Aprenda como fazer a copy para e-mail marketing ideal para seus leads

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Publicado: 22 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2023.

Copy para e-mail marketing é um conjunto de estratégias desenvolvidas para prender a atenção do leitor. Entenda como sua empresa pode qualificar leads por meio de mensagens bem elaboradas.

O copywriting é um recurso valioso para qualquer estratégia de e-mail marketing. Essa técnica de escrita é utilizada para induzir o leitor a realizar uma ação planejada.

Afinal, o e-mail marketing não acaba quando o lead abre seu e-mail. Se ele não realizar a ação sugerida, sua estratégia não obterá o sucesso desejado.

Portanto, um bom copy é fundamental para atingir os objetivos da sua estratégia, qualificando sua base de leads de diferentes maneiras.

Dito isso, continue a leitura para saber como aplicar a copy para e-mail marketing corretamente e obter sucesso com as suas campanhas.

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O que é copywriting?

Podemos definir o copywriting (também conhecido apenas como copy) como uma técnica de escrita corporativa de qualidade focada em gerar conversões. 

Textos com boa copy são persuasivos e funcionam muito bem para ações de marketing e vendas. 

Ao utilizar gatilhos mentais, essa técnica ajuda a gerar vendas qualificadas para o seu negócio.

Embora ela possa ser utilizada em diversas estratégias de marketing, o e-mail marketing é a técnica que mais tem a ganhar com a aplicação de uma boa copy.

Isso porque ela auxilia seus conteúdos em todos os estágios do funil de vendas, desde a preparação para vendas até os esforços para reter clientes. 

Por que a copy para e-mail marketing é importante?

A copy para e-mail marketing é importante para direcionar seus leads a realizar ações desejadas. Assim, você consegue utilizar o e-mail marketing como um verdadeiro canal de vendas.

Parte importante dessa união são os CTAs (calls to action), que são os gatilhos pelos quais é possível induzir o lead a realizar as ações que você planejar. 

Para além de utilizar CTAs em disparos específicos, o copy para e-mail marketing permite criar fluxos complexos para cada etapa do funil, garantindo a qualificação adequada para cada um dos seus leads.

Dicas para desenvolver copy para e-mail marketing de sucesso

A imagem mostra uma caixa de mensagem do e-mail com uma notificação.

Foque em personalização

Existem elementos que precisam estar presentes em todos os e-mails que você produzir. 

Entretanto, eles precisam ter um certo grau de personalização para verdadeiramente impactar sua audiência do jeito que você deseja.

Seu objetivo é atrair a atenção dos leads e gerar conversões, certo? Para isso, é necessário destacar cada disparo, cada campanha, o máximo que você conseguir.

Encontre este equilíbrio no seu fluxo de disparos para obter bons resultados com seu e-mail marketing.

Vá direto ao ponto

Seus e-mails precisam ser claros e objetivos. O tempo do seu lead é valioso e ele não quer perder minutos do seu dia lendo um texto repetitivo e desinteressante. 

No entanto, tome cuidado para não deixar de fora o encantamento das suas mensagens, instigando seus contatos a fazer a ação desejada naquele disparo.

Afinal, até mesmo uma escrita direta precisa ter foco em conversão.

Destaque pontos importantes

Palavras em negrito ou em caixa alta chamam a atenção do leitor. No caso do negrito, é uma ótima forma de destacar pontos cruciais do seu texto.

Já o uso de caixa alta passa a impressão de que você está falando mais alto com o leitor, também funcionando como uma maneira de chamar atenção extra a determinados pontos do e-mail.

No entanto, tenha cuidado para não exagerar no uso desses recursos, já que eles estão ali para serem utilizados em momentos estratégicos do seu conteúdo. 

Use gatilhos mentais

Indo ao encontro do ponto anterior, os gatilhos mentais são bastante eficientes para copy para e-mail marketing. 

Eles são maneiras de gerar sentimentos que fazem o leitor se interessar mais pelo que está sendo ofertado, seja um conteúdo gratuito ou um produto em si. 

Dentre os principais tipos de gatilhos mentais, estão:

  • Escassez;
  • Exclusividade;
  • Prova Social;
  • Urgência;
  • Antecipação.

Você pode utilizar esses recursos do neuromarketing para otimizar sua escrita para e-mail marketing. E com isso, gerar cliques e potencializar os resultados das suas estratégias de nutrição e vendas. 

Adicione CTAs

CTAs são chamadas para ação. Sabe quando você vê um post no Instagram que termina com um “clique no link na bio”? É disso que estamos falando.

Ou seja, o CTA te ajuda a informar o leitor sobre o que você quer que ele faça.

Com isso, criar boas chamadas para ação é fundamental para redigir e-mails assertivos

Utilize verbos no imperativo ou infinitivo, unindo-os a uma linguagem acionável. Por exemplo: 

  • “Baixar e-book”;
  • “Compre agora”;
  • “Quero receber uma ligação para aumentar meus leads”.

Outro ponto importante é utilizar o CTA no início do seu e-mail, também conhecido como a primeira dobra do disparo. 

Dessa maneira, o usuário não vai precisar descer a barra de rolagem para saber qual é o intuito daquela mensagem.

Alavanque sua estratégia de e-mail marketing!

Neste conteúdo, você aprendeu o que é copywriting,qual a importância do copy para e-mail marketing e conferiu uma série de dicas capazes de alavancar os resultados das suas campanhas. 

Sendo assim, utilize esses insights para aumentar suas taxas de abertura e quantidade de cliques em cada disparo que realizar daqui para frente, atraindo e qualificando seus leads e, de quebra, aumentando suas vendas.

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