Como criar um e-mail marketing de sucesso para seu negócio

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Publicado: 2 de junho de 2022 | Atualizado: 2 de junho de 2022.

Se você trabalha com marketing digital, certamente já ouviu falar em e-mail Marketing: uma ótima opção para manter um bom relacionamento com o seu cliente.

Além de ser uma forma de gerar conteúdo com valor para o público que deseja saber novidades sobre seu produto/serviço, gastando relativamente pouco de maneira fácil e rápida. 

Há alguns anos, essa tática foi considerada uma abordagem muito invasiva, mas utilizando as ferramentas e as boas práticas certas, é uma boa aposta para alavancar o seu negócio.

Sem contar que hoje existem inúmeras ferramentas que podem ser úteis no envio, automatização do processo, mensuração de dados e ajudar a melhorar seus resultados. 

Apostar nessa estratégia vai impactar diretamente na forma como sua empresa é vista pelos seus clientes, uma vez que você ficará mais próximo deles.

Dificilmente será esquecido depois de ter efetuado uma venda. Aproveite esse meio de comunicação direta para aumentar seu faturamento e ainda nutrir seus leads com informações que eles realmente precisam saber.  

Existem muitas formas eficientes de criar um e-mail marketing de sucesso. Esperamos que após este texto, você encontre a resposta que precisa para fazer o modelo que mais se encaixa com as características do seu negócio. 

O que é e-mail marketing?

Mais do que promover sua empresa por meio do compartilhamento de promoções, é uma ótima forma de estreitar seu relacionamento com o cliente. É um canal onde você poderá enviar mensagens segmentadas e customizadas para uma lista específica, que é resultado da sua base de dados. 

E-mail marketing é um texto que pode trazer informações de variadas formas, junto com imagens, HTML, podendo conter produtos, promoções, conteúdos, entre outros.

E sabe o que é melhor? As pessoas aceitam receber essas mensagens da sua parte, pois são elas que disponibilizam um e-mail em sua plataforma. Ou seja, elas permitem essa comunicação. 

Tipos de e-mail marketing e qual usar para cada estratégia 

Normalmente um e-mail marketing deve seguir a sua campanha de marketing digital, mas isso não é uma regra. O passo mais importante é sempre considerar o seu objetivo para desenvolver os conteúdos que deseja comunicar. Abaixo estão alguns formatos que podem ser utilizados. 

Newsletter: se você está iniciando nessa estratégia é por este que você deve começar. Nesse caso, pode ser disparado para toda a sua base de mailings cadastrados, independente da etapa do funil de compra em que se encontram. O objetivo é compartilhar conteúdos variados e que agregam valor àqueles que receberão. 

Ele pode ser utilizado para informar e educar seus clientes, apresentando tudo o que está acontecendo dentro da empresa naquele determinado momento. Além disso, você também não cai no esquecimento das pessoas que fizeram uma aquisição pontual e podem demorar para fazer mais uma compra.  

Sazonal: esse é aquele e-mail que você manda em datas especiais, como Dia das Mães, dos Pais, Natal, entre outros. A principal estratégia aqui é aproximar as pessoas da sua marca, fazendo elas recordarem das suas opções de presentes. Para alcançar resultados positivos, trabalhe com textos curtos, imagens atrativas e chamadas interessantes. 

Promocional: aqui sim você pode aproveitar para promover um produto ou serviço, ou seja, mostrar para o cliente que existem ofertas disponíveis na sua empresa. Mas atenção, isso vai além do preço baixo, você também pode compartilhar um conteúdo gratuito, e-book, condições especiais para compra e afins. 

O objetivo dessa ação é a conversão, então exige cuidado com a etapa do funil em que seus clientes se encontram, não é interessante mandar um e-mail promocional para todo mundo.

Isso porque algumas pessoas podem achar “chato”, resultando até mesmo no cancelamento da inscrição na sua plataforma. Outro ponto importante é fazer uma chamada impactante, para isso, utilize gatilhos mentais. 

Transacionais: sabe aquele e-mail que você recebe ao alterar sua senha? Então, é desse formato que estamos falando. Geralmente eles são programados para serem enviados sempre que alguma ação for realizada. Isso significa que você está prestando apoio ao cliente, é o tipo de mensagem que tem uma alta taxa de abertura, justamente porque as pessoas já estão esperando recebê-lo. 

Passo a passo para construir o meu e-mail marketing

Agora que você já sabe quais são os tipos mais comuns de e-mail marketing, deve estar se perguntando: por onde começar? Por isso, aqui está um rápido passo a passo:

1 – Construa sua lista de contatos

Para isso, você precisa definir uma forma de captação, ou seja, como vai conseguir o e-mail do seu cliente. Algumas opções são: landing pages; pop-ups; cadastro na sua empresa; contato pelo WhatsApp; promoção de campanhas/eventos que necessitem desta informação, e outros.

2 – Definir o objetivo 

Para que sua estratégia alcance o resultado esperado, ela precisa ser planejada, sempre pense o que você pretende alcançar com essa ação. Isso também vai te ajudar a criar um conteúdo interessante que seja agradável para quem irá receber. 

3 – Segmentação 

Isso é importante para que você não seja inconveniente com pessoas da sua lista que não desejam receber conteúdos de promoções, por exemplo.   

4 – Identifique os melhores dias e horários para seu público

Você já deve saber que as pessoas recebem muitos e-mails durante o dia, e para que o seu seja um destaque, é necessário descobrir qual é o período mais efetivo. Portanto faça diversos testes e verifique em que horário seus e-mails são mais lidos.

5 – Utilize gatilhos mentais 

Eles são ótimos aliados quando se trata de tomada de decisões, a forma como você se comunica pode incentivar as pessoas a efetuarem uma compra, por exemplo. Portanto, considere os gatilhos mentais na hora de construir seu conteúdo. 

6 – CTA

É o ponto chave do seu e-mail marketing. Com ela você finaliza a sua ideia e chama seu cliente para a ação, logo, reforça o que ela precisa fazer com aquele informação que está recebendo. 

7 – Tamanho

Não existe regra, porém o seu e-mail deve ser responsivo. Mas de forma geral, para que isso aconteça é comum enviar materiais de 600 a 800 pixels, assim você assegura que seu conteúdo seja visto com qualidade.

Quanto ao assunto, o mais recomendado é que tenha de 20 a 40 caracteres, maior que isso pode ter a leitura prejudicada quando acessados de aparelhos mobile.

Plataformas de e-mail marketing 

A Mailchimp é uma das mais famosas no mercado, além de ser gratuita, possui várias outras funcionalidades, como integração com outras plataformas. Outra opção é o Benchmark E-mail, que disponibiliza templates profissionais, permitindo a criação de formulários, entre outros benefícios. 

Mais uma que pode ser utilizada é a Sendinblue, que possibilita o envio de até 9000 e-mails de forma gratuita mensalmente. E a Thunderbird, além de mandar e-mails de forma gratuita, também permite a administração de várias contas. 

É claro que essas são apenas algumas das opções que existem no mercado e oferecem muitas vantagens além das citadas, orientamos que estude cada uma delas e opte por aquela que melhor atende a sua necessidade. 

Agora você já pode começar a construir e-mail marketing de sucesso

Mas não esqueça, utilize essa estratégia com sabedoria! Suas mensagens não podem se tornar incômodas, elas precisam realmente conter informações que acrescentem valor na vida de seus clientes.   

Esse método pode ser muito eficiente no relacionamento com seus clientes e vai ajudar a manter sua marca próxima deles. Agora basta você implementar o e-mail marketing nas suas estratégias digitais e acompanhar o aumento das suas vendas.