Por que a sua empresa deve ter sistemas de help desk?

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Publicado: 13 de outubro de 2022 | Atualizado: 14 de outubro de 2022.

Se você chegou até esse conteúdo, é porque provavelmente já pesquisou sobre empresa de help desk, mas ainda não está convencido se deve implantar esse sistema em sua empresa.

A verdade é que o assunto ainda gera muita insegurança. 

É por esse motivo que resolvemos trazer um conteúdo completo sobre o assunto, abordando de forma clara e objetiva os principais motivos que tornam o help desk a solução ideal para otimizar diversos processos relacionados à tecnologia e suporte ao cliente.

Se interessou sobre o tema? Então veja abaixo o que é help desk!

O que é Help desk?

Pode-se dizer que o help desk é uma forma de otimizar, automatizar e facilitar os processos de comunicação e suporte ao cliente.

Para se ter uma ideia, a tradução literal de help desk é “Balcão de ajuda”, ou seja, é uma forma de manter o atendimento operacional de maneira eficaz.

Para que serve o Help Desk dentro de uma empresa?

Falando de maneira genérica, o Help Desk é uma central que traz informações importantes a respeito do que os clientes da empresa precisam.

Deste modo, pode-se dizer que o help desk é o “hospital dos problemas de uma empresa”, uma vez que é nesse sistema que serão armazenadas as dúvidas e dificuldades que o público apresenta, como também as melhores resoluções para determinadas situações.

Como saber se o sistema é bom?

Mais importante do que implantar um sistema de help desk, é desenvolver um sistema que realmente faça a diferença dentro da empresa.

Manter uma boa comunicação em tempo integral é, praticamente, impossível. Mas, através do sistema certo, é possível alcançar resultados que, de fato, irão qualificar e facilitar as atividades e o negócio.

Na lista abaixo é possível observar quais são os principais requisitos que tornam uma empresa de help desk boa e um processo efetivo para esse suporte:

Utilizar omnichannel

O principal diferencial de um bom help desk é que ele possua um suporte omnichannel.

Para quem desconhece, o omnichannel permite que todos os contatos do cliente (seja e-mail, telefone, chat, etc) sejam armazenados em um único local e o suporte também possa ser prestado nesses pontos de contato, sem interferências ou perda de informações.

Possibilitar personalização

Outro fator importante é a personalização do sistema, visto que cada empresa possui necessidades diferentes.

Possibilitar a inclusão de variáveis

Quando um cliente inicia um atendimento simples, o mesmo pode evoluir para algo que seja complexo de ser solucionado.

Assim, é preciso que o Help Desk ofereça personalização de variáveis para que se possa incluir o grau de priorização dos atendimentos a obter mais produtividade e qualidade no suporte.

Não ser complexo

Um sistema produtivo deve ser fácil de ser utilizado, uma vez que o principal motivo da empresa implantar o sistema é o aumento de produtividade e a facilidade de realizar os processos. O que não acontecerá se o sistema for complexo.

Agora que você sabe quais são os pontos fortes de um bom help desk, deve adquirir o software adequado para sua empresa. Para isso, basta seguir as dicas citadas logo no próximo tópico!

Como se preparar para implantar o help desk?

Existem diversas maneiras de implantar um software help desk dentro da empresa, mas, antes de fazer isso é preciso preparar a empresa para receber o sistema.

Para isso é crucial:

  • Mapear a forma como o atendimento é feito;
  • Criar um fluxograma com todos os processos de atendimento;
  • Verificar as limitações que já existem no atendimento;
  • Encontrar as necessidades que devem ser supridas.

Com essas informações será possível obter um software que atenda a empresa de acordo com suas reais necessidades. 

Conclusão

Com as informações acima em mente é possível ter uma boa noção do quão importante um sistema de help desk é para a agilidade do atendimento ao cliente.

Lembre-se que você pode obter ainda mais informações a respeito do assunto e de diversos outros temas. Portanto, não deixe de continuar nos acompanhando!

Material desenvolvido em parceria com Desk Maneger.