SEO para loja virtual: saiba como usar corretamente
Aplicar de forma certa as técnicas de SEO para loja virtual é fundamental para aumentar as vendas do seu negócio. Aprenda a implementar este método na sua empresa e assim atingir resultados excelentes.
O SEO para loja virtual é composto por uma série de medidas que devem ser aplicadas pelos sites para que apareçam na SERP com o destaque necessário na hora que uma pesquisa online é feita.
Afinal, as técnicas de SEO são otimizações que envolvem desde o conteúdo proposto até o formato como esse material é oferecido aos usuários.
No entanto, a aplicação correta dessas técnicas é determinante para garantir o resultado esperado para sua loja virtual.
Vamos conhecer o passo a passo para que essas técnicas aumentem o fluxo do seu comércio virtual.
O que é SEO?
SEO é a sigla usada para definir Search Engine Optimization. No português: otimização para mecanismos de buscas.
Isso significa que usar de maneira correta este conjunto de técnicas pode determinar o sucesso do seu e-commerce no ambiente online.
Afinal, se trata de uma estratégia que facilita a rápida identificação do site do seu negócio por buscadores como, por exemplo, Google, Yahoo e Bing.
Quando um consumidor decide realizar uma compra, muitas vezes seu primeiro passo é buscar referências nos motores de busca.
Desta forma, o SEO para loja virtual é um instrumento que ajuda a desenvolver o seu comércio na internet. Assim, mais pessoas conhecem sua marca e podem passar para o próximo estágio de compra.
Por que é importante ter estratégias de SEO para e-commerce?
É imprescindível que você tenha em mente que as técnicas de SEO são uma forma do seu negócio chegar ao público-alvo sem a necessidade de investimentos em anúncios.
Afinal, é comum recorrer a internet quando pensamos em adquirir algum produto ou serviço. Antes de tomar qualquer decisão, o consumidor pesquisa, vai em busca de opções, preços, dicas e informações variadas.
Por esse motivo que o seu negócio tem que aparecer no topo dessa pesquisa, não é mesmo? Afinal, você quer vender.
Por isso, quanto maior o tráfego no seu site, maior a chance de sucesso financeiro do seu e-commerce.
É justamente neste ponto que entra o SEO para loja virtual. Sua empresa precisa ter visibilidade para conseguir vender e não existe melhor forma de ser visto do que estar nas primeiras posições da SERP.
Como fazer SEO para loja virtual?
Não esqueça que o objetivo do SEO para loja virtual é otimizar o site do seu negócio para que ele ranqueie melhor nos motores de busca e, desta forma, maximize o alcance da página.
Dito isto, existem dicas rápidas e diretas para te ajudar neste processo. Abaixo, mostraremos como é possível potencializar os resultados de busca do seu e-commerce.
E, desta forma, maximize o alcance da página.
Dito isto, existem dicas rápidas e diretas para te ajudar neste processo. Abaixo, mostraremos como é possível potencializar os resultados de busca do seu e-commerce.
Priorizar as páginas que recebem mais tráfego
Se você quiser que os clientes se concentrem em um determinado produto, comece a otimização por ele.
Dessa forma, os usuários que encontrarem a página tem a disposição todas as informações que precisam.
Criar um fluxo de trabalho
O SEO para loja virtual exige a execução de vários requisitos específicos. Por isso, a escolha de palavras-chaves, a adição de metadados e a nomeação correta de imagens são fundamentais.
Fique de olho na concorrência
Tenha em mente que existem diversas empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço que você. Por isso, separe um tempo e analise o que a concorrência está fazendo em relação às otimizações para os mecanismos de busca.
Com essa coleta de informações seu negócio consegue se desenvolver de uma forma que faça sentido no mercado.
Aqui, podem surgir possibilidades de inovação para atingir sua persona com sucesso e se destacar em meio as outras marcas.
Utilize as ferramentas certas
Existem ferramentas que ajudam na análise dos dados referente aos motores de busca. Elas são um ótimo auxílio para sua loja entender o que o público tem procurado.
Por isso, encontre a plataforma que melhor atenda a seus interesses, algumas delas são:
- Google Trends;
- Google Keyword Planner;
- Google Search Console;
- Keyword Sheeter;
- AnswerThePublic;
- Keyword Magic da Semrush;
- Google Trends.
Dicas avançadas de SEO para loja virtual
Linkagem
Utilize backlinks no seu site e busque parcerias com diferentes domínios. Isso faz com que outros sites tenham links que guiem os usuários para o seu e-commerce.
O link building é uma prática que não demanda investimento financeiro e traz frutos perceptíveis, se feito da forma correta.
Outra forma de usar esse método a seu favor é adicionar links internos nos conteúdos que forem desenvolvidos. Isso cria uma “teia” que leva o visitante de uma página para outra no seu site.
Site responsivo
Tornar o seu site um ambiente online agradável deve ser uma prioridade. Isso porque as pessoas acessam páginas na internet por meio de diferentes dispositivos, como celulares, notebooks, tablets e computadores.
Por esse motivo, tenha o cuidado de desenvolver uma página que responda de forma positiva em diferentes telas.
Atualização constante
Seguir todas essas dicas é muito importante, porém de nada valem se no meio do caminho você esquecer do seu site e o deixar obsoleto.
Por isso, busque sempre atualizar os conteúdos antigos e aprimorar cada vez mais aquilo que já está dando certo e trazendo bons resultados.
Além disso, retirar links quebrados, corrigir erros no servidor e apagar conteúdos duplicados faz com que seu site fique ainda mais profissional aos olhos dos buscadores.
Otimização dos materiais visuais
Imagens que não carregam ou que são difíceis de entender podem prejudicar a experiência do usuário e fazer com que eles deixem de visitar o site do seu e-commerce.
Leve em consideração toda a vivência que uma pessoa tem ao visitar sua loja. Invista em CLS e crie um ambiente agradável e fácil de se estar.
Fique sempre atento às técnicas corretas!
Se você chegou até aqui, é porque realmente está interessado e sabe a importância das técnicas corretas do SEO para loja virtual.
No entanto, de nada adianta aplicar as dicas no início do seu site e depois abandonar as práticas corretas.
Tenha em mente que a internet é um mundo em constante atualização, que não fica paralisado e muda em uma velocidade gigante.
Você não vai querer ficar para trás, não é mesmo? Por isso é fundamental que tudo o que você leu aqui seja feito com atenção.
Não deixe o site do seu e-commerce parado, verifique sempre se a aplicação do SEO está correta e garanta o sucesso do seu negócio.
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