TikTok Now: Conheça a nova funcionalidade da plataforma de vídeos
Por: Ideal Marketing
Publicado: 12 de dezembro de 2022 | Atualizado: 12 de dezembro de 2022.
Nem só de vídeos é feito o TikTok. Desde setembro de 2022, o aplicativo da ByteDance oferece uma nova funcionalidade para usuários da plataforma: um espaço para publicação de fotos instantâneas. Conheça o TikTok Now!
Com proposta e interface semelhantes a do BeReal – aplicativo francês ‘anti Instagram’ que estimula postagem de imagens da vida real e sem efeitos -, a ideia do Now é oferecer aos internautas uma maneira diferente de entreter amigos e registrar momentos on-line.
O TikTok Now está integrado ao app do TikTok, mas também apresenta um aplicativo independente, de mesmo nome, disponível para celulares Android e iOS. A rede já conta com mais de 10 milhões de downloads mundo afora.
Neste artigo, você encontra informações sobre o que é o TikTok Now, como usar a plataforma e se é possível aproveitá-la para uso comercial. Confira a seguir.
- O que é TikTok Now?
- Como usar o TikTok Now?
- Notificação diária
- Apenas 3 minutos
- Sem postagem, sem navegação
- Idade mínima
- TikTok Now para marcas: dá para usar?
O que é TikTok Now?
O TikTok Now é um espaço de compartilhamento de imagens naturais e experiências da vida real, sem uso de filtros ou curadoria.
A novidade funciona como contraproposta aos incontáveis efeitos e possibilidades de edição de imagens e vídeos no TikTok.
Para fazer um Now, as câmeras frontal e traseira do smartphone são acionadas simultaneamente por 3 minutos.
O próprio aplicativo envia uma notificação aos usuários para que realizem uma publicação por dia, em horários aleatórios.
A ideia é que as pessoas compartilhem com os amigos retratos autênticos, em situações verdadeiras, e fujam do conceito de ‘vida perfeita’, muito comum nas redes sociais.
Como usar o TikTok Now?
Apesar do TikTok Now estar integrado às funções já existentes do aplicativo padrão, a novidade tem uma interface diferente da famosa ‘For you page’.
Para usar a novidade no TikTok, você só precisa acessar a aba de feed do Now para acompanhar as publicações das pessoas que você segue. As memórias das publicações que você faz ficam no seu próprio perfil e somente você pode acessá-las.
Já no app do TikTok Now, você pode acompanhar o feed com publicações de amigos; a aba Explorar, que tem postagens de figuras públicas próximas de você; e também rever suas memórias – novamente, apenas você pode acessá-las.
Publicar um Now é mais simples do que parece, porém é apenas uma das etapas de uso da plataforma. Funciona assim: você recebe uma notificação, compartilha sua foto e, então, pode navegar pelo aplicativo.
Notificação diária
Todos os dias o TikTok Now envia uma notificação, no mesmo horário que os seus amigos, para que você publique uma foto em tempo real.
Não existe um horário pré-definido. Você pode receber notificações em qualquer momento do dia, independentemente de onde estiver.
A dica é: seja criativo e capture o que você está fazendo.
Apenas 3 minutos
Você tem exatos 180 segundos para fazer uma foto ou vídeo de 10 segundos e compartilhar com seus amigos na rede.
O foco não é uma foto perfeita ou com os melhores ângulos, e sim um registro natural e a possibilidade de interação com os demais usuários.
Caso publique a foto depois do tempo limite, o post será marcado como “atrasado”.
Sem postagem, sem navegação
Para acompanhar as publicações dos seus amigos no TikTok Now, é necessário que você realize uma postagem antes.
Sem isso, você não consegue visualizar o feed nem mesmo interagir com os perfis dos usuários, somente no dia seguinte após postar um Now.
Mesmo após a publicação, você só consegue ver as fotos postadas no dia atual.
Idade mínima
Menores de 14 anos não podem usar o TikTok Now no Brasil. Entretanto, somente maiores de 18 anos podem realizar publicações no feed público da rede.
Adolescentes com menos de 16 anos podem usar o aplicativo, mas a conta é privada, por padrão do TikTok.
No caso de pessoas até 15 anos, as opções de comentários são limitadas a amigos para evitar interações indesejadas.
TikTok Now para marcas: dá para usar?
A resposta é: sim!
Apesar de ainda não existir um modelo de monetização ou regulamentação para o uso de publicidade dentro do TikTok Now, existem diferentes formas de explorar a nova funcionalidade enquanto empresa presente na internet.
A principal dica é mostrar os bastidores das produções e compartilhar quem são as pessoas envolvidas em cada um dos projetos. Isso ajuda a estreitar laços com os consumidores e humanizar sua marca.
Aproveitar o espaço para divulgar alguns spoilers e promoções é outra boa maneira de engajar o público e chamar atenção para o lançamento de novas campanhas e produtos.
Figuras públicas também podem ampliar o engajamento com postagens no Now. Quanto mais natural for, melhor o nível de conexão com os seguidores.
No mais, a sugestão é trabalhar com criatividade no conteúdo de uma das maiores redes sociais do mundo atual. Aproveite o momento para inspirar pessoas no TikTok Now!
Texto produzido pelo Melhor Plano, site comparador de planos e especialista em telecomunicações.