Mídias sociais para pequenas empresas: saiba como seu negócio pode alcançar novos públicos e vender mais

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Publicado: 8 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 8 de fevereiro de 2023.

Trabalhar as mídias sociais para pequenas empresas é uma excelente maneira de fazê-las crescer. Saiba como utilizar esses canais para promover sua marca, alcançar novos públicos e aumentar suas vendas.

É estimado que mais de 4,7 bilhões de pessoas utilizem pelo menos uma rede social ao redor do mundo, cerca de 60% de sua população total.

Portanto, estar presente nas redes sociais é uma obrigação para pequenas empresas que desejam crescer seus negócios de maneira exponencial.

Pense que não importa o seu nicho de mercado, é certo que o seu público-alvo utiliza mídias sociais. Então não há razão para não utilizá-las em seus esforços de marketing digital, não é mesmo?

Para entender o porquê disso e os demais benefícios de fazer mídias sociais para sua pequena empresa, continue a leitura do nosso artigo!

O que é mídia social?

mulher mexendo no celular visto de cima dentro de uma rede social

As mídias sociais são canais voltados à interação entre os usuários, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

Nelas é possível compartilhar informações e se relacionar com diferentes públicos. Sendo esse um diferencial importante para pequenas empresas que buscam se consolidar no mercado.

Dessa forma, quando bem trabalhados em sua estratégia de marketing digital, as redes sociais podem elevar sua marca a um outro patamar. Isso porque, a possibilidade de crescimento dentro desses espaços é enorme.

Como as mídias sociais possuem diferentes formatos, separamos os principais:

  • Redes sociais (Facebook);
  • Blogs (Medium);
  • Microblogs (Twitter e Koo);
  • Redes multimídia (YouTube);
  • Marcadores sociais (Pinterest).

Ao entender qual é a dinâmica de cada um deles, você consegue implementar estratégias mais eficazes individualmente. Isso sem utilizar o mesmo plano de ação para todas as redes que sua empresa participa.

Por que trabalhar as mídias sociais da sua empresa?

A maior parte da população mundial utiliza redes sociais. É por isso que trabalhar as mídias sociais do seu negócio é fundamental, especialmente para pequenas empresas.

Por meio de técnicas de marketing para as mídias sociais você consegue entender o que a sua audiência está falando e sentindo em relação à sua empresa e, assim, ajustar suas táticas.

Além disso, você constrói relacionamentos sólidos com seus clientes, fazendo com que sintam uma proximidade maior com sua marca.

Tudo isso resulta em uma base de clientes cada vez mais fiéis, e, de quebra, possibilita projeções financeiras com maior segurança.

Com elas você consegue fidelizar clientes e transformá-los em defensores da sua marca, que são fundamentais para fazer o marketing boca a boca e melhorar sua reputação.

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Como desenvolver as mídias sociais para pequenas empresas

Agora que já abordamos a importância das mídias sociais para pequenas empresas, vamos às melhores dicas para você desenvolver boas estratégias nesses canais. Confira:

Entenda a sua persona

A persona é a representação do cliente ideal para a sua empresa.

Portanto, é fundamental que você entenda o que compõe esse personagem semi-fictício, a fim de implementar ações certeiras nas suas redes sociais.

Desenvolva um bom plano de ação

Desenvolver um bom plano significa definir metas e objetivos claros para suas ações.

Busque se basear em métricas que impulsionam o crescimento real (como taxa de conversão e novos negócios). Além disso, evite métricas de vaidade, como número de likes e compartilhamento das suas postagens.

Sendo assim, analise o sucesso das estratégias que você já realizou e mapeie as táticas utilizadas pela sua concorrência. Por fim, monte um calendário para distribuir seus conteúdos com boa cadência.

Utilize as plataformas ideais

De nada adianta ocupar toda rede social que você conhece e repetir suas estratégias.

Primeiramente, por se tratar de uma pequena empresa, é provável que o orçamento seja insuficiente.

Além disso, você precisa utilizar somente as plataformas que façam sentido, pensando no contexto do seu negócio, é claro.

Sendo assim, analise quais são as redes sociais favoritas da sua audiência e some às que possuem mais tração para sua marca.

Se você tem um pequeno ateliê, Instagram e Pinterest são escolhas bastante óbvias. Por outro lado, o Twitter pode não oferecer uma plataforma tão benéfica para você. Assim, seria perda de tempo usar a rede de microblog.

Crie materiais de qualidade

Seus materiais precisam ter boa qualidade para gerar valor à sua audiência.

Por isso, produza boas postagens sem exagerar na quantidade e, acima de tudo isso, sem transformar suas redes em meros canais de venda.

É claro que uma postagem comercial pode ser uma boa pedida, mas fazer isso constantemente pode deixar seu público desconfortável.

As pessoas querem materiais valiosos que respondam a suas necessidades, não constantes tentativas de vendas.

Faça um cronograma de postagens

Crie um cronograma para garantir qualidade e constância no seu conteúdo. Encontre os melhores dias e horários para postar e aborde temas de interesse da sua audiência, como notícias do setor, bastidores da sua empresa, novidades e mais.

Para isso, faça brainstorming com sua equipe, pesquise sua concorrência e se mantenha atento a novidades e tendências.

Por fim, utilize diferentes formatos de mídia, pensando no que funciona melhor em cada plataforma.

Engaje seu público

Parte importante do crescimento em mídias sociais para pequenas empresas vem do engajamento.

Por conta disso, dê atenção especial às suas interações, respondendo a todas com a atenção desejada pelo seu público.

Isso garante uma experiência positiva dessas pessoas com a sua marca, gerando relacionamentos sólidos e aumentando sua base de leads.

Demonstrar interesse no que seus seguidores têm a dizer nas mídias é uma das chaves para obter sucesso nesses canais.

Invista em publicidade nas mídias sociais

Mesmo com um orçamento limitado, os anúncios são um ótimo recurso para suas mídias sociais. Você consegue segmentar campanhas utilizando diversos filtros, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Cidade;
  • Escolaridade;
  • Bairro/Região.

Vale dizer que cada rede social possui uma ferramenta própria de anúncios, o que permite personalizar cada ação adequadamente.

Você pode impulsionar os conteúdos que quiser, ou até mesmo criar campanhas 100% promocionais. Acima de tudo, foque seus esforços no que faz sentido para o seu negócio.

Acompanhe o desempenho

Um ponto positivo das redes sociais é que elas oferecem insights gratuitos para perfis profissionais.

Portanto, antes de mais nada, garanta que a conta da sua empresa seja profissional, e não pessoal.

Assim, você consegue monitorar seus resultados para saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Com essas informações à disposição, é possível planejar seus próximos passos com mais inteligência, adotando estratégias data-driven.

É hora de colocar seu negócio no mapa

várias pessoas mexem no celular e há uma ilustração dos emojis utilizados nas redes sociais

Utilizando essas dicas de como fazer mídias sociais para pequenas empresas, seu empreendimento tende a crescer exponencialmente nesses importantes canais.

Existem diversas maneiras de impulsionar seus resultados de social media e, assim, colocar seu negócio em posição de destaque. Afinal, o público da sua empresa, seja ele qual for, está nas redes sociais.

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