Marketing Educacional: como desenvolver a sua instituição no ambiente online

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 21 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2023.

O Marketing Educacional é um conjunto de estratégias voltadas para promover, atrair e fidelizar clientes para instituições educacionais. Confira algumas dicas para alavancar seu negócio.

O investimento em Marketing Educacional por instituições de ensino não é uma novidade. Afinal, para se destacar em um mercado extremamente competitivo, é preciso investir em táticas de divulgação.

Essas técnicas são voltadas para a atração e retenção de alunos de maneira qualificada para impulsionar instituições de ensino no ambiente digital. Para então, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar o sucesso comercial.

Entretanto, assim como em qualquer outra esfera do marketing digital, as estratégias para instituições educacionais necessitam de planejamento e ferramentas adequadas para funcionar.

Pensando na importância dessas técnicas para a sua escola, curso ou universidade, preparamos este artigo com dicas para você colocar o marketing educacional em prática.

O que é marketing educacional?

A imagem mostra um homem sentado com as mãos para cima que apontam para uma lâmpada acessa.

Marketing Educacional é um conjunto de táticas utilizadas nas mais variadas instituições de ensino para atrair mais alunos e aumentar as taxas de retenção dos clientes existentes.

É possível utilizar diferentes canais para atingir o público-alvo dessas estratégias, personalizando ao máximo a comunicação em cada um deles para obter melhores resultados.

Dentre as instituições de ensino que podem se beneficiar com o marketing educacional estão:

  • Escolas;
  • Universidades;
  • Cursos;
  • Plataformas de ensino à distância.

Essa estratégia tem como foco a criação e divulgação de conteúdos de qualidade em diferentes canais digitais. 

No entanto, é necessário ter um bom planejamento à disposição para fazer o marketing educacional funcionar corretamente na sua escola. 

É preciso estudar a concorrência, analisar que palavras-chave precisa utilizar, canais mais adequados e outros fatores importantes para assegurar uma estratégia de sucesso.

As vantagens do marketing educacional

E-book com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer

Há uma série de vantagens em divulgar sua empresa do setor educacional. Vale lembrar que, é um mercado estável e competitivo que possibilita o crescimento das instituições capazes de explorar o universo do marketing digital adequadamente.

Pensando nisso, vamos aos principais benefícios de investir nessa estratégia:

Desenvolve a comunicação com o público

A qualidade da comunicação com o seu público tende a crescer consideravelmente com o marketing educacional. 

Um dos pilares do marketing digital é o marketing de conteúdo. Essa estratégia é responsável por atrair pessoas até seu negócio por meio da criação e do compartilhamento de materiais relevantes.

Ao colocar um bom plano de conteúdo em prática para a sua instituição de ensino é possível atrair visitantes para o seu blog e outros canais de comunicação.

Com isso, é possível gerar leads qualificados e trabalhar ações de nutrição para os converter em alunos. Como por exemplo: campanhas de e-mail marketing, promoções, descontos, vantagens exclusivas e mais.

Assim, cada contato recebe conteúdos de acordo com o momento em que ele se encontra, qualificando sua comunicação como um todo.

Aumenta a captação de alunos

O aumento da captação de alunos tem tudo a ver com a sua estratégia de conteúdo. Afinal, por meio dela você consegue atrair e nutrir leads de maneira assertiva.

É importante investir em boas práticas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) para seu site e conteúdos divulgados. 

Uma otimização bem feita aumenta as chances do seu público-alvo encontrar seus materiais em pesquisas orgânicas. No entanto, essa não é a única maneira de atrair uma audiência qualificada. 

Você também pode recorrer às ferramentas de mídia paga, como Google Ads ou Facebook Ads

Esses são softwares para criação de anúncios personalizados em suas respectivas plataformas que ajudam a alcançar o público-alvo sem necessitar de esforços de SEO. 

Melhora o posicionamento no mercado

Ter um bom posicionamento é muito importante para induzir o cliente a escolher sua instituição.

