Preparando seu negócio para 2023
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 22 de setembro de 2022 | Atualizado: 22 de setembro de 2022.
Preparar seu negócio para 2023 é uma tarefa mais fácil quando entender quais são as tendências do mercado e se antecipa.
Garantindo que possa suprir as novas demandas de seus futuros clientes e manter sua empresa relevante aos olhos do público.
Entendendo as tendências de mercado é possível se posicionar e tomar boas decisões para que o negócio possa crescer em 2023. Nós vamos te apontar algumas sugestões como insights para aplicar em seu negócio.
Negócios em 2023 com consumidores mais digitais
Com as mudanças dos últimos anos, cada vez mais pessoas interagem online. E isso desencadeia mudanças significativas para as empresas.
É necessário compreender que o consumidor já sai de casa com uma ideia sobre o que busca e que ele já possui uma decisão de compra em sua mente.
Dessa forma, o vendedor passa a assumir um papel de consultor que deve esclarecer dúvidas, prestar auxílio e tornar a experiência de compra positiva.
Se o profissional não estiver bem preparado para lidar com o consumidor que já sai de casa bem informado, dificilmente terá sucesso em suas abordagens.
É necessário fidelizar clientes
Sabendo que os clientes adotam um novo padrão de consumo, mais baseado em informações e que estão pesquisando antes de tomar uma decisão, é preciso atuar na fidelização.
Oferecer uma boa experiência e sempre atuar para que o cliente se sinta representado pela marca, tenha afinidade e proximidade com os valores da empresa é fundamental.
Desenvolver serviços e iniciativas que criam laços com os consumidores permite que a empresa alcance uma base sólida de consumidores que compram fielmente.
Trabalhar a experiência de venda nunca foi tão importante para a marca que deseja se manter competitiva no mercado.
Oferecer atendimento de qualidade em múltiplos canais é uma das maneiras de possibilitar que o cliente se sinta próximo, satisfeito e feliz com o que a empresa vem oferecendo.
Use o cross selling em suas estratégias de venda
Uma das estratégias das empresas que desejam vender mais, é aplicar o cross selling em suas abordagens ao oferecer produtos que acrescentam na experiência de compra do cliente.
Quem deixa de fazer tal abordagem acaba perdendo oportunidade de aumentar seu ticket médio. E com isso, está perdendo chances de melhorar seus resultados.
Afinal, não adianta ter uma ótima abordagem, chegar a concluir vendas e sempre ter um resultado de ticket médio baixo. Uma vez que, a empresa acaba perdendo a chance de ampliar seu faturamento com baixo custo de aquisição de cliente.
E por não saber aplicar as técnicas corretas no ato da venda, aquele cliente que foi bem atendido gasta menos, sendo necessário investir mais na aquisição de novos clientes para bater as metas.
Portanto, quem está preparando seu negócio para 2023 deve pensar não somente nas estratégias digitais e focar na busca por novos clientes.
É preciso também investir na experiência dentro da loja, ter equipe afiada e oferecer um ótimo pós-vendas. Dessa forma, os vínculos tendem a se estabelecer com maior facilidade. O que facilita o processo de fidelização dos clientes.
Inovação: atrai os clientes e facilita o dia a dia
Muitos segmentos do mercado já se encontram relativamente saturados. São inúmeros concorrentes todos os dias disputando o mesmo público, o que vai diferenciar seu negócio é a inovação.
Todo cliente que encontra uma solução diferenciada e que realmente impacte sua qualidade de vida e cotidiano tende até mesmo a pagar mais caro para usufruir.
Continuar trabalhando para que no mercado digital e presencial a sua empresa consiga ser inovadora é, sem dúvidas, a melhor estratégia para preparar o seu negócio para 2023.
O que seus clientes falam diariamente sobre o que buscam, quais são seus desejos e necessidades? De olho nos comentários, feedbacks e ouvindo a equipe de vendas, a gestão consegue ter insights preciosos para fazer ajustes e inovar em seu segmento.
Sincronize suas estratégias para 2023 com as tendências de mercado, para alcançar um novo patamar de sucesso ao longo do ano.
Um mercado cada vez mais virtual
Não há como negar que, a cada ano que passa o mercado se digitaliza mais e mais. Portanto, aquelas empresas que ainda não possuem presença virtual estão perdendo mercado!
Como por exemplo, ter mídias sociais ativas e bem atualizadas e principalmente as empresas precisam investir na criação de site para ser visto diariamente por seus potenciais clientes enquanto navegam online.
Não há como ser lembrado pelo público ou até mesmo descoberto por novos clientes, sem que sua marca esteja visível a cada nova busca realizada a respeito de suas soluções ou de seu segmento.
Texto originalmente desenvolvido por Murillo da Agência Webby Criação de Sites