O que é previsão de vendas e como planejar o faturamento ideal para sua empresa
Previsão de vendas é um planejamento feito visando o futuro financeiro da sua empresa. Ele é capaz de dar clareza na hora das tomadas de decisão, pois traz mais segurança e direciona o foco para o crescimento do negócio.
Trabalhar com previsão financeira permite que a empresa tenha clareza sobre seu faturamento atual e consiga fazer uma projeção para o futuro do negócio.
Mas isso só é possível desde que a análise seja feita de forma periódica e com base em dados reais e devidamente organizados.
Esse planejamento torna a operação comercial mais eficiente e ajuda a melhorar os resultados da equipe de vendas.
Afinal dessa forma ela consegue trabalhar com focos e objetivos.
Quer saber mais sobre o que é projeção de vendas e ainda descobrir os tipos de cálculos possíveis para esse planejamento? Então confira os tópicos abaixo!
O que é previsão de vendas?
Uma previsão das vendas, também conhecida como forecast de vendas, é o planejamento feito para entender a quantidade de receita que a empresa pode conquistar com a equipe de vendas em um determinado tempo.
Essa projeção de vendas ajuda a empresa a entender como serão as vendas futuras, quantidade de equipe que precisará para atingir os objetivos, investimentos necessários e assim por diante.
A previsão costuma ser feita a partir da análise de fatores internos e externos ao negócio, tal como o histórico de vendas de um determinado tempo da empresa e as tendências do mercado atual.
Vale dizer que por se tratar de uma projeção, o resultado pode ser diferente do que foi mensurado inicialmente.
Mas quanto mais precisa for a análise de mercado feita, com informações e dados mais realistas, consistentes e de qualidade possíveis, melhor é a previsão das vendas.
Por que fazer o cálculo de projeção de vendas?
A projeção de vendas estima o volume de receita que deve ser conquistado em um determinado período. Tudo isso com foco no crescimento da empresa, claro.
Ao fazer isso, é possível designar todas as tarefas, alinhar processos e estruturar como serão abordadas as estratégias de relacionamento com os clientes para melhorar os resultados.
Além disso, a previsão das vendas oferece mais eficácia aos vendedores, pois a equipe fica melhor organizada e consegue trabalhar com uma visão mais clara das possibilidades.
Isso tudo faz com que a produtividade da equipe de vendas aumente exponencialmente e a performance dos vendedores em particular também.
Para isso, as informações presentes na projeção de vendas precisam oferecer clareza para que todos consigam ir em busca de melhores resultados e focar nas questões que são realmente prioridades.
Como fazer uma previsão de vendas?
O aumento nas vendas é um dos principais objetivos de qualquer empresa e, com isso, a previsão deve ser a raiz para todo o planejamento do negócio.
Vale dizer que por mais que os dados sejam mais voltados para o setor de vendas, todos os demais podem e são beneficiados quando a receita entra.
E todos devem estar voltados para o mesmo objetivo e foco.
Pois bem, tendo isso claro, o próximo passo é saber como fazer essa projeção de vendas, certo?
Antes de chegar ao cálculo dos dados, é necessário primeiro coletar e analisar as informações para conseguir elaborar as estimativas. Para isso:
- Conheça o histórico de vendas e estratégias do negócio;
- Conheça a fundo sua persona;
- Entenda tudo sobre seu mercado de atuação e sua concorrência;
- Use um funil de vendas devidamente adequado para o seu negócio;
- Trabalhe com metas realistas e objetivos alcançáveis de acordo com seus recursos;
- Estabeleça seu ciclo de vendas e o tempo médio de fechamento de negócio;
- Acompanhe as tendências do mercado de forma geral;
- Elabore uma estimativa realista depois de ter todas as informações em mãos.
Para te ajudar em todo esse processo, você pode contar com ferramentas específicas, como planilha e softwares de automação de vendas.
Quanto mais centralizadas e integradas estiverem suas informações, melhor é a visualização, gestão e acompanhamento dos seus resultados.
Então, resumidamente, faça uma análise de riscos do seu negócio, estabeleça estimativas realistas, baseadas em ações e metas específicas que devem ser feitas em prazos bem definidos e plausíveis.
Como calcular a previsão de vendas
O método mais simples para o cálculo de projeção de vendas é feito com base nos resultados já obtidos pelo negócio em outros tempos.
Este modelo de cálculo é ideal para quem trabalha com estratégias multicanais para prospecção de novos negócios, tal como cold call, eventos, mídia paga, inbound marketing e assim por diante.
Para fazer este cálculo é necessários ter dados sobre:
- Número total de leads de cada canal de prospecção;
- Valor total das negociações de cada um dos canais;
- Registro de negócios ganhos por cada canal.
Tendo todos esses dados, o primeiro passo é descobrir qual o seu ticket médio.
Depois que descobriu seu ticket médio, é necessário saber qual sua taxa de conversão de leads em clientes.
Para isso, o cálculo utilizado é:
E a conta final a ser feita para chegar ao resultado da projeção de vendas é:
Invista em uma boa estratégia de previsão de vendas
Depois de ter lido todo o conteúdo, você está preparado para fazer a previsão do seu negócio.
Além disso, agora você sabe que este planejamento de faturamento ajuda a deixar claro todos os seus próximos passos, uma vez que ele ajuda na percepção do que é necessário ser feito para o crescimento da empresa.
Então, entenda o estágio do seu negócio, escolha a forma de cálculo que melhor se adequa a sua necessidade e mãos à obra!
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog para mais materiais sobre vendas, gestão e marketing! E assine nossa newsletter para não perder nada.
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações