Como fazer uma Campanha de Páscoa vendedora
É possível ir além dos ovos de chocolate para criar uma Campanha de Páscoa vendedora para seu negócio. Confira as melhores dicas para você ter ideias valiosas e melhorar seus resultados no feriado.
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário. Em termos de vendas, esse feriado aquece o mercado de chocolates como nenhum outro período do ano.
Mas, você sabia que o impacto comercial do período vai muito além disso? Segundo a Serasa, as vendas do comércio brasileiro aumentaram em 8,9% durante a semana de páscoa em 2022.
Isso porque as marcas conseguem explorar diversos elementos marcantes para a data em seus esforços de marketing digital. Ou seja, é possível construir campanhas engajadoras e conquistar novos clientes.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com diversos insights para você divulgar seu negócio com inteligência durante a Páscoa. Então abra um chocolatinho e continue a leitura!
Campanha de Páscoa: por que é importante fazer
A Páscoa é uma das datas comerciais mais importantes do calendário. Por isso, um bom Marketing de Páscoa se faz necessário nas empresas que buscam aumentar suas vendas no período.
É natural que o setor de chocolates seja o maior beneficiado, mas empresas de qualquer segmento podem se aproveitar desse feriado.
Como já mencionamos, as vendas em 2022 foram quase 9% maiores na semana da páscoa (11 a 17 de abril) que nas demais épocas do ano.
Isso representa uma forte retomada do comércio no período pós-pandemia. Afinal, em 2020, a atividade comercial durante a páscoa foi quase 33% menor que em 2022.
O grande motivo da Páscoa ser um sucesso de vendas é: ela permite inúmeras oportunidades criativas às empresas.
Assim como o natal, a Páscoa tem forte apelo estético e desperta sentimentos positivos nos clientes. No entanto, ela se passa no mês de abril e conta com um mercado aquecido e pronto para comprar.
Logo, é fundamental criar boas campanhas de páscoa para tirar proveito dessas oportunidades comerciais.
Como planejar suas Campanhas de Marketing na Páscoa
Um aspecto que não pode faltar em uma Campanha de Páscoa é a proximidade do consumidor.
Suas ações precisam despertar esse e outros sentimentos, e por isso podem ser planejadas com até um mês de antecedência.
Afinal, você precisa de tempo para estudar seu público-alvo e usar os dados coletados com inteligência na sua produção de conteúdo.
Porém, lembre-se que a Páscoa possui um significado religioso e evite abordagens que possam desrespeitar as crenças da sua audiência.
Portanto, foque em despertar sentimentos e emoções positivas, que contemplam todos os seus clientes em potencial.
Uma ótima maneira de fazer isso é oferecendo brindes, como falaremos a seguir.
Crie promoções e descontos
Seja criterioso ao criar promoções de páscoa. Pense em descontos que não machuquem sua margem de lucro no período, mas que incentivem seus clientes a comprar mais.
Você também pode oferecer brindes para quem comprar a partir de determinado valor, como ovos de páscoa ou barras de chocolate.
Tudo isso ajuda a sua marca a entrar no clima pascoal e se posicionar. Assim, você mostra ao mercado uma preocupação em promover ações personalizadas às necessidades do consumidor.
Utilize elementos típicos da Páscoa na campanha
A Páscoa tem uma identidade bastante clara. São diversos elementos que, quando vistos, são logo associados à semana.
Portanto, utilize esse simbolismo a seu favor e inclua os elementos típicos da Páscoa nas suas campanhas:
- Ovos;
- Chocolates;
- Coelho.
Você pode associar esses símbolos à marca e produtos da sua empresa de uma série de formas.
Por exemplo: marcas do ramo alimentício podem oferecer promoções especiais de carnes nos dias seguintes à quaresma. Com isso, é possível atrair consumidores que evitaram a proteína durante o período.
Ou ainda, quem trabalha com cosméticos pode explorar as possibilidades que o consumo de chocolates permite.
Crie descontos em tratamentos para a pele e produza conteúdos relacionados ao tema para enriquecer a campanha.
De qualquer forma, seja criativo para identificar as oportunidades de vendas do seu nicho e capriche na campanha!
Divulgue suas ações
A comunicação atrelada às suas campanhas é tão importante quanto qualquer outro elemento.
Afinal, de nada adianta criar a melhor campanha de páscoa do mercado e divulgá-la em canais e formatos desconectados da sua audiência.
Pense nas plataformas e tipos de conteúdo mais relevantes para o seu público-alvo. Esse é um bom ponto de partida para garantir que suas ações sejam vistas pelas pessoas que você deseja impactar.
A partir disso, aproveite os insumos que levantamos nos tópicos anteriores para personalizar suas campanhas da melhor maneira possível.
3 exemplos criativos de Campanhas de Páscoa
Agora que já abordamos o planejamento de uma boa campanha de páscoa, separamos 3 ótimos exemplos para você se inspirar:
1 – Guaraná Antarctica
Em 2021, o Guaraná Antarctica criou uma campanha para divulgar produtores de ovos de chocolate caseiros.
A “Páscoa Coisa Nossa” foi criada para estimular as vendas de pequenos negócios durante uma alta no preço dos produtos industrializados.
Além disso, o Guaraná não vende chocolates. Por isso, a marca utilizou a ação para se posicionar e gerar Brand Awareness. Confira a seguir:
2 – Cacau Show
Também em 2021, a Cacau Show lançou uma campanha com o ator Caio Castro para incentivar as compras online durante a Páscoa.
Na época, estávamos vivenciando o pico da pandemia de COVID-19 no Brasil. Logo, a ação veio em um momento oportuno e, assim como o Guaraná, serviu como uma maneira de gerar consciência de marca. Veja como ficou:
3 – Hershey’s
Em 2022, a marca de chocolates utilizou seu perfil “Hershey’s Professional” no Instagram para dar dicas de como fazer seus próprios ovos de páscoa caseiros e ganhar um dinheiro extra (ou gastar menos) durante a páscoa.
Além disso, a Hershey’s aproveitou para divulgar os próprios produtos e aumentar suas vendas no feriado. Confira um vídeo da campanha no YouTube:
Aumente suas vendas durante a páscoa!
Agora que você já sabe o que é uma campanha de páscoa vendedora e como criá-la para seu plano de marketing digital, é hora de pôr a mão na massa!
Lembre-se de planejar suas ações com antecedência, criar promoções, personalizar e promover suas campanhas nos melhores canais.
Assim, você aproveita o boom comercial desse período e encanta seus clientes para gerar vendas qualificadas.
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