Confira 10 dicas de SEO para pequenas empresas – e seja visto no Google
SEO para pequenas empresas é o conjunto de técnicas indispensáveis para quem quer alavancar seus negócios. Descubra como agradar o algoritmo para aparecer nas primeiras posições assim que o cliente apertar “enter”.
O SEO (Search Engine Optimization) pode parecer complexo, mas não é um bicho de sete cabeças. Ele tem se tornado cada vez mais indispensável nos negócios e uma excelente oportunidade para todas as empresas.
Mais que necessária, essa ferramenta é um conjunto de práticas que traz visibilidade em um mecanismo de pesquisa tão concorrido, e igualmente importante, como o Google.
Por esse motivo, a consultoria SEO para pequenas empresas é cada vez mais procurada Todos querem aparecer na primeira página da SERP (página dos resultados de pesquisa dos buscadores).
Pensando nisso, separamos 10 dicas que você pode adotar desde já. Está na hora de entender um pouco mais sobre o algoritmo que cerca a página de resultados dos motores de busca.
Afinal, o que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado ao conjunto de técnicas e estratégias que te ajuda a ter um melhor posicionamento nas páginas de pesquisas.
De forma orgânica, esses processos dão mais visibilidade à parte online do seu negócio e, inevitavelmente, trazem mais clientes em potencial até você.
Muito além do conteúdo, é observado também as boas práticas na parte técnica.
Por exemplo, para um relógio mostrar corretamente as horas, ele precisa de todas as peças funcionando perfeitamente por trás. Isso resume como o SEO trabalha.
A consultoria SEO para pequenas empresas te ajuda a deixar tudo correto na hora de agradar os mecanismos de busca e aparecer em uma boa posição na SERP.
Por isso, a importância, principalmente, do SEO para pequenas empresas. Essa é a chance de seu negócio aparecer para o mundo.
Já deu para entender do que se trata a otimização dos mecanismos de busca, certo? Mas será que ele é realmente indispensável no seu negócio? Já adiantamos que sim, ele é, mas vamos explicar melhor na sequência deste texto.
A importância do SEO para pequenas empresas
Primeiramente, é necessário ressaltar que o SEO é importante para todos os negócios. Mas também não é exagero dizer que para as pequenas empresas é ainda mais.
A conta é simples: as médias e grandes empresas costumam ter caixa para publicidades pagas, inclusive no Google. Ou seja, além de usufruírem de boas práticas online, elas também destinam investimentos diretos aos anúncios.
Dessa forma, é necessário agir com inteligência e o máximo de precisão. É aí que entra, por exemplo, a consultoria SEO para pequenas empresas.
Hoje, o Google é um outdoor virtual. É onde as pessoas olham quando querem procurar por algo que satisfaça às suas necessidades do momento. E, acredite, de forma orgânica você consegue aparecer com destaque entre os resultados.
Para isso, é necessário adotar uma série de técnicas que chamam atenção do algoritmo e, assim, ficar posicionado com destaque. Separamos, a seguir, 10 dicas para te ajudar nessa hora.
As 10 melhores dicas de SEO para pequenas empresas
Antes mesmo de decidir contratar uma consultoria SEO para pequenas empresas, existem algumas técnicas que você pode adotar desde já para alavancar seu negócio online.
O conteúdo (sempre) importa
O cliente que clica em seu site precisa, antes de tudo, perceber que você entende do assunto abordado. Ter autoridade, domínio na sua especialidade e saber mostrar como tudo funciona é crucial.
Por isso, os conteúdos sempre são prioridade. E, apesar de estar em frequente atualização, essa é uma das práticas que não tem previsão de mudança quando falamos de SEO.
O mecanismo de busca quer mostrar às pessoas o melhor resultado que ele puder. Então, foque nisso.
Otimização das páginas
Dentro do material criado, o algoritmo precisa entender que seu site segue boas práticas para que fique em destaque nos resultados.
Imagens, URLs configuradas de forma correta, títulos objetivos e uma estrutura de texto correta já são meio caminho andado para conquistar uma boa colocação na SERP.
Palavras-chave
Saber escolher as suas palavras-chave é um dos momentos mais importantes na hora do ranking em mecanismos de busca.
Uma boa pesquisa e mapeamento atrelados ao seu objetivo são fundamentais para atrair cliques das pessoas certas.
Análise de concorrentes
Pode até parecer óbvio, mas não é. Reconhecer que os concorrentes sabem o que estão fazendo e sondar o trabalho que realizam é uma ótima forma de não ficar para trás.
Pesquise palavras-chave em potencial e observe os primeiros que aparecem, clique nos links e dê uma boa estudada na estrutura desses sites.
Configure o Google Analytics e o Search Console
É claro que você não vai conseguir analisar seus resultados apenas com as próprias observações.
Por isso, faça uso dessas ferramentas gratuitas como o Google Analytics e o Search Console. Elas ajudam a entender o crescimento e o desempenho do seu negócio no ambiente digital.
Vá atrás dos erros
Reconheça que sempre tem algo para melhorar. O algoritmo está em constante atualização e você também precisa estar.
Existem sites, além da consultoria SEO para pequenas empresas, que te ajudam nessas análises, como por exemplo, o Yoast SEO.
Planeje a estrutura do seu site
Além da otimização, seu negócio deve sempre fazer um planejamento das páginas e da estrutura delas. Tudo isso está atrelado às boas práticas de SEO. Quanto antes você se organizar, menos erros e problemas terá no futuro.
Segurança
Assim como uma loja física, que também precisa ser bem estruturada, o site do seu negócio precisa ser seguro. Tudo isso passa credibilidade aos clientes.
Configure os certificados SSL no seu site, tenha em mente que os mecanismos de busca valorizam isso.
Atualize seu conteúdo
Outra coisa que os robôs de motores de busca amam na hora de classificar a SERP, são conteúdos novos.
Não adianta ter um conteúdo de qualidade se ele não se renova. Os mecanismos de pesquisa identificam isso e deixam esses sites para trás. Assim, fica a dica: seja constante.
Preste atenção na experiência do usuário
Nossa última dica é basicamente um apanhado geral. De nada adianta ter tudo isso se o usuário tem dificuldades de encontrar e acessar o que precisa no seu site.
Um site responsivo, seguro e com design limpo é valorizado pelo Google e, principalmente, pelo cliente em potencial.
Rumo à primeira página
Depois de todos esses passos é hora de decolar rumo à primeira página. Com essas dicas de SEO para pequenas empresas, o seu negócio pode alcançar a visibilidade online que merece.
Planeje, estruture, otimize e torne a experiência do usuário única e especial. A credibilidade da sua empresa é passada pela forma como o Google te enxerga.
Por isso, ajudamos você com uma consultoria SEO para pequenas empresas. Com a ferramenta da Ideal Marketing, você começa desde já a alavancar seus cliques e, claro, as vendas e lucros.
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