Erros que podem destruir a conversão da sua página de vendas
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 28 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 28 de fevereiro de 2023.
A conversão de uma página de vendas é de extrema importância para o sucesso de um negócio, especialmente porque, ao lidar com a internet, muitos profissionais desejam ter um retorno positivo para seus projetos.
No entanto, mesmo com esse desejo, é comum que erros sejam praticados, ocasionando resultados negativos.
Neste artigo, você conhecerá os erros mais comuns que podem atrapalhar o processo de conversão da página de vendas e como é possível revertê-los para garantir uma melhor experiência com o comércio online e qualificar os seus resultados.
Erros mais comuns e que impactam a conversão
Alguns erros, que são cometidos com frequência, acabam atrapalhando, de maneira muito grave, a taxa de conversão de uma página de vendas.
Por isso, confira a seguir algumas falhas mais comuns no processo de relacionamento e como elas podem ser aniquiladas de uma vez por todas para otimizar seus resultados.
1. Tráfego do site e aproveitamento da conversão
Um dos maiores problemas encontrados em páginas de vendas é o tráfego aproveitado de maneira inadequada ou sem aproveitamento nenhum. Isso pode prejudicar, e muito, o seu negócio.
Afinal, o tráfego é tão importante quanto qualquer outro elemento que sirva para guinar a sua marca.
É importante ir além da intenção de apenas gerar visitas. Afinal, para que aquilo se torne lucrativo, será necessário transformar aquela conversão em vendas.
Aliar um alto tráfego do site com um número baixo de pedidos pode demonstrar um problema muito sério nos processos da empresa.
Para que isso não ocorra, é importante que o proprietário não dê ênfase apenas em atrair visitantes para o seu conteúdo, mas investir em atrair e se relacionar com pessoas com potencial de conversão.
Com isso, será possível captar dados de lead qualificados, tendo uma visão mais ampla do mercado atual e melhorando os resultados de conversão a longo prazo.
Isso pode ser feito com um simples botão de call to action e um formulário estratégico.
2. Canais exclusivos e restritos de comunicação
É muito comum que, na atualidade, os clientes prefiram fazer compras pela internet, conferindo todas as informações que estão disponíveis sobre um determinado produto ou serviço.
Por isso as empresas devem prestar atenção em como a página de vendas está agindo diante da modernidade.
Um erro grave, e que pode custar muito, é focar em apenas algumas redes sociais ou poucos canais de comunicação, restringindo o contato do consumidor com a empresa.
Além disso, fixar-se em apenas alguns pontos fará com que boas oportunidades sejam perdidas, bem como a chance de desenvolvimento, pois o alcance também se torna limitado.
O ideal é fazer uma pesquisa de mercado para entender onde os clientes costumam interagir com mais frequência e fortalecer a comunicação nesses canais. Contudo, outras plataformas devem ser estudadas.
Além disso, prestar um bom atendimento ao cliente – independentemente do local de contato – também fará toda a diferença para quem quer consolidar a sua própria imagem dentre tantas outras que já existem.
3. Falta de segmentação de leads
Seus leads não são os mesmos, não estão funcionando ao mesmo tempo e, dessa maneira, não podem receber um mesmo tratamento/conteúdo.
Assim, cada prospect deve ser inserido em uma posição no funil de vendas por meio de uma estratégia específica, que se adeque a cada situação, necessidades e problemas..
Um erro que vem se mostrando cada vez mais comum, e que impede conversões em vendas, é não investir na segmentação de leads.
Por exemplo, enviar uma campanha de e-mail igual para toda a sua base de clientes em potencial não é nada útil. Afinal, você pode enviar algo do fundo de funil para alguém que acabou de descobrir seu real problema, impactando na venda.
Portanto, esclareça o estágio, as necessidades e a estratégia de cada etapa do funil e qualifique os leads, segmentando corretamente os clientes em potencial.
Dessa maneira, ficará muito mais fácil chamar a atenção e converter tais contatos em compradores fiéis.
4. Uso de estratégias de baixo resultado para conversão
Estratégias fracas devem ser eliminadas rapidamente quando o assunto é página de vendas.
Quanto mais investimento for feito no projeto, maior será o desejo que ele prospere, correto? Então, pensando sob essa perspectiva, é preciso analisar o que está dando certo e modificar as páginas que não estiverem agregando resultados.
Muitas ações são adotadas há anos em um negócio, tornando-se estratégias tradicionais, mas que – por conta disso – não recebem quaisquer alterações para melhorá-la, o que pode prejudicar o desempenho a longo prazo.
É muito comum que esse tipo de estratégia se torne uma âncora para o negócio, independentemente de qual seja o ramo em que é implementada e de como fez sucesso em determinada época.
Por esse motivo, o ideal é que as boas ideias sejam acompanhadas de resultados positivos.
Para que isso seja observado de modo adequado, é crucial realizar um acompanhamento do que anda sendo praticado na sua empresa e quais resultados são alcançados com as estratégias.
Os dados, como um todo, também devem ser analisados para obter um panorama e, assim, decidir quais ações precisam ser modificadas ou descartadas.
5. Persona sem definição
Outro erro muito comum, e que pode fazer com que muitas empresas percam a sua força online, é a falta de definição de uma persona.
Esse termo consiste em um personagem a ser explorado pela empresa, sendo necessário para desenvolvimento das estratégias. Para isso, funciona como um modelo a ser seguido ao criar as ações direcionadas, garantindo qualidade na entrega de informações e produtos.
Além disso, uma landing page de vendas não pode ter apenas uma persona.
É necessário que ela segmente e aproveite os diferentes perfis de potenciais clientes, conforme o estágio do funil em que é aplicada, direcionando os clientes que estão buscando a marca para resolver os seus problemas.
Assim, um perfil é traçado para que campanhas sejam criadas com mais assertividade.
Quando não há uma persona definida, não há direcionamento nas estratégias, aumentando o investimento e reduzindo o potencial de resultado.
Além disso, quando um produto é feito sem uma pesquisa profunda, é bem possível que ele se torne obsoleto e não atenda as necessidades do público.
Conclusão
Ainda que sejam recorrentes, os erros cometidos durante o processo de conversão de uma página de vendas podem ser facilmente revertidos.
Para isso, basta prestar atenção nas dicas que foram passadas e, a partir deste ponto, investir em estratégias corretas – como o estudo do seu público e nicho de atuação – e assim obter retorno positivo.
Conteúdo produzido pelo portal herospark