O que é o marketing Word of Mouth?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 13 de outubro de 2022 | Atualizado: 14 de outubro de 2022.
Já ouviu falar sobre marketing Word of Mouth? Não! Quer descobrir o que é? Continue a leitura para saber tudo sobre essa poderosa ferramenta de propagação.
As redes sociais se tornaram uma boa maneira para a divulgação de um produto ou serviço.
Contudo, o marketing de referência se baseia nas experiências do cliente, a partir das recomendações que são compartilhadas com os amigos, os familiares e até mesmo com as pessoas do ambiente de trabalho.
Dessa forma, com as plataformas de vídeos em alta, aprender como usar o TikTok para atrair mais clientes para sua empresa é uma ideia interessante para tornar a sua marca reconhecida no mercado. Mas, afinal, o que é marketing Word of Mouth?
Marketing de Referência
O marketing Word of Mouth, conhecido pela sigla WOMM, é traduzido, popularmente, como publicidade boca a boca.
Basicamente, é a maneira de tornar algum serviço ou mercadoria de determinada empresa conhecido organicamente.
As empresas que utilizam esse tipo de propagação buscam incentivar ativamente as pessoas (como os clientes) a contribuírem com a divulgação, oferecendo algo de valor para eles.
Assim, quando algum consumidor indica alguma marca, ele está passando a credibilidade do negócio para as outras pessoas, colocando, inclusive, a sua reputação em risco.
Desse modo, é provável que as vendas aumentem a partir dessa indicação.
Portanto, as pessoas procuram por referências, confiando fielmente na opinião dos amigos para tomar algumas decisões no momento da compra.
Consequentemente, a publicidade feita de boca é essencial para impulsionar a geração de tráfego, leads e vendas para a sua marca, afinal, a marca tem mais valor aos olhos da pessoa que recebeu a indicação.
Por que o marketing boca a boca é relevante?
Para uma marca ganhar visibilidade e ter uma classificação alta no Google, é fundamental que ela se mantenha ativa nas redes sociais, para atrair mais interessados no produto, evento ou serviços.
Investir na publicidade orgânica é importante para que o negócio se expanda. Ao criar excelentes produtos, os consumidores podem promover com mais confiança e vontade, dividindo as experiências que tiveram com os serviços prestados por certas marcas.
Para se ter uma ideia do poder e importância da estratégia, uma pesquisa feita pela empresa Nielsen aponta que 92% dos clientes confiam nas recomendações feitas pelos seus amigos ou familiares.
Inclusive, é por meio das experiências anteriores que a maioria do público consegue ter uma rica fonte de informação sobre o relacionamento com o cliente e sobre a marca, o que proporciona mais confiança, captando novos compradores.
Logo, existem diversos meios de um cliente fidelizado fazer a publicidade boca a boca, entre elas destacam-se:
- Reels;
- Stories;
- Fotos com marcação;
- Vídeos;
- Avaliação em sites;
- Resenhas em algum blog, etc.
Dessa maneira, os resultados gerados por essas ações aumentam a visibilidade da empresa, assim como a interação das pessoas com o site e as mídias sociais, alavancando as vendas.
Cabe ressaltar que um bom produto ocasiona experiências positivas, aproximando mais clientes em potencial, o que auxilia na obtenção de lucro.
Por isso, pensar em algo que encoraje o público a falar sobre a marca, é ideal para tornar o seu negócio famoso naturalmente, sem muitos investimentos.
Quais são as vantagens do marketing boca a boca?
Com a satisfação dos consumidores, uma mercadoria pode se popularizar facilmente. Consequentemente, os gastos com anúncios, a otimização de sites e a publicidade paga podem ser reduzidos nos custos da organização.
Sendo assim, são valiosas as recomendações feitas por amigos, uma vez que elas ajudarão a adquirir mais confiança no nome da empresa, permitindo a construção de uma imagem com mais credibilidade no mercado.
O ato de promover boca a boca contribui para as conversões, assim como aumenta as vendas, favorecendo para um alcance do público mais amplo, lógico, quando somadas a outras estratégias.
Portanto, quanto mais pessoas tiverem acesso às postagens ou recomendações diretas, maior será o engajamento da marca.
Como criar estratégias de Word of Mouth Marketing?
Apostar na criatividade ao realizar as campanhas é indispensável para que o marketing boca-a-boca ocorra com qualidade.
Para isso, pensar em algo exclusivo e artístico tornará bem-sucedido o objetivo da empresa.
No entanto, é necessário dois elementos que compõem o processo criativo.
O primeiro, envolve em gerar um buzz marketing, ou seja, um “zumbido”, estimulando a viralização e os comentários.
Já o segundo consiste em incentivar a divulgação, com intuito de deixar as pessoas empolgadas a ponto delas promoverem a marca de forma orgânica.
Texto por Gear SEO