Marketing para Restaurantes: dicas para investir em 2023

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Publicado: 22 de dezembro de 2022 | Atualizado: 22 de dezembro de 2022.

Conheça as principais estratégias de marketing para restaurantes e divulgue seu negócio aproveitando as tendências de 2023!

Estar onde o público está deve ser o principal foco de empreendedores e gestores quando pensarem em marketing para restaurantes.

Existem diversas estratégias e formas de divulgar seu negócio, entendendo as especificidades do setor e do seu próprio negócio.

Afinal de contas, quanto mais específico e moldado para as necessidades dos clientes, melhor. 

Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo especial para guiar você nas principais tendências e estratégias de marketing e assim conquistar melhores resultados em 2023!

O que é marketing para restaurantes?

Antes de mais nada, você sabe o conceito de marketing?

Marketing é popularmente conhecido como o conjunto de ferramentas para divulgar seu negócio.

Mas ele também é um campo de estudo para o entendimento das necessidades dos clientes, analisando:

  • Quem são eles?
  • O que eles buscam?
  • Como atender seus desejos?
  • Que tipo de produto e serviço pode atender a demanda?
  • Como minha empresa pode se destacar no atendimento desta necessidade? 

E isso passa desde a concepção de qual produto ou serviço oferecer, onde localizar seu negócio, cores da identidade visual e até mesmo forma de divulgação para atingir seu público ideal. 

E o marketing para os restaurantes não foge deste cenário, porém ele possui algumas especificidades que iremos abordar a seguir:

Confira!

Marketing para restaurantes: quais os diferenciais? 

O marketing especialmente focado nos estabelecimentos de gastronomia devem ser pautados principalmente pela experiência do consumidor.

Ou seja, na experiência que cada cliente teve no seu estabelecimento. Mas como fazer isso? 

Bom existem algumas ideias, como: 

  • Depoimentos em vídeo e texto com fotos
  • Fotos dos clientes no estabelecimento

Além disso, você que empreende na área deve estar atendo aos seguintes tópicos:

1. Elaboração do cardápio

Qual será a especialidade do seu negócio?

Uma pizzaria, um restaurante japonês  ou casa de carnes?

Estes são alguns exemplos populares que precisam e necessitam de diferenciação, e isto passa principalmente pela elaboração do cardápio. 

O ideal é focar seu negócio em uma especialidade.

No caso das pizzarias, as pizzas são o carro chefe, embora você possa ampliar o cardápio para calzones, por exemplo.

Mas a dica que deixamos é não tentar ampliar demais os produtos do seu estabelecimento, pois quem quer abraçar vários públicos acaba por não atender com excelência nenhum.

2. Imagens dos pratos

Outro diferencial do marketing para restaurantes é a necessidade de boas imagens dos pratos.

As fotografias e os vídeos são essenciais neste tipo de divulgação. 

Caso inicialmente não possa investir em serviços terceirizados de imagem e vídeo, faça você mesmo imagens da elaboração dos pratos, fotos deles prontos e até mesmo dos clientes provando com o uso de um celular.

3. Personalização do atendimento

É essencial para qualquer negócio contar com atendimento personalizado.

No caso de restaurantes mais ainda.

Lidar com restrições alimentares e gostos diferentes não é uma tarefa fácil, porém conta pontos importantes na diferenciação de um negócio.

Um exemplo fácil disso, é observar as opiniões dos consumidores em grupos de facebook e páginas do google, onde é comum ver elogios e críticas relacionadas ao atendimento.

Capacite suas equipes para entender como podem atender cada pedido e analisar casos específicos para que quando estas situações surgirem o cliente possa passar pela melhor experiência possível e o restaurante não sofrer prejuízos. 

Estes itens são a base do marketing de qualquer negócio da área da gastronomia.

Mas para 2023, quais estratégias utilizar para divulgar restaurantes?

Confira!

Dicas para investir em 2023

1. História e diferenciais de cada prato

Elabore conteúdos para divulgar em suas redes sociais sobre a história e diferenciais de cada prato. 

Uma pizza marguerita em uma pizzaria não precisa ser a mesma pizza marguerita de outra.

