Marketing hoteleiro: o que falta para o seu hotel deslanchar de vez!

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Publicado: 20 de outubro de 2022 | Atualizado: 8 de fevereiro de 2023.

O marketing hoteleiro tem sido cada vez mais usado por pequenos e médios negócios. Esse conjunto de estratégias vai te ajudar a entender o potencial do seu empreendimento e saber como trabalhar a prospecção e fidelização de clientes.

O marketing hoteleiro tem virado uma tendência cada vez maior junto ao crescimento do universo digital no setor de hospedagem.

Hostels, pousadas e hotéis têm se envolvido com esse tipo de estratégia específica para conquistar mais hóspedes.

Se engana quem pensa se tratar de algo acessível apenas para grandes redes de hotelaria. Muito pelo contrário, pequenos e médios negócios também devem se envolver com marketing hoteleiro.

O motivo é simples: tem muito espaço para evoluir e se tornar referência em sua região.

Esse marketing é feito de forma direcionada e filtrada, com foco total e personalizado para o seu objetivo.

Continue no conteúdo e saiba como alavancar as estratégias de comunicação do seu negócio.

O que é Marketing Hoteleiro?

Imagem mostra as mãos de uma mulher utilizando o celular. Na tela pulam algumas imagens de mensagens.

Esse conceito é bastante amplo pois envolve diferentes abordagens dentro do mesmo modelo.

Todavia, conseguimos definir o marketing hoteleiro como um conjunto de estratégias voltadas a hotéis, pousadas e hostels.

Para isso, são utilizados conceitos e ferramentas do marketing que levam em consideração o cenário atual do mercado.

O marketing focado nesse tipo de negócio funciona como um ponto de equilíbrio entre as partes envolvidas. Ou seja, negócio, mercado e clientes.

Com tudo bem organizado é possível fazer a roda girar com mais facilidade – e isso envolve muito mais do que simplesmente postar nas redes sociais e esperar.

O marketing hoteleiro define as estratégias e qual é o público-alvo. Não adianta achar que todas as pessoas do mundo são o foco do seu negócio.
É sabido no marketing que quanto mais filtros e recortes tiver, melhor.

A equipe de comunicação do seu negócio cuida das estratégias tanto dentro quanto fora do ambiente virtual.

O resultado final disso tudo é conseguir trazer mais pessoas para se hospedarem em seu hostel, pousada ou hotel – não importa qual temporada seja.

Além disso, existe um fortalecimento de marca com a aplicação de conceitos do marketing.

Nada de estratégias genéricas e iguais para todos: tudo precisa ser pensado e trabalhado de forma personalizada.

A importância de definir seu público-alvo

Essa é a parte mais importante do marketing hoteleiro: definir seu público-alvo.

De nada adianta bolar dezenas de estratégias se você não sabe com quem está falando.

É possível definir tudo isso por meio de ferramentas conhecidas, como o próprio Google Analytics. Ele concede uma boa noção de quem acessa o seu conteúdo digital.

Entretanto, há várias definições que devem ser feitas, como segmentações demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais.

Não tente vender para todo mundo, isso significa que, no final das contas, você não foca em ninguém.

Essas segmentações de público-alvo incluem pontos como:

  • Região;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Classe social;
  • Renda;
  • Hobbies;
  • Preferências.

Uma hospedagem mais cara necessariamente deve ser direcionada para pessoas com uma renda compatível. O que normalmente já recorta, também, a faixa etária do seu público.

Essas estratégias são definidas no marketing hoteleiro, com cada ponto pensado e interligado para atrair hóspedes ao seu negócio.

O seu hotel quer ser lembrado pelo custo-benefício para um público de classe média ou o objetivo será o luxo e preços mais altos? São perguntas que precisam ser respondidas.

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Como criar boas estratégias de marketing hoteleiro

Faça uma análise SWOT, um conhecido termo em inglês para definir quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do seu negócio.

Essas definições também são feitas por profissionais qualificados do marketing.

Uma dica importantíssima é jamais perder a concorrência de vista, principalmente aquela que funciona.

Identifique os pontos fortes e fracos para eliminar seus erros e aprimorar as diferenças em relação aos outros.

Isso não significa, no entanto, que qualquer um é concorrente do seu hotel. Lembra da definição de imagem e público-alvo? Um negócio de luxo não compete com outro voltado ao público de classe média, por exemplo.

Portanto, perceba quais são os verdadeiros “rivais” na hora de monitorar sua concorrência.

A equipe de marketing hoteleiro vai, ainda, te ajudar a pensar seus objetivos.

Isso precisa ser definido. Dessa forma, o próprio marketing consegue fazer um planejamento específico de estratégias.

O big data também tem sido cada vez mais usado na hora de fazer análises sobre o próprio negócio e com hotelaria não é diferente.

Esses dados são coletados por softwares em seu site para entender, por exemplo, o comportamento de potenciais clientes.

Os hóspedes estão te esperando!

Cada vez mais, o marketing digital tem entrado no universo hoteleiro. Essas estratégias levam o seu negócio a outro patamar.

O marketing hoteleiro é uma tendência cada dia mais consolidada nesse universo – e esse caminho é irreversível.

Definir estratégias de marketing eficazes para esse nicho é essencial para atrair novos hóspedes e fortalecer a sua marca nesse universo muito competitivo.

Sabendo aplicar as estratégias e entendendo como o mercado funciona, seu hotel só tem a ganhar.

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