Social Listening: saiba como aprimorar a comunicação da sua empresa

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Publicado: 7 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2023.

O Social Listening te ajuda a monitorar o que seus clientes estão falando em diferentes canais para melhorar sua comunicação, solucionar problemas e aumentar as vendas. Saiba como esse recurso pode ajudar a sua empresa a crescer.

Social Listening é um conjunto de ações destinado a monitorar o que está sendo dito online sobre os diversos elementos que cercam a sua marca.

Por meio dessa prática é possível criar conexões mais significativas com a audiência e solucionar problemas com mais facilidade.

Afinal, uma das melhores maneiras de fidelizar um consumidor é ouvindo o que ele tem a dizer e utilizando essas informações a seu favor.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de Social Listening e oferecer dicas valiosas para colocá-lo em prática no seu negócio!

O que é Social Listening?

homem escutando e ao fundo vários desenhos sobre as ações dentro das redes

Em tradução livre, Social Listening significa “escuta social”. É um conceito focado em se manter atento aos assuntos relacionados ao seu nicho de mercado e outros temas conectados ao seu negócio.

Ou seja, é monitorar o que as pessoas estão falando sobre você e a sua concorrência com o intuito de identificar oportunidades.

No entanto, é importante seguir as quatro etapas do Social Listening para que a estratégia funcione com qualidade.

Quais são as etapas do Social Listening?

Independentemente do tipo de empresa e dos canais monitorados, o Social Listening precisa seguir quatro etapas principais:

  1. Monitoramento: é o acompanhamento de menções sobre a marca, concorrentes e palavras-chave do seu interesse;
  2. Escuta: é a etapa que classifica essas menções de acordo com o tom utilizado em cada uma delas. Sejam eles positivos, negativos ou neutros, além da relevância dos dados obtidos;
  3. Análise: é o momento de analisar os dados coletados levando em conta o contexto da sua empresa e nicho de mercado;
  4. Planejamento das estratégias: é o momento de traçar planos de ação com base no Social Listening que você executou. Isso inclui respostas às interações nas redes sociais, criação de novos conteúdos, rebranding e mais.

Além disso, vale dizer que o Social Listening é cíclico. Ele deve ser repetido sempre que a quarta etapa for concluída, ou seja, quando suas novas estratégias já estiverem sendo colocadas em prática.

Isso não significa que você deve reiniciar o Social Listening imediatamente após concluir o processo anterior, é claro.

Dê alguns meses para que as novas ações possam ser devidamente mensuradas e forneçam dados frescos para orientar essa nova operação.

Os benefícios do Social Listening

Agora que já falamos das etapas do Social Listening, vamos aos benefícios de realizar essa escuta social na sua empresa. Confira:

Deixa a empresa atenta ao que ocorre no mercado

O listening te ajuda a se manter atualizado em relação ao seu mercado.

Isso porque, ele oferece insights importantes sobre as estratégias utilizadas por eles, te ajudando a identificar as forças e fraquezas da sua concorrência.

Assim, você pode incorporar elementos positivos às suas ações e descartar aqueles que já se mostraram ineficazes para melhorar seus resultados.

Concede maior suporte ao cliente

As redes sociais são os canais mais utilizados para fazer Social Listening, e isso não acontece por acaso.

Elas têm sido usadas cada vez mais para solucionar problemas dos clientes, já que são mais dinâmicas e próximas do consumidor do que o tradicional telefone.

Nesse contexto, empresas que fazem listening conseguem oferecer soluções rápidas e precisas para essas dores. Já que a escuta social ajuda a compreender de que maneira sua audiência deseja ser tratada.

Ajuda no desenvolvimento de produtos/serviços

Ao coletar os diversos relatos da sua audiência, é possível identificar padrões e os utilizar para desenvolver produtos e serviços estratégicos.

Quando diversas pessoas reclamam de uma mesma característica sobre um produto específico, por exemplo, você tem um direcionamento claro: precisa investigar esse problema e encontrar um jeito de solucioná-lo.

Maiores oportunidades de Social Selling

O Social Listening te apresenta com uma oportunidade de se destacar e conquistar novos clientes.

É possível identificar as lacunas deixadas pela sua concorrência e preenchê-las com as soluções adequadas, posicionando sua marca como autoridade durante o processo.

Além disso, você pode utilizar a pesquisa de palavras-chave, por exemplo, para encontrar novos consumidores para a sua empresa, entre outros recursos importantes.

Dito isso, é preciso ter cuidado para não realizar juízo de valor ou opinar sobre seus concorrentes durante seus esforços de Social Selling para não passar impressões equivocadas sobre a sua marca.

Permite pesquisas de Marketing

O Social Listening é um dos meios mais eficientes para você realizar importantes pesquisas de marketing e aprimorar suas estratégias.

Um bom exemplo disso é a sua persona: ao escutar sua audiência, você passa a entendê-la com mais profundidade e consegue criar um perfil mais preciso do seu cliente ideal.

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Como praticar um bom Social Listening

Há três pontos que você precisa garantir na sua estratégia de Social Listening para obter sucesso. Vamos a eles:

Escolha as palavras-chave ideais para monitorar

A definição das palavras-chave certas para monitorar é a parte mais importante do listening.

Pense cuidadosamente nesses termos, considerando fatores como erros de digitação ou abreviações do seu nome.

Com base nisso, o Social Listening da Ideal Marketing precisa incluir termos como “IM”, “Ideal MKT”, “Ideal Market” e “Ideal” na pesquisa, e assim por diante.

No mais, você deve separar suas menções em positivas, negativas e neutras para melhor entender a sua reputação online.

Tenha sensibilidade com o público

Ao mapear suas menções você consegue utilizar o tom adequado para lidar com os diferentes tipos de interação com o seu público.

Além disso, é preciso ter sensibilidade para entender se aquele diálogo requer uma resposta da sua empresa para o usuário ou não.

Por exemplo: dúvidas e sugestões podem (e devem) ser respondidas, enquanto algumas observações não necessitam de uma interação.

É necessário ter esse bom senso para não gerar desconforto no usuário e prejudicar sua imagem.

Encontre e interaja com parceiros

Um bom listening te ajuda a encontrar defensores de marca. Para isso, você precisa criar conexões com pessoas que se identifiquem com a sua empresa e o seu nicho de mercado.

Dessa forma, você estimula o marketing boca a boca, que é uma ótima maneira de fazer publicidade sem grandes investimentos.

Ferramentas para o Social Listening

quatro pessoas com notebooks nas mãos, discutem sobre as redes sociais

Antes de finalizar o artigo, é importante citar algumas das melhores ferramentas que você pode utilizar para implementar o Social Listening na sua empresa. São elas:

  • Audiense;
  • Google Trends;
  • BuzzSumo;
  • Hootsuite Insights;
  • Brandwatch.

Com elas, você implementa o processo de escuta social com qualidade e consegue basear suas estratégias em dados concretos para impulsionar o seu negócio.

É hora de apostar no Social Listening!

Agora você já entendeu a dinâmica e os benefícios que essa prática proporciona para o seu negócio.

Sendo assim, é hora de apostar no Social Listening para melhorar a comunicação e impulsionar o crescimento da sua marca.

Portanto, estude as melhores plataformas para utilizar na sua estratégia e coloque os insights que adquiriu no texto em prática para garantir eficiência na sua escuta social.

Além disso, para se aprofundar ainda mais sobre comunicação nas redes sociais, se inscreva em nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

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