Relatório de vendas: a importância de entender os números do seu negócio
Se você deseja tomar decisões com mais assertividade e com base em dados concretos para prezar pelo bem-estar financeiro do seu negócio, a solução é clara: comece a elaborar um relatório de vendas!
Essa tarefa pode parecer desafiadora, no entanto, é extremamente necessária. Afinal, além de ser uma forma de medir e monitorar o desempenho da sua empresa, apresenta resultados que agregam valor para os seus clientes.
E convenhamos, com a tecnologia atual, muitas atividades foram automatizadas e o relatório de vendas não fica de fora! É possível contar com a ajudar de ferramentas pensadas exatamente para isso.
Hoje, você vai entender por que é importante fazer um relatório de vendas e conhecer dicas incríveis de como elaborar um para gerenciar melhor o seu empreendimento e decolar no mercado. Vamos lá?
O que é e para que serve um relatório de vendas?
O relatório de vendas é um documento que reúne dados relacionados às vendas de um determinado período para que a empresa possa acompanhar o desempenho das estratégias adotadas em todo processo comercial.
Por meio dele é possível ter o controle sobre a saída de produtos e o lucro que eles trazem. O objetivo é ter bases concretas para avaliar maneiras de vender mais e de forma saudável.
Qual é a importância do relatório de vendas?
Quem é empreendedor sabe que é necessário tomar decisões inteligentes para aumentar os resultados positivos da empresa, não é? Para isso, nada melhor do que ter em mãos as informações sobre tudo o que acontece no negócio.
E esse é o papel do relatório de vendas. Com ele, é possível ter fácil acesso a todos os dados do empreendimento para tomada de decisões sábias e estratégicas.
Além disso, esse documento faz com que as informações permaneçam sempre organizadas, criando um histórico de dados eficiente e conciso.
Relatório de vendas: quais informações colocar?
Antes de criar o relatório de vendas da sua empresa, é necessário separar quais informações serão acompanhadas. Vale ressaltar que não há certo ou errado, tudo depende das metas do seu empreendimento.
Os indicadores variam conforme o ramo de atuação da empresa. Contudo, os principais são os seguintes:
- número de leads – consumidores que demonstram interesse em algum produto ou serviço da sua empresa;
- quantidade de vendas efetuadas, tanto no geral quanto por vendedor, se for o caso;
- ticket médio – valor médio de vendas por cliente;
- taxa de conversão – de todas as pessoas que viram as mercadorias, quantas de fato compraram;
- CAC – Custo de Aquisição por Cliente;
- produtos mais vendidos;
- itens mais pesquisados pelos clientes.
Como se faz um relatório de vendas?
Seja por meio de planilhas para controle de vendas no Excel, por exemplo, ou de um sistema de gestão virtual, sendo a segunda opção a mais aconselhável, existem diversas formas de fazer um relatório de vendas.
Tantas métricas e especificidades podem confundir a cabeça de quem está começando e se você encontrar esse problema, não se aflija.
Conheça os principais passos para fazer um relatório de vendas:
- defina os objetivos do negócio;
- registre somente informações que correspondam aos objetivos estabelecidos;
- escolha quais serão os indicadores utilizados (inclua dados a respeito da quantidade e valor das vendas);
- estabeleça o período em que os dados devem ser coletados.
3 dicas para fazer um relatório de vendas assertivo
Como você viu, não existe uma fórmula mágica para criar um relatório de vendas. Tudo depende dos objetivos do seu negócio e daquilo que é relevante para a sua análise e a sua empresa.
Contudo, existem algumas técnicas que podem ajudar a potencializar o seu relatório. Conheça alguma delas:
Simplifique a linguagem
Para evitar erros e dificuldade de interpretação, um relatório de vendas deve transmitir as informações de forma clara e objetiva. Portanto, preze por utilizar palavras simples e de fácil entendimento.
Padronize os seus relatórios
Para otimizar a coleta e análise de dados, é interessante criar um design padrão para os relatórios de venda do seu negócio.
Desta forma, nenhum membro da equipe perde tempo preenchendo informações desnecessárias, e fica muito mais simples localizar os dados desejados.
Aposte em sistema de gestão comercial
Ao usar um sistema de gestão comercial para coletar os dados do seu empreendimento, você otimiza o trabalho e elimina a necessidade de preencher planilhas de relatório no Excel.
Há diversas opções no mercado, como o app Kyte. Com ele, é possível gerar relatórios e gráficos com estatísticas precisas baseadas nas vendas lançadas, o que permite melhorar a administração comercial e, consequentemente, aumentar as vendas.