Marketing Digital para Médicos: seu consultório precisa aparecer online
Marketing digital para médicos pode ser resumido em uma série de estratégias virtuais que fazem a sua clínica ser descoberta por novos pacientes. Aprenda a implementar diferentes processos para garantir maior visibilidade ao seu consultório.
É sabido que atualmente cada vez mais as profissões tem se tornado multiplataforma. Ou seja, você precisa se destacar de várias formas se quiser ampliar seu leque de clientes ou, no caso dos médicos, pacientes.
É aí que entra o marketing digital para médicos. Não tem nenhum problema se você gosta de adotar o estilo mais tradicional e costuma evitar as redes sociais.
Mas, se souber atrelar com equilíbrio o que a internet pode lhe oferecer, as pessoas podem encontrar com mais facilidade a sua clínica.
O marketing digital médico vai te ajudar a ocupar, também, o terreno virtual, seja nas redes sociais ou, principalmente, no Google.
Por isso, neste artigo, vamos explicar melhor os objetivos, as estratégias, as ferramentas e trazer dicas de como incluir e aprimorar o seu negócio com o inbound marketing para médicos:
Qual o objetivo do Marketing Digital para médicos
O marketing digital para médicos tem como principal objetivo dar maior visibilidade para sua clínica na internet. Para isso, há várias ações que, juntas, funcionam para conquistar esse objetivo.
Desde trabalhar a imagem do profissional nas redes sociais até as técnicas de SEO(Search Engine Optimization) específicas para o meio médico: tudo funciona como uma grande engrenagem que vai te colocar na vitrine digital.
O marketing digital médico é feito para explorar de um jeito saudável a imagem do profissional, mas sem afetar a sua credibilidade.
Por isso, não são só as técnicas e nem apenas o conteúdo: o equilíbrio é de suma importância para o paciente se sentir confortável em suas buscas.
Sendo assim, o inbound marketing para médicos busca aumentar a visibilidade dos profissionais da área da saúde, afinal, quem não é visto não é lembrado.
Criar conteúdo de qualidade é tudo e, para isso, uma estratégia bem pensada precisa ser acionada.
As estratégias de Marketing Digital para médicos
Falemos, então, sobre algumas dessas estratégias de marketing digital para médicos.
Antes de qualquer coisa, é necessário criar um ambiente online onde os usuários possam encontrar os seus serviços. Por isso, desenvolver um site é primordial.
Uma página clean e com conteúdo claro e objetivo já é mais do que suficiente para começar no mundo online.
Atrelado a isso, o profissional precisa aplicar técnicas de SEO na estrutura da página para que o Google a reconheça nas buscas de palavras-chave importantes.
O SEO é um conjunto de estratégias que atua na otimização para mecanismos de busca.
Isso significa que, ao seguir essas “regrinhas” o seu site chega no lugar mais alto nas pesquisas realizadas nos motores de busca, como o Google, por exemplo.
Falando em SEO, outro ponto importante no inbound marketing para médicos é o SEO local.
Para filtrar o seu público-alvo e garantir que ele seja atingido, você deve focar em palavras-chave mais específicas, mas ainda assim utilizadas pelas pessoas. É aí que entra o foco na localização.
Além do Google, é imprescindível estar nas redes sociais. Instagram, Facebook e LinkedIn já são bons pontos de partida.
Nelas, você pode transmitir conteúdo de qualidade para mostrar autoridade no assunto e, assim, conquistar mais pacientes.
6 dicas de Marketing Digital para médicos
Para ajudar ainda mais você que quer começar a trabalhar a sua imagem virtual, vamos elencar algumas dicas para marketing digital médico. Assim, já é possível se destacar na vitrine do Google e das redes sociais.
As dicas a seguir reúnem tópicos que já foram citados neste texto e também outros temas que complementam a conversa sobre marketing digital para médicos.
- Comece um blog: mais do que publicar conteúdo, é importante ter um espaço para trabalhar em cima desse material. Uma página de blog dentro do seu site ajuda, ainda, no crescimento de acessos via Google;
- Separe uma verba para Google Ads: essa parte vem em um segundo momento, depois de tudo estruturado, e com certeza vai aumentar seus cliques e, consequentemente, pacientes;
- Redes sociais: crie suas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn, trabalhe sua imagem e se lembre de publicar conteúdos de qualidade;
- Identidade visual: invista em um profissional que desenvolva os materiais gráficos da sua marca. Isso faz com que o público associe sua marca com determinados elementos e cria maior conexão;
- Seo local: as pessoas buscam por clínicas próximas a elas. Foque nisso! É melhor aparecer para 50 pacientes próximos do que para 500 de outro município;
- Cadastre seu consultório no Google Meu Negócio: assim, as pessoas encontram as informações sobre sua clínica de um jeito bem mais fácil e rápido.
Ferramentas ideias para médicos que querem apostar em Marketing Digital
Para começar a trabalhar o seu marketing digital médico, você vai precisar usar ferramentas – pagas e gratuitas – em vários momentos dessa caminhada.
Se lembre sempre de manter frequência e qualidade em seu conteúdo para, assim, demonstrar autoridade no assunto, se destacar e fidelizar pacientes em seu consultório.
Abaixo, elencamos 10 ferramentas para você ficar de olho e utilizar na hora de construir o seu marketing digital para médicos:
- Redes sociais;
- Google Ads;
- Google Analytics;
- WordPress;
- Canva;
- Wix;
- MailChimp;
- WhatsApp Business;
- RD Station Marketing;
- Sweet Process.
Vamos começar?
Neste artigo, trouxemos várias informações sobre inbound marketing para médicos, com dicas de técnicas e ferramentas para adotar desde já.
Vale lembrar que o marketing digital tem crescido e ganhado muita força no mundo profissional – e com a área médica não é diferente.
Por isso, ressaltamos a importância de não ficar de fora dessa realidade. O marketing digital para médicos tem crescido, mas ainda é possível se destacar adotando técnicas específicas de qualidade que poucos conhecem.
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