4 dicas para turbinar o marketing empresarial de forma inteligente!
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 31 de janeiro de 2023 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2023.
Há muitas maneiras de definir o marketing! Trata-se da ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para atender às necessidades de um público-alvo com rentabilidade. O marketing empresarial não é diferente e, portanto, reúne todas as ações de marketing que são aplicadas no dia a dia de um negócio, visando sempre uma estratégia para criar valor e não apenas responder à demanda do mercado.
A seguir vamos explicar como é possível melhorar o marketing da sua empresa de forma inteligente e simples!
Qual seu modelo de negócio?
O modelo de negócio, também conhecido como Canvas, é basicamente sobre o que é seu negócio, a solução. Ou seja, o que você está vendendo para seu público.
Então, seja um produto, serviço, negócio, oferta ou ideia que gere interesse e – consequentemente – faça o público-alvo comprar é considerado o modelo de negócio.
Parece óbvio, mas há diversas empresas que possuem um bom produto e não sabem como estruturar seu negócio de modo a evidenciar seus diferenciais e sobre o que é realmente a solução.
Por isso, se você não tem certeza de qual modelo de negócio seguir, selecionamos os modelos mais usuais do mercado:
- B2C (business to consumer): produto ou serviço destinado ao consumidor final, como supermercados, salões de beleza, lojas de vestuário e outros;
- B2B (business to business): foco na venda de soluções de empresas para empresas, com maior relevância do aspecto racional do relacionamento. Alguns exemplos são os setores atacadistas, mineradoras e fornecedores do ramo industrial;
- B2B2C (business to business to consumer): empresas que oferecem o produto ou serviço diretamente ao consumidor, por intermédio de um marketplace, são exemplos o Mercado Livre, Americanas e Amazon, entre outras grandes marcas;
- SaaS (software as a service): fornecimento de licença para uso de um software online, sem necessidade de download e mediante o pagamento de uma mensalidade.
- Franchising: um terceiro, ou seja, franqueado, paga pelo direito de uso da marca e da estrutura de gestão de uma empresa por tempo indeterminado. Exemplos bem conhecidos são McDonald ‘s, Arezzo, L’Occitane au Brésil entre outras grandes marcas.
- Economia colaborativa: modelo no qual as partes adquirem produtos e serviços de forma compartilhada, como ocorre em serviços de transporte, hospedagem e espaços de coworking.
- Adware: monetização que acontece por meio da publicidade em aplicativos e sites de acesso gratuito, tais como Google e Facebook.
- Freemium: produto oferecido de forma gratuita ao público consumidor, tendo como pano de fundo a cobrança de um valor para obtenção de recursos adicionais, como Spotify, Canva, Deezer entre outras grandes marcas.
Conheça agora as 4 dicas para turbinar seu marketing empresarial de forma estratégica, considerando seu público e modelo de negócio.
- Conheça o mercado
A experiência de compra do produto é que o consumidor irá adquirir.
É preciso criar vínculos com seu público, desenvolvendo o relacionamento do cliente com a marca.
Para isso, é necessário conhecer o mercado em que sua empresa é atuante, entendendo os distintos perfis de consumo.
O primeiro passo em qualquer campanha de marketing de sucesso, não importa o negócio/produto/serviço que está sendo oferecido ou vendido, é a compreensão do mercado – sendo fundamental para se comunicar de forma correta.
Conhecer o seu público-alvo é essencial para definir as estratégias de marketing que devem ser implementadas e o conteúdo que será utilizado nas campanhas. Por isso, se pergunte: O que você precisa saber sobre esse público e nicho de mercado?
O objetivo do marketing empresarial é atingir os clientes com resultados positivos.
- Mensagem a ser transmitida
A mensagem é o que será entregue para o público-alvo. Esse é um dos principais pontos do marketing empresarial,.
Ao conseguir associar o produto a algo que o público-alvo gosta, ele será mais facilmente persuadido a comprar.
A mensagem também pode ter um efeito prático sobre as vendas de produtos e serviços, de uma forma atraente para o seu mercado.
- Utilize as redes sociais corretamente
Muitas pessoas acreditam que o marketing é apenas divulgar suas ideias e produtos na internet.
Contudo, além disso, é necessário saber exatamente o que está sendo vendido e onde seu público está presente digitalmente.
Estar em todos os lugares torna-se ruim, pois dificilmente conseguirá ter uma presença qualificada. Além disso, muito provavelmente seu público-alvo não estará em todos os canais.
Consequentemente, esforços acabam sendo inúteis, já que seu produto está chegando em clientes fora do espectro de venda.
O mercado não é um só, há mercados distintos mesmo para ramos semelhantes. Por isso, entender as diferenças e nuances entre os perfis do público é crucial.
Assim, com o conceito fundamentado, é possível saber se o cliente:
- Navega mais tempo nas redes sociais;
- Atenta-se às propagandas online ou offline;
- Faz compras online ou somente presencial;
- É influenciado por outras pessoas ou por lançamentos;
- Apenas especula ou converte;
- Possui ticket médio ou compra somente uma vez.
São pequenas análises que fazem com que o marketing empresarial tenha precisão para atrair o cliente em meio a um turbilhão de incentivos na internet, inclusive em redes sociais como o Instagram.
- Entenda o funil de vendas da empresa
A ideia do funil é ajudá-lo a visualizar o processo de compra do cliente. Ou seja, sequência de tarefas que o cliente terá que cumprir na jornada de compra, percorrendo no relacionamento com a marca.
O conceito do funil é realmente muito valioso, pois ajuda a orientar o processo de tornar um usuário interessado em um cliente em potencial, e posteriormente em cliente efetivo e fidelizado.
Nesse sentido, o funil de vendas funciona como um ciclo, em que o primeiro passo da estratégia é despertar o interesse do cliente.
Neste ponto, ele não sabe se tem o problema ou se acabou de descobrir uma necessidade. Por isso, desperte o interesse por assuntos relacionados ao problema até que ele tome consciência de como tal questão o afeta, identificando que precisa solucionar essa dor.
Depois, é preciso mostrar todas as formas possíveis de solucionar esse problema, como usando seu produto, e os benefícios desse investimento. Mas lembre-se, esse ainda não é o momento de pensar unicamente na conversão de venda.
Ao final do funil, o cliente já está disposto a pagar por seus serviços e confia em sua marca.
Ou seja, é hora de mostrar a ele o quanto o seu produto é bom e como vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Esse post foi escrito pela BDDB.ag, uma agência de design com mais de 20 anos de experiência e foco em gestão de marca, branding estratégico e presença digital.