Forecast de vendas: o que é e como criar a previsão de faturamento da sua empresa
Forecast de vendas é um planejamento previsível do faturamento futuro da sua empresa. Esse tipo de previsibilidade faz toda diferença nas tomadas de decisão e traz mais segurança para o crescimento da empresa.
A previsibilidade é um dos fatores mais importantes de uma empresa sustentável. Entender e estimar claramente o faturamento dos meses ou até anos seguintes faz toda a diferença para tomar decisões.
Para isso não é preciso bola de cristal ou conhecimentos ocultos. Na verdade, o forecast da área de vendas pode ser realizado de forma bastante simples mesmo pelos mais inexperientes.
Com essa previsão bem definida, os próximos passos da sua empresa ficam mais claros. Em outras palavras, essa pode ser uma excelente ferramenta para entender a melhor forma de se posicionar no mercado e como programa investimentos.
Quer entender mais sobre forecast da área vendas, o que ele é, quais são seus benefícios e como realizar essa previsão de forma simples? Neste conteúdo trazemos tudo que você precisa saber sobre o assunto.
O que é forecast de vendas
Forecast da área de vendas nada mais é do que uma previsão das vendas, ou seja, do faturamento futuro. O próprio termo forecast significa previsão em inglês.
Essa previsão é obtida a partir da análise de dados, internos e externos à empresa. Histórico de resultados, possibilidades de negócios abertas no funil de vendas, benchmark de concorrentes e até fatores econômicos e políticos.
Para isso, é necessário que a empresa mantenha uma boa base de dados e processos e ferramentas bem organizados.
Quando todas essas métricas e números são claras e acessíveis é possível fazer um forecast realmente efetivo. Assim, entendendo tendências, prevendo crises e planejando mais seguramente expansões.
Passos práticos para criar o forecast de vendas
Realizar o forecast na prática pode ser tão simples quanto entender sua teoria. Basta que alguns passos sejam seguidos com rigor e que todas as equipes ligadas à área comercial sejam devidamente envolvidas.
Em termos práticos, separamos algumas dicas úteis.
Mapeie o funil de vendas
O funil de vendas é a representação estratégica de todos os consumidores que têm contato com sua empresa. Sejam eles simples visitantes do site ou seguidores de redes sociais, leads de campanhas e até clientes efetivos com possibilidade de recompra.
Ao analisar esse funil e suas métricas de conversão é possível projetar quantos visitantes se tornam leads, quantos leads se tornam clientes e quantos clientes compram novamente da empresa.
Além disso, a análise permite compreender qual o padrão desse ciclo de venda, ou seja, quanto tempo ele demora para se completar.
Assim, fica muito mais fácil realizar o forecast de vendas! É partindo de desempenhos passados que se pode projetar mais assertivamente o futuro.
Analise concorrentes
Outra fonte de dados importante são seus concorrentes. Eles são os verdadeiros parâmetros de comparação para atestar a efetividade ou deficiência dos esforços comerciais.
Também os concorrentes podem apontar no sentido das tendências e inovações. Por isso, é sempre necessário estar de olho neles.
Ouça as partes envolvidas
Ninguém é capaz de analisar e prever todas as variáveis sozinho. É importante levar em consideração opiniões e insights dos envolvidos no processo comercial, do marketing ao pós-vendas.
Não esqueça o mercado e o cenário político
Por vezes, não são os fatores internos a sua empresa ou mesmo ao segmento de mercado que vão ditar o tom dos próximos meses. A economia e a política podem favorecer ou prejudicar empresas.
Então, esteja atento e leve em consideração grandes movimentações dessas áreas. Novas leis, regulamentações e indicadores econômicos impactam diretamente no futuro.
Ferramentas úteis para o forecast de vendas
Em uma dinâmica em que consistência e clareza de dados são cruciais como o forecast da área de vendas, é importante contar com ferramentas que facilitem a coleta e análises desses números.
Ferramentas de automação de marketing
A ferramenta de automação de marketing permite centralizar todas as ações de marketing e seus resultados em um só lugar.
Oferecendo toda variedade de recursos, desde os criadores de landing pages até os criadores de fluxo de marketing, esse recurso é uma verdadeira adesão ao processo comercial.
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CRM
CRMs são indispensáveis para equipes comerciais modernas e eficientes. Para o forecast da área de vendas elas podem contribuir muito trazendo dados sobre o funil de vendas e o ciclo dos clientes.
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Como trabalhar os resultados da previsão
Neste conteúdo entendemos que o forecast de vendas é uma previsão do faturamento da empresa em um período futuro. Essa previsão permite tomar decisões mais assertivamente, prevendo tendências e antecipando crises.
Para isso, é necessário levar em conta dados bem estruturados do histórico interno das campanhas e performances da empresa, assim como movimentações do segmento de atuação e mesmo da política e economia.
Conte com ferramentas úteis e os relatórios oferecidos por elas para fundamentar seu forecast da área de vendas. Só assim é possível garantir sua efetividade.
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