Como iniciar um negócio digital

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Publicado: 10 de janeiro de 2023 | Atualizado: 10 de janeiro de 2023.

Você sabe como iniciar um negócio digital? Atualmente, essa é uma das áreas mais promissoras por conta do avanço cada vez maior da tecnologia e da consolidação da internet como um ambiente de negócios.

O que é um negócio digital?

A revolução da web veio para ficar, portanto, todos nós vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada. Assim, é natural que esse processo de digitalização também afete os modelos de consumo.

Nesse sentido, o negócio digital é um tipo de atuação que, a partir da tecnologia, desenvolve e comercializa produtos e prestação de serviços para o mercado consumidor. 

Quando falamos de negócio digital, ele pode tanto ser uma empresa que nasceu totalmente digital ou uma empresa tradicional mas que buscou se adaptar a esse mercado. Em ambos os casos, a operação através da internet é um fator importante.

Por que mais pessoas se interessam em abrir negócios digitais?

A ampla oferta de possibilidades e a expansão do marketing digital são alguns fatores que explicam porque cada vez mais pessoas buscam empreender por meio da internet. 

Alguns portais possuem uma lista de vagas para marketing digital muito extensa, comprovando mais uma vez a necessidade do mercado para isso.

Outro fator positivo é que a barreira de entrada é bem menor do que abrir um negócio físico, e há ainda outras facilidades, como poder trabalhar diretamente da própria casa.   

Escolha um segmento de mercado

O primeiro passo antes de abrir um negócio digital é definir em qual nicho você deseja atuar. Isso é muito importante nesse ambiente porque há muita concorrência em todas as ofertas de produtos ou serviços.

Então, ter um foco prioritário ou privilegiar uma área na qual você já tenha alguma expertise são fatores decisivos para alavancar a marca nesse mercado.

Entenda a demanda

Após a escolha do seu segmento ou nicho de atuação, é essencial analisar se o produto ou serviço que você pretende oferecer tem uma demanda suficiente. Afinal, é mais efetivo atender um mercado em que o público seja amplo.

Por isso, observe bem qual o tamanho da demanda do segmento e a sua tendência de crescimento para ter certeza de que vale a pena investir. 

Passo a passo para desenvolver um negócio digital

Todo e qualquer negócio digital de sucesso ocorreu, em parte, com base em estratégias e investimento em marketing digital. 

É fundamental entender neste ponto que o marketing digital é o modo de fazer publicidade dos produtos e serviços no ambiente online. 

Assim, é um segmento que já contém especificidades próprias às demandas digitais, diferente do marketing tradicional. 

Inclusive, antes mesmo de pesquisar sobre o seu segmento de negócio, é interessante estudar marketing digital. Esse é um pilar essencial para que o seu negócio adquira visibilidade e atraia potenciais clientes. 

Fundamentos para começar no marketing digital

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing digital, você precisa entender quem é o seu público-alvo e quais são as suas principais dores. 

Também é preciso observar qual linguagem eles utilizam, em quais redes sociais eles mais estão presentes e o que os motiva a encontrar soluções para os seus problemas. 

Isso só para começar, o marketing digital é um tema muito amplo e que permite criar estratégias bastante personalizadas. 

Crie um MVP do seu negócio digital

A sigla MVP significa Mínimo Produto Viável e é um termo bastante comum no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Basicamente, significa testar o seu negócio de forma simples antes de investir de forma significativa.

É possível realizar esses textos através da criação de páginas gratuitas, como landing pages na Wix e WordPress. 

A análise dos resultados dos testes deve ser feita de forma aprofundada para verificar o que funcionou ou não e, então, investir em uma plataforma completa. 

Crescimento do e-commerce

Desde o início da pandemia de covid-19 o mercado de e-commerce apresenta crescimentos contínuos no Brasil. E ele não dá indícios de que vá retroceder, ao contrário. 

Portanto, se você já tem um pequeno negócio físico ou pretende começar a revender produtos, considere investir na venda digital.

Vantagens do comércio eletrônico

Algumas das vantagens do e-commerce são que você tem uma loja aberta 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Além disso, com as estratégias certas, você está sempre atraindo novas pessoas interessadas.

Ao mesmo tempo, para evitar problemas, é importante investir em uma plataforma segura e com ótima navegabilidade e layout. Ter um bom processo de logística e um relacionamento constante e direto com os clientes são outros fatores que ajudam a ter sucesso. 

Dropshipping

Dentre as modalidades atuais de e-commerce, uma das que mais cresceu foi a de sites de dropshipping. 

Nesse modelo de negócio digital, o vendedor atua com produtos importados (que podem ser nichados, ou com uma variedade deles) a partir de encomenda constante ou sob demanda, mas sem que seja necessário ter um estoque próprio.

O crescimento de gigantes do varejo online da China e sudeste asiático está diretamente relacionado ao dropshipping, pois a maioria dos produtos importados se origina desses países. 

Para auxiliá-lo no processo, é possível aprender sobre dropshipping através de canais do Youtube e sites dedicados ao tema, até mesmo de outros empreendedores que trabalham com esse segmento. 

Atualmente, muitas pessoas que iniciam seu negócio digital o realizam através do modelo de dropshipping. Isso porque nessa técnica o objeto ou estoque fica a cargo do fornecedor. Portanto, os lojistas virtuais não precisam se preocupar com a logística. Isso permite que você se concentre em divulgar sua marca. 

Texto desenvolvido pelo Divulga Vagas, um portal de empregos sem custos para empresas e candidatos.