Descubra o que é figital e como sua empresa pode se adaptar a esse conceito
Figital é um modelo de negócio que une o físico ao digital. Descubra como ter vantagem competitiva adotando o atendimento omnichannel e atraia mais clientes para suas lojas.
Atualmente, o mercado é mais dinâmico e competitivo do que nunca. Empresas que se limitam a operar inteiramente de forma física ou digital tendem a perder diversas oportunidades valiosas.
O cliente omnichannel tem se tornado cada vez mais popular. Isso aumenta a importância de garantir que o seu negócio possa atender seus clientes em diferentes plataformas.
Para se ter uma ideia dessa transformação, uma pesquisa da Maplink aponta que 73% das pessoas utilizam canais variados para realizar suas compras.
Nesse contexto, o modelo figital surge como uma maneira de otimizar seus canais físicos e digitais para sair na frente da concorrência.
Continue a leitura para te ajudar a entender o que é figital e adaptar a sua empresa com inteligência!
O que é figital?
Figital é a união do físico com o digital. E não, não é simplesmente uma junção de duas palavras.
Esse conceito é utilizado por negócios que integram o atendimento ao cliente em canais físicos e digitais, sendo muito popular no varejo.
Em outras palavras, uma empresa que se propõe a ser figital transmite para o consumidor que seus processos on e offline estão totalmente interligados.
Assim, é possível oferecer melhores experiências aos seus clientes, que conseguem escolher os canais mais adequados para realizar suas compras.
Um exemplo bastante comum de integração dos canais físicos e digitais é o famoso “retirar na loja”. Nesse cenário, o consumidor faz a compra pela internet e busca o produto no endereço físico.
Por que é importante adaptar sua empresa ao figital?
Adotando o conceito de figital no seu negócio, os resultados tendem a melhorar. Ainda com base na pesquisa da Maplink, 73% das pessoas são omnishoppers, ou seja, compradores omnichannel.
Portanto, a maior parte do seu público espera que você possua diversos canais otimizados para consumir da sua empresa. Ao garantir essa possibilidade, suas chances de fechar novos negócios aumentam consideravelmente.
É importante fazer um planejamento de marketing e vendas pensando de maneira antecipada, de forma que o cliente consiga comprar onde e como preferir.
Dentre os comportamentos mais comuns entre esses omnishoppers, podemos citar:
- Webrooming: pesquisa online antes de comprar em uma loja física;
- Clique e coleta: compras online para retirar em uma loja;
- Scanning: digitalização de um produto na loja para encontrar uma oferta melhor na internet;
- Showrooming: após ver um produto na loja, faz a compra no site;
- Clique e envio: compra um produto online enquanto está na loja física.
Como realizar a adaptação da sua empresa ao figital
Existem diversas maneiras de otimizar seus canais de atendimento on e offline e colocar o figital em prática no seu negócio.
Portanto, separamos algumas dicas importantes para te auxiliar nesse processo:
Implemente um chat de atendimento
Ao contar com um chat de atendimento você consegue tirar dúvidas importantes dos seus clientes em tempo real, se aproximando ainda mais deles.
Esse contato é importante, já que é uma maneira de conectar sua operação física à digital.
Ofereça a compra no site e a retirada na loja
Já citamos esse exemplo bastante usado por omnishoppers, mas vale a pena reforçar a importância de disponibilizar a retirada na loja de pedidos feitos pelo site do seu negócio.
Oferecer essa possibilidade é uma das melhores táticas para implementar seu negócio ao figital. Dessa forma, o consumidor economiza com frete, evita filas e não precisa esperar pela entrega das suas compras.
Invista em Marketing de Conteúdo
Por fim, investir em uma produção de conteúdo qualificada ajuda a atrair visitantes para os seus canais digitais e melhorar seu relacionamento com leads e clientes.
Para isso, você pode investir no Marketing de Conteúdo, planejando conteúdos atraentes e valiosos para fortalecer o laço entre você e sua audiência.
O que é necessário para aplicar o figital?
A tecnologia é fundamental para colocar o figital em prática na sua empresa. Afinal, ele consiste em uma plataforma de vendas que disponibiliza canais físicos e digitais para seus clientes.
Para isso, é necessário encontrar ferramentas e recursos capazes de realizar a integração do on com o offline, oferecendo a melhor experiência de compra possível ao consumidor. Separamos três opções para você considerar:
Business Intelligence (BI)
Business Intelligence é uma estratégia pautada em coletar dados e transformá-los em informação valiosa.
Dessa forma, a tomada de decisão passa a ser mais assertiva, já que é feita a partir de parâmetros concretos obtidos a partir da BI.
Vale dizer que para adotar a Business Intelligence não basta só gerar relatórios. Estamos falando de uma mudança cultural, em que as equipes começam a acreditar no potencial que a coleta e análise de dados (Big Data) tem no crescimento do negócio.
Enterprise Resource Planning (ERP)
Um Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema fundamental para empresas que desejam ser figital.
Essa ferramenta como serviço (SaaS) permite integrar diversos setores em uma só plataforma e é um grande catalisador para adotar a já mencionada Business Intelligence como rotina no seu empreendimento e aprimorar a tomada de decisão.
CRM
Boas plataformas de Customer Relationship Management (CRM) contribuem para aprimorar sua nutrição e conversão de leads em clientes, permitindo que você identifique e aproveite as melhores oportunidades de negócio.
Elas oferecem insights para que você compreenda as reais necessidades da sua audiência, e, dessa forma, fica mais fácil direcionar potenciais compradores para o atendimento mais adequado possível.
Una o físico com o digital para ter melhores resultados
Um dos maiores desafios que as empresas precisam superar na era digital é a capacidade de se conectar com seus consumidores.
A boa notícia é que, ao adaptar seu negócio ao conceito de figital, você consegue utilizar diferentes tecnologias a seu favor e potencializar os resultados da sua marca.
Com uma abordagem omnichannel auxiliada pelas ferramentas certas, você oferece ao comprador uma série de possibilidades para satisfazer seus desejos da melhor forma.
Foque na integração de seus canais físicos e digitais, otimizando o atendimento para assegurar que o consumidor possa transitar entre eles como preferir.
Agora você tem os insumos necessários para aderir ao figital e impulsionar o crescimento das suas vendas!
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