundo. 

Gostou do conteúdo? Então continue navegando pelo nosso blog para ler outros materiais fresquinhos como esse!

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