Mas como assim? Você pode estar pensando.

Embora o prato conte com os mesmos ingredientes ele pode ser confeccionado e elaborado de formas diferentes.

A casca crocante, a massa macia e a experiência de explosão de sabores podem ser os diferenciais de uma mesma pizza vendida em lugares diferentes. 

Desde uma massa artesanal com ingredientes selecionados, até o cultivo do tomate e manjericão pelos fornecedores podem ser destacados em conteúdos para redes sociais e blogs da sua empresa. 

2. Vídeos e mais vídeos

Uma das ferramentas que mais tem ganhado espaço no marketing de conteúdo são os vídeos. 

Vídeos curtos nos formatos populares como reels e tik toks são os formatos queridinhos do momento.

E um restaurante que quer se destacar no mercado não pode deixar passar esta tendência.

Mas se seu negócio não combina com dancinhas ou conteúdos mais engraçados, não tem problema.

Faça conteúdos informativos leves mostrando imagens da cozinha, da confecção dos pratos, do salão com os clientes e até mesmo do chefe contando um pouco mais sobre cada item do cardápio e harmonizando com bebidas do local.

Estes são alguns exemplos, deixe a imaginação fluir e invista neste formato de conteúdo!

3. Automação de pedidos

Outra dica de investimento para 2023 é o autoatendimento!

Sejam eles em delivery ou no atendimento presencial, o cliente consegue realizar e pagar o pedido sozinho, deixando apenas as questões específicas do pedido para os funcionários. 

Isto auxilia na rapidez da operação e na minimização de erros que podem acontecer com o fluxo de clientes, o que contribui diretamente na experiência dos clientes e na opinião que eles terão do estabelecimento. 

Além disso, os sistemas de autoatendimento podem ser integrados ao sistema de gestão ERP, o sistema que centraliza todas as informações das operações do negócio. 

O que auxilia gestores a entenderem onde estão acertando e onde podem melhorar, conseguindo também o controle dos produtos que mais tem saída e aqueles que estão com baixo número de vendas.

E assim, investir em ações comerciais e promocionais. 

4. Invista em Omnichannel

O conceito de omnichannel basicamente é a integração de toda a operação do negócio a partir dos canais de atendimento disponíveis.

Seu restaurante conta com um site? Se sim, ao acessar este canal ele deve saber exatamente o que tem disponível no restaurante físico, por exemplo.

Da mesma forma que ao pedir no aplicativo ele consiga retirar o pedido e escolher a forma de pagamento informada. 

A ideia central desta ferramenta é que o cliente consiga transitar em vários espaços e canais e que eles sejam complementares. 

5. Marketing sensorial

Nem só o paladar é envolvido nas sensações dos clientes ao entrar em um estabelecimento gastronômico. 

As demais sensações como: visão, olfato, audição e tato podem ser trabalhadas pelo marketing para restaurantes.  

Por exemplo:

Um local bonito ganha pontos para quem olha e escolhe um local para viver momentos agradáveis e marcantes. 

Por isso, invista em decoração e móveis que façam sentido à especialidade do seu restaurante.

Além disso, ouse em formas de apresentação de pratos e drinks que servem para a visão e até mesmo para o tato. 

Para a audição escolha uma música ambiente agradável e que sirva de inspiração para seus clientes. 

Já o olfato caminha junto com a gastronomia, já que é o primeiro gatilho (junto à uma boa apresentação) para gerar a vontade de comer. 

Trabalhe aromas naturais e cuide dos espaços comuns do restaurante para que apenas os alimentos ganhem espaço no olfato dos clientes. 

Estes são alguns exemplos de dicas para investir em 2023 no marketing para restaurantes e assim conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem e optam pelo local!

Gostou destas dicas? Comente quais delas  farão parte se suas estratégias e se tiver mais alguma ideia, coloque nos comentários para juntos construirmos um 2023 de sucesso para todos!

Esse texto foi desenvolvido pela equipe ConnectPlug, para saber mais informações sobre gestão de negócios, acesse nosso site, instagram e facebook!