GPT-4: saiba o que mudou na versão mais avançada do ChatGPT

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de abril de 2023 | Atualizado: 12 de abril de 2023.

O GPT-4 é uma atualização do ChatGPT. A nova versão da inteligência artificial permite obter respostas a partir de imagens e é considerada mais confiável, criativa e capaz de entender instruções mais específicas que a anterior.

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre – ou utilizado – o Chat GPT. A inteligência artificial da OpenAI foi lançada em novembro de 2022 e conquistou mais de 100 milhões de usuários nos primeiros 2 meses de operação.

E mesmo com tão pouco tempo de funcionamento, a criadora do chatbot já anunciou uma versão atualizada da ferramenta: o GPT-4

Esse update é um modelo de linguagem que, assim como o original, é capaz de ter diálogos realistas com o usuário a partir das solicitações que recebe.

Porém, o GPT-4 conta com uma novidade: agora também é possível inserir imagens e obter respostas ainda mais precisas.

Vamos entender melhor o que muda na ferramenta e como o GPT-4 pode ser útil para sua empresa? É só continuar a leitura do nosso artigo.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas para te ajudar a produzir conteúdos mais assertivos

O que é o ChatGPT

A imagem mostra um homem usando o celular. Da tela do aparelho sai uma ilustração de um robô.

Chat GPT (sigla em inglês que representa Transformador Generativo Pré-treinado) é um chatbot de inteligência artificial que utiliza redes neurais e outras tecnologias para simular o pensamento humano.

Essa ferramenta é capaz de absorver inúmeros dados da internet para gerar respostas às solicitações do usuário. 

Ela é treinada utilizando o Machine Learning para garantir que os resultados gerados tendem a ser cada vez mais próximos do ideal.

O ChatGPT já está integrado aos resultados do Bing, o buscador da Microsoft, em uma parceria que promete agitar a disputa nesse mercado com o gigante Google.

Vale dizer que com a integração das ferramentas, o Bing atingiu 100 milhões de usuários pela primeira vez desde seu lançamento em 2009.

O que muda com o GPT-4?

Segundo a OpenAI, o GPT-4 é um “modelo multimodal, ou seja, capaz de aceitar entradas de texto e imagem e gerar resultados em texto”. 

Portanto, agora a ferramenta passa a ser capaz de identificar e descrever elementos de imagens, como memes e gráficos. 

Nos testes divulgados pela empresa, o GPT-4 descreve o que está acontecendo em algumas fotos com precisão. Essa função ainda não foi disponibilizada ao público.

Foto mostra um exemplo do uso do GPT-4

Respostas mais assertivas para questões complexas

A atualização aumenta a capacidade da ferramenta lidar com instruções mais específicas. 

Isso porque o GPT-3.5 (a primeira versão da inteligência artificial) apresenta dificuldades 

para gerar respostas bem elaboradas sobre assuntos complexos.

De acordo com a empresa, a ferramenta consegue gerar textos mais longos, detalhados e confiáveis. Agora, os resultados gerados chegam até 25 mil caracteres, bem mais que os 4 mil da primeira versão.

Codificação

Outra mudança importante é na codificação. A OpenAI considera o GPT-4 capaz de escrever códigos em todas as principais linguagens de programação.

Assim, os usuários iniciais do recurso conseguiram recriar jogos clássicos, como Tetris e Snake, além de codificar games autorais. 

O GPT-4 já está disponível para assinantes do Chat GPT Plus, a versão paga da ferramenta.

Testes profissionais e acadêmicos

O GPT-4 apresenta desempenho de nível humano em testes profissionais e acadêmicos. Ainda assim, seu desempenho é considerado inferior ao humano.

A versão foi testada em diversos exames para universidades e outros objetivos, e teve um resultados superior ao do GPT-3.5 em quase todos eles. 

Em um dos testes, a ferramenta ficou entre os 10% melhores, enquanto a versão anterior havia ficado entre os 10% piores.

Limitações e desafios da ferramenta

Por se tratar de mudanças sutis – segundo a própria criadora do chatbot -, as limitações da ferramenta são semelhantes às do GPT-3.5. 

Além disso, os resultados gerados continuam se baseando no período anterior a setembro de 2021. Dentre os possíveis riscos e falhas que continuam presentes, podemos citar:

  • Conselhos indevidos;
  • Bugs na geração de códigos;
  • Informações incorretas.

No entanto, com a adição e otimização das funcionalidades mencionadas, surgem outros riscos. 

Por isso, a OpenAI consultou mais de 50 especialistas em cibersegurança, biossegurança e segurança internacional para testar a atualização.

Com base nos feedbacks obtidos, a empresa treinou novos dispositivos de segurança no ChatGPT para recusar solicitações que possam causar dano.

Para evitar que pedidos válidos sejam barrados pelo algoritmo, a IA conta com uma base de dados diversa para identificar o caráter de cada input e oferecer a resposta mais adequada.

Como o Chat GPT-4 pode ajudar sua empresa

Imagem mostra um celular em uma mesa, na tela do aparelho tem uma breve explicação sobre o GPT-4.

Os benefícios da nova versão do Chat GPT são parecidos com os da anterior. Afinal, não houve uma mudança significativa na estrutura da ferramenta.

É importante saber que o chatbot não é capaz de substituir o trabalho e pensamento crítico humano, e sim ajudá-lo a executar suas tarefas.

O recurso é útil em diversas áreas do mercado de trabalho e pode contribuir com: 

  • Automatização do atendimento ao cliente;
  • Geração de pautas para estratégias de Marketing de Conteúdo;
  • Geração de relatórios complexos em poucos minutos;
  • Análise de dados com precisão e agilidade.

Integre a ferramenta ao dia-a-dia da sua empresa para otimizar tempo e recursos valiosos. 

E-book da Ideal Marketing sobre como iniciar um projeto de marketing

Use o GPT-4 com inteligência

As mudanças do ChatGPT tendem a continuar acontecendo. Afinal, a ferramenta foi lançada no final de 2022 e ainda tem muito a aprender e se aprimorar. 

No entanto, é possível usar a tecnologia a seu favor de diversas maneiras para otimizar o trabalho humano.

Neste conteúdo você aprendeu o que é o GPT-4, suas diferenças e aprimoramentos em relação à versão inicial e as limitações da ferramenta.

Também falamos dos novos riscos que podem surgir e as medidas tomadas pela OpenAI para diminuir as chances disso acontecer.

Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo? Então confira outros artigos do nosso blog que podem ser do seu interesse: 

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!