Por que criar um site para pequenas empresas?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 17 de agosto de 2022 | Atualizado: 17 de agosto de 2022.
É útil pensar em criar seu próprio site no “milênio social”? Claro que sim. Principalmente num contexto como o atual, de grande visibilidade pelas diversas plataformas de redes sociais, ter seu próprio site não é apenas útil, e sim, necessário.
Saiba o porquê de criar um site para pequenas empresas, aqui neste artigo!
Facebook, Twitter, Instagram, You Tube, etc. Todos os espaços virtuais gratuitos, têm favorecido muitas realidades profissionais e empresariais, oferecendo a possibilidade de “aparecer na internet” divulgando sua marca, produtos e serviços.
Embora isso tenha representado uma grande oportunidade, ainda está muito longe das vantagens expressas por ter um espaço web próprio e pessoal, pois o número de pessoas que usam a internet regularmente, na faixa etária entre 16 e 74 anos, é muito alta.
Com o passar dos anos e base nas tendências atuais, certamente teremos uma população cada vez mais conectada e dedicada à rede para satisfazer qualquer solicitação ou necessidade.
Os motores de busca, em primeiro lugar o Google, representam o primeiro canal utilizado por usuários para encontrar informações sobre as empresas que desejam fazer negócio. Aqui, mesmo no futuro, conquistar uma posição na primeira página é cada vez mais importante.
Perfis sociais e sites nada mais são do que duas faces da mesma moeda, uma não deve excluir a outra, pelo contrário, essas duas ferramentas para o seu negócio online devem ser pensadas e concebidas em perfeita harmonia, sendo o seu próprio site a principal delas.
Criar site para pequenas empresas ajuda a promover a credibilidade e confiança de futuros clientes, obter recomendações e ampliar a conversão de vendas, entre outros.
Por que criar um site para pequenas empresas?
A seguir, conheça as principais vantagens que justificam o porquê contratar uma agência de criação de site profissional para pequenas empresas:
1 – Permite ser encontrado sem limites de espaço e tempo
Um site é acessível de todo o mundo, a qualquer hora do dia, incluindo domingos e feriados. Pense em todas as reservas de serviços, compras e visualizações que normalmente são feitas após o horário normal de funcionamento das atividades comerciais ou durante feriados.
2 – Criar um site é o mesmo que ter um excelente aliado para fortalecer a identidade da sua marca
Representando uma peça insubstituível dentro de um sistema de comunicação integrado eficaz que respeita sua linha gráfica e seu estilo de comunicação, o site é o aliado perfeito para o sucesso de sua marca.
As pessoas quando ficam sabendo de uma empresa pelo boca a boca ou comunicação off-line, querem buscar mais informações na internet.
É muito importante disponibilizar essas informações com um site que reflita a imagem presente em cada canal, só assim você pode fortalecer a identidade e o reconhecimento de sua marca.
3 – Permite criar ação e interação direta com as diversas plataformas sociais
O uso de redes sociais é essencial para direcionar tráfego para seu site. Você pode construir e planejar a publicação de seus posts incluindo links para seções ou páginas de seu site relacionadas a serviços e produtos que pretende promover.
4 – O site disponibiliza as informações atualizadas, notícias e notícias em tempo real
Os conteúdos de uma brochura ou de um flyer logo se tornam obsoletos e, para renová-los, é necessário atualizá-los gráfica e imprimi-los com investimentos econômicos contínuos, às vezes, até mesmo para a modificação de um contato telefônico.
Tudo isso, com um site profissional, é disponibilizado de forma imediata e sem custo.
5 – Fidelizar clientes através de sistemas de descontos ou através do envio de newsletters informativas e promocionais
Um website permite ativar canais dedicados e personalizados para os seus clientes, bem como, a opção de gerir sistemas promocionais diretos.
Você pode utilizar o plugin para que o cliente assine as newsletters do site para receber informações sobre novos conteúdos e promoções do site, oferecer cupons de desconto, etc.
6 – Torne-se seu cartão de visita online em todas as ações B2B e B2C à distância
Muitas vezes, para trabalhar você precisa entrar em contato com empresas distantes ou mostrar produtos para clientes distantes. Ao enviar o link do seu site por e-mail ou através de um aplicativo de mensagens, você pode abrir as portas da sua empresa com um simples clique.
7 – Vender os seus produtos através de um e-commerce ou de um catálogo online
Criar site e-commerce profissional é também uma pequena forma de “deslocalização” de negócios, ou seja, você não precisa ter um endereço físico para realizar as vendas, basta divulgar na internet, realizar o processo de envio e recolher o pagamento online.
Ou seja, criar um site para pequenas empresas permite ir além das suas fronteiras geográficas e potencialmente colocá-lo em contato com novos clientes, aumentando a conversão de vendas e contribuindo para expansão dos negócios.
Antes de iniciar um projeto desse tipo, de fato, é essencial ter feito uma análise do mercado e dos concorrentes do setor.
Lembre-se que toda estratégia de web marketing não pode ser improvisada, você deve antes de tudo ter um objetivo claro, com base nisso, construir uma estratégia e só então identificar as ferramentas mais adequadas para o seu caso específico.
8 – Simplificar os processos de negócios
Permite otimizar os tempos de trabalho, reduzindo todos aqueles usados para descrever características, exemplificar operações de produtos, enviar orçamentos.
9 – Destaque sobre os concorrentes
Se a sua empresa não tiver um site, tenha certeza de que os seus concorrentes terão e que os clientes podem encontrá-los primeiro. Através de um site, você pode mostrar aos clientes em potencial que oferece um melhor serviço, que possui uma imagem profissional e demonstrar maior credibilidade.
Quanto custa um site profissional?
Você pode estar se perguntando: mas quanto custa para criar um site? Como todas as coisas, dependendo das necessidades e características, o preço pode variar.
Na concepção de um website é fundamental contar com profissionais capazes não só de aconselhá-lo sobre a melhor solução, mas também de apoiá-lo nas etapas que se seguem à criação do site e de lhe oferecer serviços conexos como a otimização do site da sua empresa para posicioná-lo no mecanismo de busca.
Portanto, realize o seu orçamento em uma empresa confiável.
Lembre-se sempre de que a criação de um site para empresa não é custo, mas sim um investimento que pode lhe proporcionar resultados lucrativos de acordo com o seu objetivo.