Como combinar de forma eficiente SEO e UX para aumentar o tráfego e as vendas no site?

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Publicado: 13 de setembro de 2022 | Atualizado: 29 de setembro de 2022.

Cliques, conteúdo substantivo, palavras-chave, backlinks – esses são fatores muito importantes que afetam a visibilidade do seu site. No entanto, a pergunta que fica é: esse são os únicos fatores que são avaliados? E a resposta é não! Em 2022, mecanismos de busca como o Google estão prestando atenção em outros pontos como o SEO e UX!

Atualmente, é de grande importância para o posicionamento se o seu conteúdo é user-friendly. Em outras palavras – se você cuidou de uma boa experiência do usuário no site (a chamada User Experience, ou UX), seu SEO também melhorará. 

Mas como você combina SEO e UX para atrair toneladas de novos visitantes? Neste artigo, você aprenderá o segredo de como usar esse poderoso combo para melhorar efetivamente a visibilidade do seu site. 

O que é UX e qual a sua finalidade no site?

UX, ou User Experience, em suma, significa experiência do usuário ao interagir com seu site. 

A UX define um conjunto de regras necessárias para criar um website user-friendly, ou seja, um site que responda de forma eficiente às suas necessidades e dando grande valor. 

Condições para um bom UX

Você consegue um bom UX em um site quando seu site é:

  • Funcional: seu site deve atender às necessidades dos usuários, responder aos seus problemas e as informações contidas nele devem ser facilmente acessíveis.
  • Intuitivo: o site deve ser legível, fácil de usar e de navegar.
  • Desejável: todos os elementos do seu site devem estar associados à sua marca e despertar emoções positivas no seu público.
  • Fácil de encontrar: o site deve ser facilmente acessível e localizável na web, por exemplo, nos motores de busca através de posicionamento ou através de publicidade paga. 
  • Acessível: seu site deve ser exibido muito bem em vários dispositivos e ser adaptável a diferentes sistemas ou navegadores.
  • Confiável: os usuários precisam confiar e acreditar no que você diz a eles – portanto, seu conteúdo deve ser relevante para seu público!

Se o seu site atender a todas essas condições, ele terá um alto nível de UX. 

Como o UX afeta o SEO?

Qualquer coisa que influencie positivamente a interação dos usuários com seu site ajuda os mecanismos de pesquisa a classificá-lo mais alto nos resultados de pesquisa. 

No entanto, existem inúmeros indicadores de UX que influenciam positivamente o SEO, pois são “sinais” para o mecanismo de busca de que o site é valioso e sua posição deve ser elevada.

Aqui estão os fatores de UX que afetam seu SEO e posicionamento do seu site:

Tempo no site

O tempo gasto no site é importante tanto para SEO quanto para UX. Se os usuários passarem muito tempo lendo seu conteúdo completamente, isso significa que seu site é valioso para eles.

Como você mede a quantidade ideal de tempo que os visitantes devem gastar em seu site? É simples – meça com seu exemplo. 

Imagine que você é um usuário, inicie o cronômetro e leia a subpágina específica com calma. Quanto tempo você gastou nele? Faça disso o seu ponto de referência. 

É certo que você deve considerar isso como um resultado inflado, porque as pessoas na web não leem o conteúdo palavra por palavra, mas o digitalizam. Se os visitantes passam muito menos tempo em seu site (por exemplo, 10% do tempo que você configura), algo está errado.

Você também pode pedir ao seu amigo para ler a página e medir o tempo. Provavelmente fará isso “digitalizando o conteúdo” e você obterá um resultado confiável!

Desempenho rápido da página 

Um exemplo comum de UX ruim que reduz significativamente a satisfação do usuário é o desempenho lento da página. 

Portanto, se o seu site demorar muito para carregar (basta 3 segundos para um usuário impaciente sair) a probabilidade do visitante sair aumenta rapidamente.

A navegação

Uma página simples ajuda os usuários a encontrar facilmente as informações que procuravam e as mais importantes em seu site. 

A navegação intuitiva permite que os usuários naveguem de forma eficiente em seu site e, assim, consumam todo o conteúdo de acordo com seu plano. 

Isso permite que eles executem perfeitamente todas as ações que você definiu ao criar seu site. 

A navegação simples e clara é o fator UX que influencia a forma como os destinatários irão interagir com o conteúdo do site. É o complemento perfeito para qualquer estratégia de SEO.

Adaptação a dispositivos móveis

Graças a isso, seu site é exibido corretamente em todas as telas (desktop e mobile). Adaptar o projeto para dispositivos móveis agora é um must-have para todos os sites. 

Isso oferece aos usuários a melhor experiência, não importa como eles acessem seu site.

Se você cuidar do envolvimento adequado dos usuários no site (por exemplo, com gráficos atraentes e fotos atraentes), eles ficarão felizes em visitá-lo. 

Quanto mais tempo eles gastarem com isso, melhor, porque o mecanismo de pesquisa o lerá como um sinal de que o site é valioso e o posicionará mais alto nos rankings. 

E se você publicar conteúdo adicional que atenda às necessidades do seu público-alvo (por exemplo, você fornecer respostas às suas perguntas no blog) – isso resultará em um retorno mais frequente dos usuários da Internet para mais!

SEO + UX = SXO 

SXO Search Experience Optimization concept – vector illustration

Tanto UX quanto SEO desempenham um papel importante no posicionamento do seu site. Portanto, vale a pena tratar essas áreas como um todo na hora de criar páginas ou trabalhar em sua otimização. 

SXO está se tornando um termo cada vez mais popular para combinar SEO e UX. Por que é tão importante no posicionamento e de onde veio a demanda por tal conexão? Vamos começar do início. 

O que está por trás do termo SXO?

Há alguns anos, o Google declarou que o papel dos indicadores de UX no algoritmo de posicionamento do mecanismo de busca da gigante de Mountain View crescerá como fatores de posicionamento do site muito importantes. 

Assim, os proprietários de sites começaram a prestar mais atenção aos parâmetros de UX que tornam o site amigável. 

O ponto de virada foi a atualização do algoritmo em maio de 2021, quando o Google apresentou oficialmente o assim chamado “Principais Web Vitais (CWV)“.

Esses são os indicadores online mais importantes que os algoritmos levam em consideração ao posicionar um site. 

Entre os fatores de classificação listados, além do SEO, estão o UX e a velocidade do site. A combinação dessas duas áreas passou a ser chamada de SXO.

8 dicas sobre como implementar efetivamente o SXO em seu site 

Como combinar SEO e UX para melhorar as principais métricas – aumentar o tráfego do site e, portanto, as vendas? 

Corrigir erros de UX ajudará você a melhorar seu SEO e vice-versa: cuidando de alguns aspectos do SEO, você levará seu UX para o próximo nível. 

Como você pode ver, essa abordagem é a chave para o sucesso do seu site! Aprenda os princípios SXO mais importantes que você pode aplicar facilmente ao seu site. 

1. Cuide da densidade de palavras-chave

Densidade é o posicionamento das palavras-chave no conteúdo do seu site. Esse fator está intimamente relacionado ao SEO, então parece que os rastreadores dos mecanismos de pesquisa prestam atenção a ele.

Como se vê, a densidade de palavras-chave não é indiferente aos usuários. Aplicar as regras de SEO sem levar em conta as necessidades dos usuários leva à armadilha do preenchimento de palavras. 

É a inclusão de tantas palavras-chave que faz com que o texto perca o sentido. Os princípios de UX ajudam neste caso a abordar o SEO com sentido. 

Palavras-chave são importantes, mas devem ser usadas com moderação. Certifique-se de que seu conteúdo pareça natural.  

2. Melhorar a arquitetura do site 

O menu do site não deve conter muitos elementos. Vale a pena tentar simplificá-lo. 

Dessa forma seu site fica mais legível e o usuário consegue utilizá-lo da melhor forma. É importante lembrar que o que importa no menu do site não é apenas a aparência, mas a funcionalidade. 

Ele deve permitir que todos os usuários naveguem facilmente – tanto para novos usuários quanto para pessoas que visitam o site repetidamente em diferentes dispositivos.

3. Escolha um layout claro

Certifique-se de que a estrutura do conteúdo que você apresenta na web seja clara e legível. 

A disposição apropriada, ou seja, o layout da página, ajuda nisso. Coloque fotos e infográficos interessantes em seu site que facilitem a assimilação dos textos. 

Realmente faz uma grande diferença!

4. Melhorar a navegação na página

A estrutura da página deve ser projetada para que o visitante possa encontrar de forma fácil e rápida qualquer conteúdo acessando qualquer subpágina. 

Então, como você melhora a navegação do seu site? Certifique-se de que cada subpágina possa ser acessada dentro de no máximo 3 cliques.

5. Use ferramentas que combinem SEO e UX.

Se você deseja desenvolver efetivamente seu negócio online em 2022, não pode usar ferramentas desatualizadas. 

Ao criar um site ou página de destino, use ferramentas que oferecem fácil otimização de SEO e UX, como é o caso do sistema BOWWE. Ferramentas como essas permite construir sites bonitos e profissionais de maneira fácil. 

Com a ajuda do sistema, você pode editar facilmente qualquer elemento do site e planejar a estrutura intuitiva do site de acordo com as regras do UX. 

Você pode fazer tudo isso com a ajuda do assistente de arrastar e soltar, sem escrever uma única linha de código.

Você também não precisa se preocupar com SEO e UX. 

6. Melhorar a velocidade de carregamento da página

Os usuários perdem o interesse em seguir nas páginas após apenas 3 segundos de espera pelo carregamento, e provavelmente não voltarão. 

Portanto, você absolutamente precisa garantir que a página seja carregada rapidamente! 

Como fazer isso? Otimizar imagens e fotos no site irá ajudá-lo com isso. Converta-os para formatos de última geração que mantêm alta qualidade de imagem, mas são muito mais leves.

7. Otimize seu conteúdo para UX

UX melhora a legibilidade e a percepção geral do seu site. Portanto, cuide de todos os fatores de UX necessários que afetam as impressões positivas dos destinatários do seu site, em especial:

Formate o texto

Aplicar cores em negrito e apropriadas facilitará a leitura dos usuários. Também é uma boa prática dividir grandes blocos de texto em pequenos parágrafos.

Use tabelas e marcadores

Sempre que possível use listas com marcadores ou números. Tais procedimentos não apenas facilitam a leitura, mas também destacam o conteúdo mais importante e ajudam a visualizar algumas informações.  

Cuide dos seus títulos

Melhorar os títulos não é apenas ajuda o SEO da página, mas também UX.

Um bom tamanho de título chama a atenção do seu público e incentiva a leitura. O tamanho ideal para os títulos mais importantes do ponto de vista de SEO e UX é entre 20-70 caracteres para H1 e 50-160 caracteres para H2. 

Enriqueça seu site com infográficos e imagens 

Elas quebram uma longa sequência de texto e ajudam seu público a visualizar algumas informações.  

Centralize o corpo do texto 

Certifique-se de que o texto esteja devidamente centralizado e com grandes lacunas nas laterais. Esta é uma prática utilizada em blogs que melhora a estética e a legibilidade dos artigos.

Não combine mais de 3 fontes

Se você está se perguntando como combinar fontes em uma página, saiba que nem todas parecem iguais umas ao lado das outras. 

Portanto, ao escolher uma fonte, leve em consideração: a família da fonte, seu tamanho e espessura.

8. Escreva naturalmente 

A dica mais importante é: crie conteúdo de alta qualidade! 

Escrever conteúdo exclusivo deve ser o destaque da sua estratégia SXO. É importante usar uma linguagem simples – isso torna seu conteúdo legível. 

Lembre-se que o conteúdo que você cria é para pessoas, não para robôs de mecanismos de pesquisa!    

Intenção de pesquisa e SXO – como ele se conecta?

Um papel importante no posicionamento do seu site é desempenhado pelos chamados pesquisa intenção – ou seja, corresponder o conteúdo às expectativas dos usuários. 

Como isso se relaciona com SEO e UX?  Imagine que o mecanismo de pesquisa exibe uma página que não envolve você de forma alguma e você não deseja absorver as informações que ele veicula (mesmo que sejam valiosas). 

Portanto, se você não conseguir chamar a atenção dos usuários, e seu site não oferecer conteúdo sob medida para abordar os internautas, seu SEO também não atingirá um bom nível.

Como aponta Neil Patel, “o Google posiciona sites que você gostaria de ver em alta”. Lembre-se disso ao criar seu próprio site! 

Como especificar uma intenção de pesquisa? 

As palavras-chave que levaram os internautas ao seu site informam qual intenção de pesquisa eles têm. 

Você pode verificar exatamente essas frases no Google Search Console, no Google Keyword Planner ou digitando em um mecanismo de pesquisa.

Aplique o SXO na prática e aumente o tráfego do site!

Você já sabe que em 2022 os usuários da Internet prestam atenção se seu conteúdo é amigável e útil para eles. 

A implementação dos princípios de UX mencionados aqui ajudam você a melhorar o SEO e aumentar significativamente sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa. 

A aplicação das dicas acima contribuem para adotar uma abordagem abrangente e criar uma estratégia SXO eficaz para a visibilidade do seu site e, portanto, o desenvolvimento do negócio!

Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe BOWWE, acompanhe o blog e fique por dentro de mais dicas para sua empresa!