Fuja de spam traps e melhore as suas campanhas de e-mail
Spam traps são armadilhas criadas pelos provedores de e-mail para identificar quem são os enviadores de mensagens indevidas. Conheça quais são as práticas que essa técnica faz questão de capturar e como as evitar.
O e-mail ainda é uma das principais formas de se fazer marketing digital. Por isso, os provedores, como Gmail, Yahoo, Outlook e etc, seguem se atualizando para evitar qualquer tipo de prática abusiva com mensagens indesejadas.
Esse tipo de estratégia busca identificar as pessoas que distribuem spams e enchem a caixa de entrada de destinatários que não queriam aquele conteúdo ali.
No entanto, spam traps podem atingir qualquer um, mesmo quem não pratica o envio abusivo de mensagens. Essas armadilhas servem para identificar e penalizar spammers, pessoas que fazem disparos excessivos.
Caso você seja “capturado” a sua taxa de entrega pode ser drasticamente reduzida, o que, claro, praticamente anula o sucesso de uma campanha.
Por isso, neste artigo vamos trazer algumas dicas para você evitar ser pego pelas armadilhas de spam. Acompanhe os seguintes tópicos:
O que são Spam Traps?
Essas armadilhas de spam são feitas a partir de endereços de e-mails inexistentes ou inativos há muito tempo.
Os serviços de mensagens criam contas ou reativam contas antigas para identificar quem dispara comunicados de forma excessiva.
Por exemplo: uma conta que acabou de ser criada e não foi repassada para ninguém, em teoria, não poderia receber nenhuma mensagem, certo?
Se esse endereço novo receber algum comunicado, significa que ele provavelmente foi obtido de forma irregular.
Assim, o provedor que tem a posse dessa armadilha de spam vai punir o remetente, pois entende que ele realiza disparos para várias pessoas de forma irresponsável.
Quando um remetente é punido, ele pode ter seus e-mails jogados para a caixa de spam, ou seja, toda uma campanha pode ter sido em vão.
Os provedores se utilizam desta e de outras técnicas para classificar a credibilidade de quem realiza o envio de mensagens.
Assim, também é importante que seus envios sejam abertos pelo destinatário, isso aumenta sua taxa de entrega e, consequentemente, a reputação online.
Quais são os tipos mais comuns de Spam Traps?
Como dissemos anteriormente, os provedores estão em constante atualização com suas ferramentas e técnicas para evitar usuários indesejados.
Por isso, para avaliar a sua credibilidade, existem dois tipos de spam traps, além de outras formas conhecidas para definir a sua taxa de entrega.
Tendo isso em vista, vamos abordar abaixo as mais conhecidas:
Puros
Spam traps puros são os novos endereços de e-mail criados em segredo pelo provedor.
Dessa forma, ninguém teria acesso a esse destinatário pois ele não foi utilizado por nenhuma pessoa ainda.
Isso significa que se chegar alguma mensagem na caixa de entrada, tem algo de errado.
Ou seja, isso viola as boas práticas do marketing digital, já que a chance de o endereço ter sido obtido por meio de base de dados vendida online é grande.
Por isso, o IP do remetente violador pode ser marcado pelo provedor, o que compromete qualquer ação futura daquela pessoa ou empresa.
Reciclados
Spam traps recicladas são contas que já existiram, mas foram desativadas pelo usuário.
Os provedores, então, conseguem se aproveitar disso para saber se tem spam sendo enviado.
Eles são menos agressivos, isso se dá pois os e-mails enviados para esses destinatários retornam aquele tipo de mensagem te avisando que o endereço já não existe mais.
Assim, você consegue remover a tempo da sua base de dados e prosseguir sem punição.
Entretanto, se após esses avisos as mensagens continuarem sendo enviadas, o provedor vai te identificar como spammer e pode até banir a sua conta.
Aprenda a evitar essas armadilhas
Bom, então como evitar ser pego – mesmo que sem querer – por spam traps?
Um dos maiores medos de quem trabalha com email marketing é entrar na blacklist de um provedor e, assim, virar um spammer. Isso, então, inviabilizaria até a mais incrível das campanhas.
A primeira regra é não comprar base de dados. É muito mais eficaz e preciso montar a sua base com tempo e credibilidade.
Mesmo que tenham menos pessoas, são clientes reais que te disponibilizaram o endereço e, assim, tendem a ser mais receptivos com o que foi enviado para eles.
Quando você compra uma base de dados, ela pode vir cheia de contatos falsos, desatualizados e não solicitados, o que aumenta seus riscos de ser pego pelas práticas do provedor.
Por isso, mantenha o seu mailing sempre atualizado. É importante ter e-mails reais e ativos ali.
Em caso de mensagens de um endereço inativo, remova imediatamente aquela pessoa da sua lista.
Por último, não invente endereços. Pode parecer loucura, mas muita gente digita um contato com nome comum para tentar acertar um endereço de email real.
Isso é errado por motivos óbvios: mesmo que exista, dificilmente aquela pessoa será um cliente em potencial e, se ela sinalizar seu email como spam, você corre risco de punição.
Além dessas dicas, algumas práticas que podem auxiliar a sua empresa a ficar fora das armadilhas de spam são:
- Atenção com os assuntos dos e-mails: um título bem pensado ajuda a aumentar a taxa de abertura das mensagens, palavras como “oferta”, “compre agora”, etc podem ser descartadas rapidamente pelos usuários;
- Frequência de envio: o envio de muitos e-mails pode fazer com que as pessoas os marquem como spam, por isso, crie um calendário de disparo equilibrado para evitar problemas;
- Conteúdos de qualidade: desenvolva materiais úteis para os contatos que demonstraram interesse em receber os comunicados da sua empresa, isso faz com que os e-mails tenham uma boa taxa de abertura e engajamento;
Fuja de spam traps!
Como vimos aqui, as spam traps estão sendo cada vez mais aprimoradas pelos provedores.
Cair em uma dessas armadilhas pode destruir a reputação dos e-mails da sua empresa. Por isso é tão importante seguir as boas práticas do marketing digital e evitar esse tipo de contratempo.
Quando sua empresa não compra base de dados e trata com cuidado as informações dos clientes, a reputação dá um salto e aumenta sua taxa de entrega.
Sabendo disso, esteja sempre conectado às formas corretas de disparos na hora de lançar uma nova campanha baseada em email marketing.
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