O trabalho de aprimoramento da imagem e consolidação da marca é facilitado pelo marketing educacional. Ele conta com as ferramentas e os conceitos certos para trabalhar esse aspecto da empresa. 

Por meio deles, você tem meios para transmitir os valores da instituição, defender causas importantes e se firmar de uma vez como referência no setor.

Como desenvolver um marketing educacional assertivo

A ilustração mostra dois livros empilhados com um capelo de formatura em cima. Ao lado tem um diploma e dois lápis.

Separamos dicas valiosas para você desenvolver um marketing educacional assertivo na sua instituição de ensino. Confira a seguir:

Entenda a sua persona

A persona é um conceito chave para o marketing digital. Naturalmente, compreender a sua é fundamental para o sucesso da estratégia.

Trata-se de um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal, com base nas características em comum entre os seus consumidores.

No marketing educacional, a sua persona pode variar entre aluno e responsável. Isso porque, se você possui uma escola de ensino infantil, é natural que o foco seja os pais dos seus potenciais alunos.

Já no caso de uma universidade, a persona tende a ser o próprio aluno da instituição.

Em todo caso, sua persona será o tomador de decisões. É ele quem precisa ser convencido que a sua instituição justifica o investimento.

Produza conteúdos de qualidade

Existe uma série de conteúdos que você pode produzir para divulgar sua empresa do ramo educacional. 

Portanto, avalie as características da sua instituição e da sua audiência para encontrar os formatos e tipos ideais de mensagem para publicar.

Um e-book com dicas de como tirar nota máxima na redação do vestibular é um ótimo exemplo de material para uma escola de ensino médio ou curso preparatório, por exemplo.

Invista no omnichannel

A estratégia omnichannel é um grande aliado de instituições de ensino que investem em marketing digital.

Trata-se do uso de múltiplos canais de maneira integrada com um mesmo objetivo: o de capturar e converter leads em clientes.

Com essa estratégia, é possível atender seus consumidores em diferentes plataformas ao mesmo tempo.

A partir disso, você consegue agregar informações relevantes de todos esses canais para tomar decisões de maneira ainda mais assertiva.

Considere o marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores pode otimizar a aquisição de alunos. Afinal, ao firmar parcerias com influencers do seu nicho, você influencia a decisão de compra do usuário de maneira considerável e aumenta as chances de conquistar clientes.

Dito isso, não se preocupe em criar laços com os maiores influenciadores da internet. Mesmo aqueles com poucos milhares de seguidores podem proporcionar excelentes resultados.

Utilize e-mail marketing 

Utilize sua lista de contatos para compartilhar conteúdos valiosos e interessantes com sua audiência.

Aproveite o fato de que e-mails de caráter educacional costumam ser levados mais a sério que os demais, e por isso as chances do contato abrir seu disparo são grandes.

Use as redes sociais

Não existe bom plano de marketing educacional sem ao menos considerar o potencial desses canais de comunicação direta com o público.

Portanto, faça sua presença ser sentida nesses ambientes. Explore os pontos fortes da sua empresa nas diferentes plataformas de mídia social para estabelecer sua instituição de ensino no mercado e conquistar um público fiel.

Explore o marketing educacional e faça sua instituição crescer no mercado

Como você aprendeu neste artigo, o marketing educacional é a estratégia certa para impulsionar o crescimento de escolas, cursos e universidades no mercado digital.

Ela reúne os principais conceitos e ferramentas do marketing digital para estimular a chegada de visitantes ao seu site, leads e alunos qualificados.

Além disso, é possível usar o marketing educacional para reter clientes e conquistar um público fiel nas redes sociais. Tudo isso contribui para consolidar sua instituição educacional nesse mercado forte e competitivo.

Se você gostou do conteúdo e quer receber mais artigos da Ideal Marketing, continue navegando no nosso blog e inscreva-se na newsletter

E-book da Ideal Marketing sobre como iniciar um projeto de marketing

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!