IoT: saiba o que é Internet das Coisas e como pode ser aplicada nas empresas
A Internet das Coisas está presente em nosso dia a dia, o termo diz respeito a rede de objetos físicos integrados por meio de softwares que se comunicam entre si. Saiba mais no conteúdo a seguir.
Você pode até não conhecer em detalhes o conceito de Internet das Coisas. Mas mesmo que você não saiba, é algo que já faz parte da sua vida.
A IoT é uma ferramenta que pode criar soluções inteligentes para diferentes áreas. Tudo isso além de aperfeiçoar processos já conhecidos.
Essa já é uma realidade que está presente em nosso cotidiano. Seja na TV que entende o que você procura ou no relógio que contabiliza seus passos.
Neste artigo, você vai entender como a tecnologia funciona. E, a partir desse entendimento, vai saber também como ela pode ser aplicada a seu favor.
Continue no artigo para conhecer todo o potencial oferecido por essa inovação tecnológica.
O que é IoT (Internet das Coisas)?
Um dispositivo com tecnologia IoT (Internet of Things) é um aparelho eletrônico que se comunica com outros.
Para que exista essa comunicação, os objetos precisam estar integrados por softwares, sensores e tecnologias capazes de trocar dados entre si.
Isso acontece por meio de uma conexão Wireless. A comunicação ocorre da mesma forma que a transmissão que existe entre dispositivos conectados à internet.
Um exemplo de como essa tecnologia funciona é em um sensor de temperatura de uma máquina.
A partir dessa tecnologia, a inserção do dispositivo pode ser feita em locais de difícil acesso.
Fazendo uso da rede sem fio os dados são coletados e enviados em tempo real para um software que promove o monitoramento em alta precisão.
A Internet das coisas é a representação de uma nova era na rede mundial de computadores.
Afinal, se antigamente ela só funcionava em grandes centros tecnológicos, hoje ela está ao nosso alcance.
Pode parecer algo complexo e distante, porém a IoT está mais próxima de nós do que imaginamos. Alguns exemplos são:
- Smart TV;
- Eletrodomésticos;
- Carros inteligentes;
- Sistemas de segurança;
- Smartwatches.
Como surge a Internet das Coisas?
O termo foi criado em 1999 pelo pesquisador britânico e especialista em tecnologia Kevin Ashton, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Ele utilizou o termo pela primeira vez em uma palestra para funcionários da Procter & Gamble (P&G).
A tecnologia ainda não era comum. Mas, ele entendeu que os computadores podiam ter acesso a informações através de dados coletados sem a intervenção humana.
Ashton percebeu que seria possível otimizar e acelerar diferentes atividades, em diversas áreas, com o uso da IoT.
Em 2009, o pesquisador escreveu um artigo científico chamado “A coisa da Internet das coisas”. O texto foi considerado um marco na área de TI.
A produção científica de Kevin Ashton reforçou o potencial dessa tecnologia, capaz de revolucionar o mundo.
Como implementar a IoT na sua empresa
Se você chegou até aqui, deve estar querendo saber como fazer para implementar a tecnologia no seu negócio.
É isso que este tópico vai explicar. Mesmo sendo uma tecnologia moderna e inovadora ela exige uma infraestrutura complexa.
São necessários vários recursos específicos para que a sua operação seja possível.
Entre esses recursos, estão, por exemplo, os sensores.
Eles são responsáveis por coletar os dados. A partir dessa etapa, eles transformam esses dados em informações úteis para o funcionamento de todo o sistema.
Também é muito importante o investimento em soluções de conectividade, sempre com vistas à eficácia de todo o sistema.
A estabilidade e a latência da rede também merecem atenção. O objetivo é que o tráfego de dados ocorra sem qualquer dificuldade.
O acesso à nuvem também é fundamental para que haja uma comunicação entre os dispositivos da IoT.
Dessa forma, o processamento dos dados pode ser unificado em uma única plataforma.
Os setores que mais se beneficiam da IoT
Conheça agora os segmentos que podem ser mais beneficiados com a aplicação da tecnologia.
São áreas que possuem uma grande necessidade de conectividade e coleta de dados em geral. O objetivo com essa tecnologia é sempre oferecer o melhor produto ou serviço para o consumidor final.
Os setores estão distribuídos em diferentes especialidades do comércio e da indústria. São eles:
Setor automotivo
A IoT pode ser de extrema importância na produção de veículos. Afinal, é um setor que necessita monitorar a produtividade e identificar falhas.
Pode ser usada na produção de carros autônomos no alerta sobre erros no sistema de funcionamento dos veículos.
Varejo
Nesse segmento, a IoT pode ser usada para controle de estoque, otimização da cadeia de suprimentos e produtos.
Também pode ser implementada para oferecer uma experiência diferente ao cliente.
Alguns gadgets também podem ser utilizados, como prateleiras inteligentes que avisam quando é necessário repor o estoque.
Saúde
Pode ser utilizada no setor da saúde, desde o tratamento e diagnóstico de pacientes até em objetos de uso dos profissionais.
Os pacientes também podem usar equipamentos de monitoramento específico da saúde no dia a dia, como relógios que medem os batimentos cardíacos.
Indústria
No setor industrial, a IoT pode monitorar tanto a produtividade quanto possíveis falhas em equipamentos.
Também é possível realizar o gerenciamento de frotas, criação de cadeias inteligentes de suprimentos e manutenção preventiva.
Logística
Nesse setor, o uso da tecnologia pode controlar frotas de forma mais inteligente.
Também pode fazer o direcionamento de veículos com base em condições climáticas ou motoristas disponíveis.
Faça da IoT a sua grande aliada!
Sabendo de tudo isso, você já está preparado para transformar a tecnologia em uma das principais aliadas do seu negócio.
Essa inovação foi desenvolvida para auxiliar em processos complexos e facilitar a vida dos usuários. Pensando nisso, invista em fazer dela sua aliada principal.
Em um momento com tantas novidades, se faça uma pergunta: sua empresa está pronta para acompanhar o mercado?
Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no mundo tecnológico!
Gostou do conteúdo? Ainda tem muito mais para descobrir!
O que é internet das coisas e como ela pode afetar sua vida!
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações