Marketing Jurídico: Dicas e Melhores Práticas para Impulsionar Seu Escritório de Advocacia
O Marketing jurídico é um assunto que já foi considerado polêmico mas que hoje é uma forma de ajudar os advogados a atingir e captar mais clientes.
Em junho de 2021, a OAB aprovou a criação de um comitê para regulamentar as práticas do marketing jurídico, de acordo com o Conjur.
Isso mostra a preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil em incentivar práticas éticas e transparentes de marketing digital aos advogados do país.
Importante para a visibilidade do escritório e para o aumento do número de clientes, o marketing jurídico já faz parte da rotina de vários profissionais da área.
Com o Marketing Jurídico, você pode atrair novos clientes, aumentar a visibilidade de sua marca e expandir seus negócios.
Vamos te mostrar melhores práticas para aplicar em suas estratégias de marketing jurídico, além de informações sobre nossos serviços especializados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é Marketing Jurídico?
O marketing jurídico consiste em um conjunto de estratégias usadas para que os escritórios de advocacia atraiam mais clientes e aumentem seus resultados observando as regras estabelecidas pela OAB.
Por muito tempo esse era um tema que era mal visto dentro da advocacia, mas, com o crescimento do marketing digital, a OAB reviu algumas regras e regulamentou essa área através do Provimento n. 205/2021.
O provimento vem para adaptar a norma à nova realidade, onde a internet é a vitrine de boas vendas e tem um alcance direto com o seu público. Hoje, quem vive fora dessa nova realidade perde tempo, clientes e um bom ambiente de crescimento no mundo atual.
Por que o Marketing Jurídico é Importante para seu Escritório de Advocacia?
Investir em estratégias de marketing ajuda a informar e educar os potenciais clientes, agregando valor para o trabalho do advogado.
Além disso, a construção de uma imagem sólida e consistente faz com que o seu cliente tenha mais confiança no seu trabalho, tendo uma comunicação mais assertiva e estratégica com o seu público. Assim, ao ter presença digital, a sua clientela será consolidada, qualificada e específica para a sua área de atuação.
Dessa forma, a conversão é estratégica e posiciona para que o escritório esteja completamente focado em seus objetivos, atuando por meio de um posicionamento com direção.
O que o advogado pode fazer?
Seguindo, então, o que é pedido pelo Código de Ética e pensando em estratégias assertivas de marketing, elaboramos práticas de marketing jurídico para o seu escritório.
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é permitido de acordo com o Código de Ética e Disciplina do Órgão.
É permitido que os advogados façam:
- Marketing de conteúdo, criando e divulgando conteúdos jurídicos e caráter informativo e educativo;
- Publicidade para tornar públicas ideias, pessoas e serviços, consolidando a presença do profissional no meio digital;
- Captação de clientela, utilizando de maneira legal as ferramentas de marketing para atrair seus clientes;
- Publicidade profissional, para fortalecer a imagem do advogado e seu escritório, de forma a gerar credibilidade para o seu trabalho e seu público.
Melhores Práticas para o Marketing Jurídico
Um marketing assertivo precisa passar por um processo dinâmico:
- Fixação de metas;
- Definir o seu público-alvo;
- Escolha os melhores canais de comunicação;
- Esteja atento à experiência do cliente.
O Marketing Jurídico pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar seu escritório de advocacia e expandir seus negócios, assim, seguir os passos é uma tarefa importante.
Ao definir metas, pratique em constância através de tarefas diárias para o seu público definido nos melhores canais de comunicação, estando sempre presente onde o seu público vai conseguir ver o seu trabalho.
Legal Design como estratégia de Marketing
Trabalhando com práticas como o visual law para otimizar documentos e contratos, o Legal Design exerce um papel importante no marketing jurídico, ajudando o profissional a se posicionar no mercado de forma a se preocupar, principalmente, com a experiência do cliente.
Isso porque, com documentos e contratos sempre otimizados para melhor compreensão e maior chance de retorno, o cliente sempre vai se lembrar do escritório como um local onde a linguagem do Direito é acessível a ele.
Trabalhar a identidade visual do seu escritório, aliada ao Legal Design, é uma excelente estratégia de marketing jurídico!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ux Doc, plataforma e blog que te ajuda a fazer documentos em Legal Design em poucos cliques.