Social Analytics: o que é e como analisar os dados das suas redes sociais
Social Analytics é a análise e interpretação dos dados gerados pelas redes sociais de uma pessoa ou empresa. Confira como compreender métricas importantes e aprenda a se aproximar de diferentes públicos.
As redes sociais desempenham um papel fundamental para mensurar a opinião pública. Afinal, elas geram uma grande quantidade de informações sobre bilhões de pessoas ao redor do mundo diariamente.
Por isso, utilizar o Social Analytics para analisar esses dados é muito importante para empresas que buscam compreender suas audiências e ter um diferencial competitivo.
Além de ajudar na coleta e entendimento de informações obtidas das suas redes sociais, o Social Analytics auxilia na criação de estratégias de Marketing mais eficazes.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender o conceito de Social Analytics e saber como o utilizar corretamente no seu negócio.
O que é Social Analytics?
Social Analytics é a coleta, análise, monitoramento e interpretação de dados gerados nas mídias sociais de uma empresa. As principais interações digitais analisadas são:
- Comentários;
- Tempo de leitura;
- Mensagens;
- Cliques;
- Compartilhamentos;
- Downloads;
- Vendas.
Assim, é possível identificar padrões e criar estratégias baseadas nessas informações para melhorar seus resultados de social media.
Porém, antes de analisar os dados digitais e colocar estratégias de otimização das redes sociais em prática, você precisa obter essas informações.
Esse processo de “escutar” o que é dito nas redes sociais é conhecido como Social Listening, parte fundamental do Social Analytics.
Um bom Social Listening pode ser feito manualmente ou com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para identificar problemas e oportunidades nas redes sociais.
Ao unir esses dois recursos é possível reformular toda a estratégia. Afinal, são métricas geradas pelo seu público-alvo.
Qual a importância do Social Analytics?
A análise de métricas e interpretação de textos nas redes sociais pode gerar uma série de benefícios para o seu negócio. Vamos aos principais:
Identificar tendências
Ao escutar sua audiência você consegue identificar o que as pessoas mais gostam de consumir e até mesmo o que elas sentem falta no mercado.
Dessa forma, é possível lançar produtos e serviços para suprir essas lacunas e gerar autoridade à sua marca.
Escutar a concorrência
O monitoramento dos seus concorrentes pode abrir diversas portas. Afinal, você consegue perceber o que eles estão fazendo de errado e tirar proveito disso.
Melhorias nos seus produtos e serviços
Esses dados também permitem que você compreenda as melhorias que podem ser feitas nos produtos e serviços, ou até mesmo as oportunidades que podem ser aproveitadas.
As principais métricas de Social Analytics
Com a grande variedade de dados coletados nas mídias sociais é possível analisar uma série de métricas pertinentes para o seu negócio.
Esse estudo pode ser feito utilizando os relatórios gerados nas redes, como o Facebook Insights, ou com o uso de ferramentas como o Google Analytics e o Meta Analytics.
Seja qual for a sua escolha, as principais métricas de Social Analytics para você mensurar são:
Brand Awareness: o Brand Awareness é a percepção do público sobre a sua marca;
Taxa de rejeição: é o número de vezes que a página foi bloqueada, denunciada, recebeu unfollow ou dislike;
Número de impressões: é a quantidade de usuários que visualizaram as postagens;
Engajamento: é uma taxa calculada a partir da quantidade de interações que um post recebeu, como curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros. Esses também são conhecidos como métricas de vaidade.
Como usar o Social Analytics na prática?
Para fazer a aplicação prática do Social Analytics e melhorar seus resultados nas redes sociais, você precisa seguir alguns passos importantes:
Aprimore sua persona
A coleta de dados do Social Analytics permite que você aprimore a persona do seu negócio. Ela é um personagem semi-fictício que representa o seu consumidor ideal.
Ao realizar essa mensuração dos dados digitais é possível aprimorar sua persona e criar conteúdos cada vez mais específicos para o público.
Segmente anúncios
Os Social Analytics também podem servir para segmentar os anúncios. As informações de engajamento dão uma boa ideia do que funciona melhor com o seu público, e com isso, dá para otimizar campanhas e obter resultados melhores.
Escolha os dias e horários ideias para postar
Quem determina os melhores dias e horários para as postagens nas redes sociais é o público. Portanto, utilize os dados para definir o calendário de publicações com base nas preferências da sua audiência.
Fique de olho nas tendências
É fundamental se manter atento às necessidades da audiência. Portanto, fique atualizado com as hashtags mais populares e os assuntos do momento para lançar os produtos certos e se aliar às marcas e influenciadores adequados.
Saiba extrair e aproveitar os dados das suas redes sociais
Quando se trata de coleta de dados, cada rede social têm suas especificidades. Em alguns casos é preciso mudar para um perfil profissional, entre outros fatores.
Portanto, vamos entender como fazer Social Analytics nas principais plataformas sociais:
Utilize o Facebook Insights para ter dados completos sobre a sua audiência. Páginas do Facebook coletam essas informações a partir do momento que são criadas, mas as informações sobre engajamento e o CTR precisam ser calculados individualmente.
Se o perfil do seu negócio é pessoal, migre para a versão business ou criador de conteúdo. Só assim é possível ter acesso às métricas detalhadas da rede social.
O Twitter calcula a taxa de engajamento de cada postagem orgânica e permite a exportação dos dados, dois diferenciais importantes da plataforma. Mas para ter acesso a esses dados, é necessário ativar o Twitter Analytics.
Youtube
Os Analytics do YouTube são segmentados por região e de fácil acesso. O maior desafio para as empresas que produzem conteúdos nessa rede é entender o funcionamento do algoritmo para criar ações mais acertadas.
TikTok
Assim como no Instagram, você precisa migrar para o perfil “negócios” para ter acesso às métricas do TikTok.
Mais uma vez, o Pinterest só disponibiliza os Social Analytics detalhados para perfis profissionais. Faça a migração e aproveite os filtros e segmentação diversificada da rede. Você também pode baixar esses dados se achar necessário.
Ferramentas de Social Analytics
Empresas que fazem Social Analytics podem ir além dos recursos tradicionais e utilizar ferramentas externas para melhorar a coleta e o processamento de dados. Vejamos alguns exemplos:
- Processamento de linguagem natural: essa ferramenta contribui com o Social Listening. Elas analisam as postagens para entender o comportamento do usuário utilizando dados não estruturados pelas plataformas das redes sociais;
- Segmentação detalhada: embora algumas redes ofereçam certa segmentação é possível ir muito além na hora de interpretar os dados da sua audiência. Você pode separar o público por faixa etária, região, profissão e mais;
- Topic cluster: essa análise é feita com base nas características da audiência, o que permite a descoberta de novos grupos com interesses em comum. O Topic cluster funciona como uma forma de se aprofundar no conhecimento do seu público.
Invista em Social Analytics!
Neste conteúdo, apresentamos o conceito, vantagens, recursos e formas de colocar o Social Analytics em prática.
E vale dizer que não existe segredo: com inteligência e as ferramentas certas, sua coleta e análise de dados digitais melhora significativamente.
Aproveite essas dicas para aprimorar suas estratégias e obter resultados cada vez melhores nas suas redes sociais.
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