5 dicas para otimizar a sua gestão de laboratório

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de maio de 2022 | Atualizado: 27 de maio de 2022.

A gestão de laboratório é mais complexa do que se pode imaginar. Além dos desafios de gerenciar uma empresa, pensando sobre a parte financeira, há também a gestão dos materiais e dos equipamentos, específica da área, bem como em relação aos fornecedores e à tecnologia aplicada.

Outro ponto que não podemos deixar de lado é o relacionamento com o paciente, afinal, é um atendimento diferente de outros modelos de negócio. Então, separamos aqui 5 dicas para você acertar no gerenciamento da clínica. Quer saber quais são elas? Venha conosco nesta leitura! 

  1. Automatize os processos

A automatização de processos é o primeiro passo para uma gestão de laboratório de sucesso. Qual sistema de gestão de estoque você usa atualmente? Por meio dele, você consegue saber quando precisa fazer o reabastecimento dos equipamentos e também orienta a gestão de compras? Quão estratégico é esse processo?

A partir do processo de automatização, a padronização também ocorre, gerando procedimentos produtivos para o laboratório: tudo ocorre conforme o que foi definido, e, quando algo sai desse escopo, é possível verificar rapidamente para analisar as causas e corrigir o que for necessário. 

  1. Humanize o atendimento

O atendimento humanizado é um dos pilares da gestão da qualidade e excelência. Especialmente na área da saúde, esse termo ganha contornos ainda mais relevantes. Geralmente, em atendimentos médicos de qualquer natureza, o paciente já se encontra em uma situação estressante ou de temor.

Por isso, é fundamental que o atendimento considere que, antes de serem clientes utilizando serviços, se trata de pessoas em momento de vulnerabilidade. Elas precisam de atenção, consideração e, é claro, eficiência no atendimento às suas necessidades. Mesmo usando a tecnologia, o fator humano deve estar no centro do planejamento e das ações.

Treine a sua equipe

Falando nisso, o melhor caminho para garantir o atendimento humanizado e o bom uso dos recursos é, sem dúvida, o treinamento da equipe. Invista tempo e recursos na capacitação do seu time, desde o executivo, fortalecendo métodos de gestão e controle, até o operacional, no uso da tecnologia pela linha de frente e no atendimento aos pacientes. 

  1. Gerencie os documentos

Parte do sucesso do laboratório é sobre fazer uma boa gestão documental. Pedidos, prontuários, resultados, enfim, tudo que for documental deve ser acessível e centralizado para todo o time. 

A recomendação é usar a tecnologia a favor desse processo, fazendo uma gestão de dados e evitando materiais impressos sempre que possível. Isso também vale para o gerenciamento de fornecedores e o controle de finanças, da qual falaremos a seguir! 

  1. Controle as finanças 

Para controlar as finanças, o gestor deve ficar de olho no fluxo de caixa. Ele deve ser atualizado em tempo real — aqui também entra a importância da automatização e padronização dos processos. Cada informação adicionada sobre serviços prestados deve atualizar automaticamente o financeiro.

As finanças estão também diretamente ligadas ao controle de estoque e ao gerenciamento dos equipamentos. Usando um sistema de gestão laboratorial, você conta com os dados reunidos para serem agrupados da forma que você precisar para fazer uma boa análise e gerar informações relevantes para tomar decisões. 

  1. Aproveite o software de gestão 

Todos os pontos da boa gestão laboratorial que trouxemos até aqui podem ser alinhados de maneira produtiva quando você conta com tecnologia para facilitar o dia a dia, evitar desperdícios e excessos, além de manter o time integrado e as informações disponíveis para criação de relatórios. 

Então, não deixe de contar com um software especializado nas demandas específicas da clínica para acertar na gestão de laboratório.

Conteúdo produzido pela equipe da Unilab