Como melhorar o SEO do Youtube?

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Publicado: 17 de março de 2023 | Atualizado: 17 de março de 2023.

Se você está procurando por uma maneira de melhorar a visibilidade do seu canal, saiba que otimizar os seus vídeos para os grandes motores de busca pode ser uma ótima alternativa. Uma das opções disponíveis é o SEO do Youtube, que consiste em facilitar a busca por informações específicas, no canal de vídeos mais visto na internet.

Os números atuais do YouTube mostram que o serviço permanece sendo um ponto de referência entre as mídias digitais, embora a chegada de outros provedores tenham tornado a concorrência um pouco mais acirrada. De acordo com uma projeção da Cisco, esse tipo de conteúdo já representa cerca de 82% do tráfego da internet. 

Esta tendência mostra que os consumidores desejam ver mais conteúdos em vídeo e estão exigindo novas maneiras de se conectar à web. Pensando em ajudar a quem precisa exibir mais o seu conteúdo através desta plataforma, nesse artigo vamos mostrar como aplicar algumas técnicas de SEO do YouTube para ampliar o número de visualizações do seu canal.

O que é o SEO do Youtube?

O SEO do Youtube é o processo de otimização de um vídeo para que ele seja melhor ranqueado nas buscas do Youtube e, consequentemente, receba mais visualizações. Isso envolve algumas técnicas como a escolha das palavras-chave certas, a criação de um título, descrições atraentes e a utilização de outras estratégias de marketing de conteúdo.

Como qualquer critério de SEO no marketing digital para o Google ou os seus sites parceiros, o principal fator para ranqueamento é a relevância do conteúdo. Por isso, a entrega de um material com informações importantes e participação dos seus usuários após a publicação, mostram para as plataformas que seu material precisa estar no topo das pesquisas.

Resumindo, quanto melhor o SEO do seu canal, maiores as chances dele aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa e, consequentemente, receber mais visualizações. 

Por que otimizar o seu canal no Youtube?

As pessoas que buscam conteúdo no YouTube querem encontrar o vídeo certo para sua necessidade. Se o seu canal não estiver bem otimizado, as chances das suas produções aparecerem nas buscas diminuem consideravelmente. Além disso, um canal bem otimizado ajuda a construir uma audiência fiel e cria uma marca forte. 

Acredite: Há sempre um público específico que gostaria de ouvir o que você tem a falar e há maneiras para que isso seja monitorado e distribuído. Um exemplo é o uso de extensões para navegador (Chrome ou Firefox), – Ted Buddy e o VidIQ –  ambos permitem  fazer uma avaliação de SEO do seu vídeo, demonstrando opções para melhorar o seu posicionamento e sugestões de palavras que podem facilitar a procura dos internautas.

Essa otimização, feita da maneira correta, traz principalmente uma relevância única, pois mostra que é possível ter uma criação de conteúdo original e relevante para o seu público.

Dicas para melhorar o seu SEO do Youtube

Se chegou até aqui, mostra que você já entendeu a importância do SEO do Youtube, para ampliar público através do seus vídeos. Para nos auxiliar um pouco mais, em como colocar seu conteúdo nas primeiras posições, perguntamos a Fernando Guitti, Criador de Conteúdo Digital, como seria as melhores opções para um bom ranqueamento. Para o influencer as principais opções são:   

Otimize o título e a descrição do vídeo

O título e a descrição do vídeo são duas das principais ferramentas que você pode usar para otimizar o SEO do Youtube. Aqui estão algumas opções que irão ajudá-lo a melhorar o seu ranqueamento:

  • Use as palavras-chaves corretas, pois isso ajudará os motores de busca a classificar melhor o seu vídeo.
  • Seja conciso! Evite títulos e descrições longas e envolventes. Em vez disso, foco em ser objetivo e direto ao ponto.
  • Incentive as visualizações. Dê às pessoas um motivo para assistir o seu vídeo, mostrando algo inédito ou fornecendo informações úteis.
  • Adicione links para as suas redes sociais em seu título e descrição, para que o público possa encontrá-lo fora do YouTube.

 A importância do uso das tags

As tags são um dos elementos mais importantes para otimizar o  seu canal. Elas ajudam o algoritmo do Youtube a entender o conteúdo do seu vídeo e, assim, ranqueá-lo para as palavras-chave que foram escolhidas. Pesquisas mostram que os vídeos com as melhores tags tendem a ter um CTR (click-through rate) mais alto, o que significa que as pessoas estão assistindo e interagindo com seus vídeos. 

Além de usar as tags corretamente, é importante também fazer pesquisas de palavras-chave para descobrir quais são as melhores para o seu conteúdo. Use a ferramenta de sugestões do Google para encontrar as melhores keywords para o seu vídeo.

Uma thumbnail atraente ajuda bastante!

As thumbnails são a primeira coisa que as pessoas veem quando procuram um vídeo no YouTube, então é importante fazer uma boa primeira impressão. Por isso, use uma imagem chamativa e de alta resolução. Com ela é possível fazer toda a diferença quando nos referimos a uma boa taxa de cliques.

Outra boa dica é não exagerar nos textos da imagem! Inclua um título claro e conciso. Ele precisa ser o suficientemente interessante para convencer as pessoas a assistirem seu vídeo.

Cards e tela final

O uso de cards e tela final é essencial para direcionar os espectadores para o seu conteúdo relacionado. Adicionar cards para vídeos relacionados ajuda a manter a audiência engajada e pode aumentar o tráfego de referência do Youtube.

Além disso, certifique-se de adicionar uma tela final com informações sobre seu canal próximo ao fim do vídeo. Isso pode incentivar os espectadores a se inscreverem para receber mais conteúdo em uma próxima oportunidade.

Promova seu vídeo

A promoção de seu vídeo é essencial para melhorar o seu SEO do Youtube. Você pode promovê-lo nos seus sites, blog, e-mail marketing, entre outras opções. Uma boa dica é, se possível, dar destaque no marketing para redes sociais, que podem ajudar não só na divulgação, mas como também como fator de ranqueamento da plataforma de vídeos.

Um outro ponto que merece destaque é quando o público começa a entender o tipo de conteúdo que é oferecido. Através dele é possível usar a geração de tráfego através de links patrocinados para ampliar a visibilidade para outros públicos com mais velocidade. 

Sabemos que não é uma forma orgânica para alcançar novos espectadores como proposto no texto, mas é bom lembrar que um algoritmo, bem ranqueado, pode ajudar a ter resultados mais expressivos a custos menores. 

O mais importante: Interaja com a sua audiência

Uma das melhores formas de ranquear bem no SEO do Youtube é engajar com a sua audiência, afinal, se os usuários estão se expressando de alguma forma e você está respondendo cada avaliação, para o algoritmo da plataforma, seu vídeo pode ser considerado como um conteúdo de relevância e isso ajudará no ranqueamento das palavras chave escolhidas! 

Certifique-se de responder os comentários dos espectadores e incentivá-los a compartilhar o seu conteúdo em outras plataformas.

Prontos para começar?

Quando o assunto é Youtube, o SEO é extremamente importante. Isso porque, como o próprio site explica, “os algoritmos analisam diversos fatores para classificar os vídeos para os usuários”. Assim sendo, se você quer que o seu canal e os seus vídeos tenham mais visibilidade na plataforma, é necessário saber mais como trabalhar bem o SEO do Youtube.

Pode até parecer uma tarefa difícil, mas a partir do momento em que usar as técnicas oferecidas neste artigo, temos certeza que você irá conseguir melhorar a classificação do seu conteúdo nos resultados de busca.