Aprenda a melhorar a classificação da sua empresa com o Google Local Pack

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Publicado: 25 de janeiro de 2023 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2023.

O Google Local Pack (ou Google Map Pack) é um recurso que te ajuda a encontrar os negócios mais relevantes nas pesquisas por estabelecimentos locais. Saiba como ele funciona, seus recursos e como aproveitá-lo para atrair clientes.

O Google Maps é a principal ferramenta de localização da internet. Isso porque ele ajuda o usuário a encontrar endereços, fornece diversas opções de trajeto e conta com informações em tempo real.

Portanto, se um cliente em potencial quer saber onde fica determinado restaurante que ele ouviu falar, é só pesquisar no Google Maps e traçar a rota que preferir.

Mas além de tudo isso, o Maps possui um recurso bastante valioso para negócios que dependem de tráfego web-to-store: o Google Local Pack.

Continue a leitura para saber mais sobre essa ferramenta e como tirar proveito de seus benefícios.

O que é Google Local Pack?

O Google Local Pack é uma seção de destaque nos resultados de buscas locais do Google que mostra 3 estabelecimentos na região da pesquisa.

Por exemplo, se você pesquisar “restaurante Rua Augusta” no Google, o Local Pack vai te apresentar o mapa com todos os restaurantes da região:

exemplo de restaurantes

Esse é o chamado Local Pack, um conjunto com 3 estabelecimentos locais que o Google julga como sendo os mais relevantes para cada pesquisa.

Eles são escolhidos com base na relevância atribuída a eles pelo Google, que avalia cada negócio com base na reputação e otimização das fichas do Google Perfil da Empresa – antigo Google Meu Negócio.

O Local Pack fica posicionado acima da SERP, a página de resultados de pesquisa do buscador, o que gera grande relevância para os lugares que se fazem presente nesse “pacote” do Google Maps.

Afinal, isso permite ao cliente entrar em contato com você, localizar seu endereço físico em um clique, checar as avaliações do negócio e visualizar imagens do local.

Como as pesquisas locais do Google funcionam?

o que é google local pack

As pesquisas locais do Google são aquelas em que o objetivo do usuário é descobrir algum lugar por perto de onde ele está ou em uma região específica.

Afinal, o buscador utiliza os itens a seguir para determinar se uma pesquisa é local:

  • Pesquisas com termos como “perto de mim”, “próximos” e “por perto”;
  • Pesquisas com nomes de bairro, rua, cidade ou qualquer tipo de indicação geográfica;
  • Pesquisas simples de estabelecimentos físicos, como “padaria”, “supermercado”, “restaurante”, etc.

Dessa forma, fica claro que o Google considera uma boa quantidade de pesquisas como sendo locais – assim, o seu negócio tem mais chances de aparecer no Google Map Pack.

Importância do Google Local Pack

O Local Pack aparece em quase todas as pesquisas locais do Google e resulta em diversas visitas aos estabelecimentos representados neste recurso.

Portanto, é importante que negócios físicos apliquem boas estratégias de SEO local para aumentar o tráfego e gerar mais vendas.

Além disso, ter um bom ranqueamento no Google Local Pack é o ganho de uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Afinal, se você está bem posicionado no Map Pack e seu negócio passa a gerar mais tráfego e obter novas vendas, é natural que ganhe mais avaliações e visibilidade em um mercado competitivo.

O Local Pack também permite que você insira botões de chamada para ação (call to action) para facilitar o contato do visitante, que pode ligar para a sua empresa, reservar uma mesa, visitar seu site ou traçar uma rota para o estabelecimento em poucos cliques.

Com esses benefícios, fica claro que o seu negócio tem muito a ganhar com um bom posicionamento no Google Local Pack.

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Como sua empresa pode utilizar o Google Local Pack

Antes de qualquer coisa, é fundamental garantir que suas fichas no Google Perfil da Empresa estejam atualizadas.

Essas informações são importantes para que o buscador consiga identificar o seu nicho de mercado e conseguir mensurar a relevância do seu perfil e, assim, posicioná-lo no Local Pack.

Os dados mais relevantes são:

  • Nome da empresa, telefone, horário de funcionamento e endereço;
  • Categoria principal (nicho de mercado) e categorias secundárias;
  • URL do site;
  • Descrição;
  • Imagens;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Google Posts;
  • Google Mensagens.

Quanto mais informações sobre a sua empresa você preencher no Google Business Profile, maiores são as suas chances de aparecer no Local Pack.

Otimize seu negócio e melhore seus resultados

O Google Local Pack serve para ajudar o usuário a encontrar seus locais favoritos e descobrir novos com uma simples pesquisa no buscador mais popular do mundo.

Para você que possui um negócio físico, aparecer no Local Pack pode fazer toda a diferença.

Portanto, aplique estratégias de SEO Local, otimize seu perfil no Google Perfil da empresa e melhore seu ranqueamento no Map Pack, gerando tráfego online, visitantes locais e aumentando as vendas.

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