O que é Cliente Fit e qual a importância desse conceito no marketing e vendas
Cliente Fit é a definição do cliente ideal de uma empresa. Saber como aplicar esse conceito melhora a assertividade das estratégias de marketing, reduzindo investimento e aumentando a eficiência.
Imagine um cliente que gosta do seu produto e todos seus problemas podem ser atendidos por sua empresa. Ele pode ser fidelizado e até mesmo te recomenda e indica a outros consumidores.
É aquela pessoa ou empresa que fica muito satisfeita com o que você tem a oferecer. O seu produto ou serviço satisfaz as dores e preenche exatamente o que ela procura.
Esse cliente ideal existe e tem nome: cliente fit. As ações de marketing e vendas que são elaboradas levando esse conceito como base são mais assertivas, necessitam de menos investimento e trazem maior retorno.
Quem não quer encontrar esse consumidor ideal? Continue neste conteúdo para entender mais sobre o que é cliente fit e como esse conceito pode ser útil.
O que é um Cliente Fit?
Em inglês, ‘fit’ quer dizer algo como ajuste, encaixe ou adaptação. Todas essas palavras nos ajudam a entender um pouquinho melhor o significado de cliente fit.
Isso porque, esse conceito é a idealização da pessoa ou empresa que encontra em seus produtos o encaixe perfeito para suas necessidades.
Não é muito mais fácil fechar uma venda quando sabemos o que aquele consumidor busca? Então, isso basicamente resume a importância em se definir o cliente que é alvo de sua estratégia.
Assim, é possível otimizar o direcionamento e segmentação em suas estratégias. Afinal, quando sua empresa tem o que esse cliente busca, o negócio é concluído de uma forma muito mais simples e rápida.
Além disso, quando o consumidor encontra em seu produto o que ele precisa, as chances de promover sua empresa a outros potenciais clientes aumentam significativamente.
Dessa forma, as dinâmicas de indicação e do marketing boca a boca passam a impulsionar seu faturamento.
Já para os negócios de menor porte, esse conceito pode fazer toda a diferença no crescimento, organização e expansão da estrutura de vendas e atendimento.
Por isso, é muito importante saber encontrar esse tipo de consumidor para tirar o máximo proveito da situação como um todo.
Good Fit e Bad Fit
Obviamente, o seu negócio busca o ‘good fit’, que é aquele que tratamos ao longo do texto. Ele vê seu produto, precisa daquilo e faz negócio. Ao final, tem todas as suas dores resolvidas e até te indica a empresa.
O ‘bad fit’, no entanto, passa por um processo parecido. Ele precisou, resolveu concluir a compra, mas ao final não aprovou seu produto. Sem o encaixe perfeito, ele pode, ainda, fazer avaliações negativas e prejudicar o seu negócio.
Por que você deve definir seu Cliente Fit?
Definir um cliente ideal é um facilitador em sua estratégia de vendas e atendimento. Melhorando a assertividade no direcionamento e segmentação.
Afinal, o consumidor ideal é aquele que busca exatamente aquilo que você tem a oferecer. Ou seja, seu negócio sabe como suprir as necessidades daquela pessoa ou empresa.
Ao entender esse conceito, sua empresa otimiza e direciona muito melhor a energia das suas estratégias. Tudo fica mais certeiro, já que você absorve e aprende com exatidão os objetivos daquele consumidor, que se torna, então, o cliente fit.
Com um leque de clientes assim, o lead fica muito mais qualificado para o funil de vendas. Isso porque, o cliente fit contribui na composição de uma base de consumidores muito mais sólida e filtrada para aproveitar as oportunidades de negócio.
Por isso, é preciso definir critérios de quem são esses consumidores ideais, traçando um perfil dessas pessoas que serão o alvo da captação e das estratégias de atração do Inbound Marketing
Vantagens do Cliente Fit
Mas, afinal, quais são as vantagens de entender o encaixe ideal de consumidores da sua empresa?
O ganho em assertividade no direcionamento traz:
- Vendas mais eficazes: você precisa de menos tempo e esforço para fechar negócio com o consumidor que já está mais segmentado;
- Abordagem precisa: você praticamente pula a etapa de convencimento, uma vez que essa pessoa já sabe que o seu produto ou serviço atende aquilo que ela precisa;
- Avaliações positivas: cliente satisfeito é cliente feliz e recorrente. Além disso, um consumidor que gosta do seu produto tem mais chances de recomendá-lo.
Como atrair clientes com o perfil adequado?
Para conseguir trazer esse tipo de consumidor ao seu negócio, é necessário tempo e pesquisa de mercado. Entenda as dores deles, o que exatamente essas pessoas procuram e como seus produtos ou serviços podem ajudar nesse objetivo.
Toda essa estratégia é necessária para tornar a sua forma de captação muito mais robusta e eficaz. Muito além da frieza dos números, converse com as pessoas e procure entender e se adequar à realidade.
Um cliente fit chega até você buscando soluções, então dê isso a ele. Invista em conteúdos que mostram ao potencial consumidor que você tem autoridade no assunto e consegue ajudá-lo a suprir suas necessidades pessoais e profissionais.
Não abandone o consumidor após a venda. Se mostre disponível e disposto a continuar colaborando na resolução das dores, assim a chance de fidelização é ainda maior.
Atraia mais clientes ideais
Neste conteúdo, entendemos que o cliente fit é um conceito que compreende o consumidor cujas características são de encaixe perfeito com sua empresa.
Isso porque, seus dados demográficos e suas dores e expectativa estão perfeitamente adequados ao seu produto.
Definindo o cliente fit da sua empresa, é possível aumentar a assertividade das suas ações de marketing e vendas. Assim, reduzindo o investimento necessário e aumentando o retorno sobre o investimento.
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