Lead Magnet: como desenvolver conteúdos certeiros para atrair leads

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Publicado: 31 de janeiro de 2023 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2023.

Lead Magnet é um material gratuito criado para uma troca de informações com o público. Saiba tudo sobre essa estratégia e aprenda a despertar o interesse dos usuários com conteúdos de qualidade.

O Lead Magnet é uma das maneiras mais eficazes de atrair leads qualificados para as empresas. 

Ele funciona da seguinte forma: você oferece um material valioso gratuito ao usuário e, em troca, ele compartilha seus dados e informações de contato com você.

Isso torna o Lead Magnet uma estratégia de grande valor para diversas empresas, especialmente as que possuem dificuldades na hora de converter visitantes em leads.

Essa prática engloba algumas “sacadas” inteligentes que estimulam o usuário a realizar algum tipo de ação dentro do seu site. 

Mas para entender melhor como um Lead Magnet funciona e saber o utilizar no seu próprio negócio, continue lendo o nosso conteúdo!

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O que é um Lead Magnet?

lead-magnet

Um Lead Magnet é um conteúdo de qualidade que é oferecido à sua audiência em troca de informações como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Site da empresa;
  • Quantidade de funcionários;
  • Interesses principais.

Quando um usuário compartilha essas informações com você, ele automaticamente se torna um lead. Ou seja, um contato que pode ser transformado em cliente.

Portanto, o Lead Magnet funciona como uma maneira de converter esses visitantes em uma oportunidade de negócio para a empresa.

Entretanto, para que um material possa ser, de fato, um Lead Magnet, ele precisa gerar valor à sua audiência. 

Ele precisa ser construído com base na persona, personagem fictício criado para representar o cliente ideal. Para garantir que as dores e necessidades dos seus clientes em potencial sejam atendidas.

Afinal, de nada adianta criar conteúdos extensos que são incapazes de dialogar com as pessoas que você deseja converter.

Muito pelo contrário: faça sua audiência se sentir recompensada por ter compartilhado aquelas informações com você. Quanto maior o valor que seu conteúdo oferecer, melhor é a condição em que os seus leads são captados.

Vantagens que o Lead Magnet oferece

Que o Lead Magnet é importante para aumentar o seu número de leads, você já sabe, mas os benefícios não param por aí. Por isso, separamos os principais: 

Aumenta suas chances de conquistar novos clientes

Quanto maior é a sua geração de leads, maiores são as chances de você conquistar novos consumidores. 

Isso porque um lead já conhece a sua empresa – afinal, ele compartilhou suas informações com você em troca de um benefício. Ou seja, você já tem um bom ponto de partida para o transformar em cliente.

Gera uma base de dados sobre seus contatos

O Lead Magnet permite que você obtenha diversas informações sobre seu público-alvo.

Essa base de dados é uma ferramenta valiosa para você fazer a nutrição dos seus leads, criar ou aprimorar suas pessoas. Além de, traçar estratégias de Marketing Digital cada vez mais assertivas.

Permite fidelizar o público

Uma forma eficaz de fidelizar a sua audiência é por meio de conteúdos qualificados.

 O Lead Magnet  é exatamente isso: um material que oferece valor ao público e o mantém interessado no que a sua marca tem a oferecer. 

Aumenta a autoridade da marca

Ao oferecer Lead Magnets você gera autoridade para a sua marca, já que compartilha conhecimento gratuito e acessível a pessoas que possuem interesse nesses materiais.

Como esses conteúdos agregam valor, o lead passa a confiar na sua empresa e a fazer avaliações positivas sobre ela na internet de maneira natural. 

Esse Marketing boca a boca, por sua vez, é uma das formas mais eficientes de melhorar sua imagem e gerar autoridade para a sua empresa no mercado. 

Como sua empresa pode criar um Lead Magnet de sucesso?

Para criar bons Lead Magnets e melhorar sua estratégia de Inbound Marketing, é preciso cumprir alguns requisitos importantes. Confira:

Entenda sua Persona

É fundamental entender sua persona para fazer um bom Lead Magnet. Afinal, isso requer que você saiba quais são as dores e dúvidas das pessoas que deseja alcançar com aquele material.

Você pode coletar essas informações em posts antigos, nas redes sociais e, é claro, na sua base de leads atual.

Ao ter essas ferramentas à sua disposição, você consegue focar em conteúdos que verdadeiramente atendam às necessidades do seu público-alvo.

Estruture o seu conteúdo 

Um Lead Magnet precisa ser objetivo e cumprir o papel que ele se propõe. Por isso, o ideal é que você não elabore um material denso e cansativo, mas algo que satisfaça o seu leitor com clareza. 

Além disso, um conteúdo bem feito e direto ao ponto estimula o usuário a buscar por outras produções. 

Divulgue seus Lead Magnets

Faça a divulgação dos seus Lead Magnets no site, blog, e-mail, redes sociais e quaisquer outros canais que a sua empresa utilizar.

Leads Magnets mais conhecidos

Entre os tipos de Lead Magnets mais usados, podemos citar: 

  • E-books;
  • Webinars;
  • Infográficos;
  • PDFs;
  • Checklists;
  • Planilhas;
  • Cursos;
  • Modelos/Templates editáveis.

Além desses, existem outros diversos formatos de Lead Magnet que você pode produzir. Tudo depende do que faz sentido para o seu negócio, é claro.

Dito isso, nos exemplos acima você encontra uma série de possibilidades para criar conteúdos valiosos e atrair leads de qualidade para a sua empresa.

Crie bons Lead Magnets para o seu negócio e obtenha resultados incríveis

Não é exagero dizer que é possível ter excelentes resultados com bons Lead Magnets à sua disposição. 

Afinal, com uma atração de leads qualificados funcionando a seu favor, é meio caminho andado para você conquistar novos clientes e aumentar o faturamento.

Pense que um lead é, por natureza, um contato que possui algum conhecimento sobre o seu negócio e as suas soluções. 

Logo, eles estão mais inclinados a contratar suas soluções do que um usuário que jamais interagiu com você. Dessa forma, os Lead Magnets também qualificam o processo de atração de clientes da sua empresa.

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